biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim Biel, intercoolers são sempre a tábua da salvação de qq motor superalimentado e quanto mais eficiente ele for, mais rendimento esse motor vai apresentar.
Lembrando que nem todos os intercoolers de fábrica são os melhores para um motor superalimentado e nesse caso, um upgrade dele vai trazer com certeza um pouco mais de rendimento, garantido.
Com certeza, o único desafio as vezes é achar um lugar para encaixar o novo.
E só complementando esse assunto quanto aos intercoolers, no caso desse nosso atual jetta TSI, eu substituí o intercooler original e pouco eficiente dele por um outro modelo importado alemão logo após fazer nesse jetta o stage 2 e esse novo intercooler é feito todo de aluminio e de dimensões maiores, mas que ele é feito para encaixar exatamente no lugar do intercooler original sem adaptações.
A curiosa diferença mais notável na estrutura entre eles é que o original tem a colmeia central e os tanques laterais menores do que esse outro intercooler importado e o pior, o material desses tanques laterais do intercooler original são feitos todos de plástico que é comprovadamente um material bem menos eficaz na troca térmica quando comparado ao alumínio de que é todo feito esse novo modelo importado.
Então temos que nas dimensões externas esse novo intercooler é um pouco só mais grosso na sua espessura total e por isso mesmo que ele se encaixa perfeitamente no local do intercooler original sem necessitar de nenhuma adaptação.
Quanto ao ganho em rendimento, é notável a diferença inclusive na menor temperatura do ar da admissão se compararmos o antes e o depois, o que se traduz na prática em um leve melhor desempenho e até numa maior economia de combustível pq com o ar da admissão entrando mais frio, temos com isso um pouco mais de torque produzido e disponível, diminuindo assim a necessidade de se pisar mais o acelerador em busca de mais torque, sendo finalmente esse o objetivo principal de qq bom intercooler seja ele original ou um upgrade dessa peça original.
Lembrando que o intercooler a grosso modo tbm age como um sistema de Cold Air Intake e assim, quanto mais eficaz ele for, melhores serão tbm os resultados em ganhos no rendimento geral desse motor superalimentado.
Inclusive esse nosso jetta TSI tbm está equipado com um eficaz sistema de Cold Air Intake, tendo ainda mantas térmicas de fibra de vidro nas partes mais quentes do turbo e do escape , além do sistema de arrefecimento dele estar com um aditivo importado Mocool da Motul e estou usando tbm um oleo de motor 0W-20 que é um pouco menos viscoso do que o oleo original exatamente para tbm ajudar num leve melhor arrefecimento interno desse motor e todo esse cuidado é sempre visando diminuir ao máximo possível a temperatura normal de funcionamento desse motor, a temperatura interna do compartimento do motor além de se esfriar tbm ao máximo possível , o próprio ar da admissão.
E informando ainda que nesse caso desse nosso jetta, todo esse cuidado citado acima com o calor excessivo para esse motor tem sim seus suficientes motivos técnicos pq ele ganhou nesse stage 2 uns 60 cvs além de uns 11 kgfm de torque a mais do que o seu desempenho original de fábrica o que significa que toda essa mecânica dele com certeza já está produzindo bem mais calor do que no caso de um jetta TSI 2.0 totalmente original.
Obs : E em mecânica automotiva de alta performance, geralmente os ganhos totais em upgrades de desempenho são a soma de cada pouco que se ganha em cada um desses itens acima citados e é assim que se obtém o resultado final em rendimento de todas essas modificações já feitas.
Informando tbm que todas essas modificações relacionadas aos upgrades de stage 2 podem perfeitamente serem feitas em qq modelo de veículo turbo , não importando o tamanho do motor e nem a marca do veículo, mas que no caso de motores turbo flex, obviamente que sempre teremos um melhor rendimento quando usando o etanol e isso sem nenhuma sombra de dúvidas.
E sempre pedindo desculpas por alguns desses meus textos longos mas pq em certos casos, é impossível deixar uma clara explicação sobre mecânica automotiva com poucas palavras pq isso nos rouba a oportunidade de um melhor entendimento sobre esse assunto que é muitas vezes tão vasto e rico em detalhes.