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 Título: HB20 Sedan 1.0 TGDI Platinum com câmbio manual
MensagemEnviado: 03 Jun 2022 11:28 
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Finalmente surgiu há poucos dias atrás uma ótima , interessante e já bem esperada oportunidade de fazer um longo test-drive nessa versão de HB20 que continua a ser a minha preferencia em alguma eventual troca pelo nosso HB20 atual .

E confesso aqui que baseado nas impressões que tive lá no final de 2019 quando experimentei tbm num longo test-drive a nova versão 2020 do hatch diamond plus 1.0 TGDI com o novo câmbio aut. de 6 marchas, que esse test-drive dessa nova versão sedan do HB20 superou sim com boas expectativas , aquela versão anterior hatch de HB20 1.0 TGDI aut..

Acontece que não temos como negar, que qq câmbio manual sempre será um pouco mais eficaz e mais leve do que uma versão aut. sempre considerando veículos iguais e a única excessão a essa regra aqui ainda são os eficazes câmbios automatizados de dupla embreagem , comprovadamente os câmbios que até agora conseguem superar em rendimento e eficiência , todos os demais tipos de câmbios aut. incluindo até os melhores câmbios manuais encontrados atualmente no mercado mundial de automóveis.

Mas com essa nova versão Platinum 1.0 TGDI com o seu excelente câmbio manual de 6 marchas, esse HB20 de fato me surpreendeu com as respostas que ele me mostrou.

É verdade que ele estava abastecido apenas com etanol, o que não deixa de ajudar principalmente em se tratando de uma motorização turbinada, apesar da dona Hyundai do Brasil anunciar falsamente e por óbvias razões de marketing , rendimentos semelhantes dessa sua nova versão desse seu motor 1.0 TGDI quando abastecida tanto com gasolina e tbm com etanol , mas isso comprovadamente, nunca foi e nem será algum dia uma verdade técnica absoluta e digna de ser anunciada publicamente .

Utilizei esse veículo durante uma tarde inteira com uma temperatura amena, rodando tanto no transito urbano e depois o levei obviamente para a rodovia onde açoitei com muita vontade , toda a cavalaria disponível desse pequeno motor turbo flex e para isso deixei tbm propositalmente o A/C desligado durante todo esse test-drive.

E só pelas nítidas impressões deixadas pelas respostas vigorosas e rápidas desse motor em conjunto com o excelente câmbio manual de escalonamento perfeito de todas as suas marchas, confesso aqui que o motor 1.6 Gamma com certeza não vai conseguir oferecer esse mesmo desempenho mesmo se ele for equipado com o mesmo câmbio manual de 6 marchas.

Ainda digno de ser citada aqui é a elasticidade mostrada por esse valente motor 1.0 TGDI a ponto de já na rodovia, ao fazer uma das várias ultrapassagens, estava em 3ª marcha e deixei o conta-giros ir até o limite de 6500 rpms antes de passar rapidamente para a 4ª marcha quando observei o seu velocímetro digital mostrando 143 kms/h, portanto isso não é nada mal para esse pequeno sedan 1.0 turbo flex com esse câmbio manual.

Infelizmente não me foi possível fazer um teste de velocidade máxima dele, pq havia muito movimento de veículos nessa tarde e isso me limitou a experimentar o desempenho dessa versão apenas nas muitas e divertidas ultrapassagens realizadas pelo trajeto desse teste.

E como foram muitas as oportunidades de fazer essas ultrapassagens nesse teste , percebi que sempre eu encontrava a marcha ideal para cada situação e para qq velocidade diferente que o veículo estava, além dos engates sempre suaves e precisos mostrados por esse ótimo câmbio manual, o que me causou toda essa inesperada boa impressão sentida nesse test-drive.

Lembrei ainda que ao sair da CCS Hyundai da minha cidade para realizar esse test-drive, de zerar o consumo médio do comp. de bordo só para ver que média ele me mostraria no final com esse rojão de pé quase sempre embaixo o tempo todo nas muitas solicitações de acelerações plenas :

Foram nada menos de 9,1 kms/l ao retornar na CCS apesar de que conta tbm que esse modelo já estava com 6450 kms rodados nesses percursos de test drive onde ele é quase sempre mais solicitado e portanto , esse motor dele já estava sim mais do que plenamente amaciado.

Agora já posso falar aqui com toda segurança que para quem aprecia uma condução mais esportiva , prazerosa e até divertida, que essa nova versão sedan platinum 1.0 TGDI com esse câmbio manual vai certamente surpreender em rendimento geral , principalmente se ela estiver abastecida somente com etanol.

E uma outra boa novidade que me informaram nesse CCS foi de que agora nesse próximo mes de Julho, a fábrica da Hyundai do Brasil já avisou a toda sua rede de CCS que estará lançando a sua nova linha HB20 2023 com várias novidades importantes.

Inclusive me convidaram para mais esse lançamento assim como já ocorreu com tantos outros e novamente irei fazer mais algum novo test-drive de alguma versão de HB20 mais interessante que for lançada .


Anexos:
Hb20s 3.jpeg
Hb20s 3.jpeg [ 161.5 KiB | Exibido 6574 vezes ]
Hb20s 2.jpeg
Hb20s 2.jpeg [ 141.74 KiB | Exibido 6574 vezes ]
Hb20s 1.jpeg
Hb20s 1.jpeg [ 100.75 KiB | Exibido 6575 vezes ]

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BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

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 Título: Re: HB20 Sedan 1.0 TGDI Platinum com câmbio manual
MensagemEnviado: 03 Jun 2022 15:13 
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ianisgreek escreveu:
Finalmente surgiu há poucos dias atrás uma ótima , interessante e já bem esperada oportunidade de fazer um longo test-drive nessa versão de HB20 que continua a ser a minha preferencia em alguma eventual troca pelo nosso HB20 atual .

E confesso aqui que baseado nas impressões que tive lá no final de 2019 quando experimentei tbm num longo test-drive a nova versão 2020 do hatch diamond plus 1.0 TGDI com o novo câmbio aut. de 6 marchas, que esse test-drive dessa nova versão sedan do HB20 superou sim com boas expectativas , aquela versão anterior hatch de HB20 1.0 TGDI aut..

Acontece que não temos como negar, que qq câmbio manual sempre será um pouco mais eficaz e mais leve do que uma versão aut. sempre considerando veículos iguais e a única excessão a essa regra aqui ainda são os eficazes câmbios automatizados de dupla embreagem , comprovadamente os câmbios que até agora conseguem superar em rendimento e eficiência , todos os demais tipos de câmbios aut. incluindo até os melhores câmbios manuais encontrados atualmente no mercado mundial de automóveis.

Mas com essa nova versão Platinum 1.0 TGDI com o seu excelente câmbio manual de 6 marchas, esse HB20 de fato me surpreendeu com as respostas que ele me mostrou.

É verdade que ele estava abastecido apenas com etanol, o que não deixa de ajudar principalmente em se tratando de uma motorização turbinada, apesar da dona Hyundai do Brasil anunciar falsamente e por óbvias razões de marketing , rendimentos semelhantes dessa sua nova versão desse seu motor 1.0 TGDI quando abastecida tanto com gasolina e tbm com etanol , mas isso comprovadamente, nunca foi e nem será algum dia uma verdade técnica absoluta e digna de ser anunciada publicamente .

Utilizei esse veículo durante uma tarde inteira com uma temperatura amena, rodando tanto no transito urbano e depois o levei obviamente para a rodovia onde açoitei com muita vontade , toda a cavalaria disponível desse pequeno motor turbo flex e para isso deixei tbm propositalmente o A/C desligado durante todo esse test-drive.

E só pelas nítidas impressões deixadas pelas respostas vigorosas e rápidas desse motor em conjunto com o excelente câmbio manual de escalonamento perfeito de todas as suas marchas, confesso aqui que o motor 1.6 Gamma com certeza não vai conseguir oferecer esse mesmo desempenho mesmo se ele for equipado com o mesmo câmbio manual de 6 marchas.

Ainda digno de ser citada aqui é a elasticidade mostrada por esse valente motor 1.0 TGDI a ponto de já na rodovia, ao fazer uma das várias ultrapassagens, estava em 3ª marcha e deixei o conta-giros ir até o limite de 6500 rpms antes de passar rapidamente para a 4ª marcha quando observei o seu velocímetro digital mostrando 143 kms/h, portanto isso não é nada mal para esse pequeno sedan 1.0 turbo flex com esse câmbio manual.

Infelizmente não me foi possível fazer um teste de velocidade máxima dele, pq havia muito movimento de veículos nessa tarde e isso me limitou a experimentar o desempenho dessa versão apenas nas muitas e divertidas ultrapassagens realizadas pelo trajeto desse teste.

E como foram muitas as oportunidades de fazer essas ultrapassagens nesse teste , percebi que sempre eu encontrava a marcha ideal para cada situação e para qq velocidade diferente que o veículo estava, além dos engates sempre suaves e precisos mostrados por esse ótimo câmbio manual, o que me causou toda essa inesperada boa impressão sentida nesse test-drive.

Lembrei ainda que ao sair da CCS Hyundai da minha cidade para realizar esse test-drive, de zerar o consumo médio do comp. de bordo só para ver que média ele me mostraria no final com esse rojão de pé quase sempre embaixo o tempo todo nas muitas solicitações de acelerações plenas :

Foram nada menos de 9,1 kms/l ao retornar na CCS apesar de que conta tbm que esse modelo já estava com 6450 kms rodados nesses percursos de test drive onde ele é quase sempre mais solicitado e portanto , esse motor dele já estava sim mais do que plenamente amaciado.

Agora já posso falar aqui com toda segurança que para quem aprecia uma condução mais esportiva , prazerosa e até divertida, que essa nova versão sedan platinum 1.0 TGDI com esse câmbio manual vai certamente surpreender em rendimento geral , principalmente se ela estiver abastecida somente com etanol.

E uma outra boa novidade que me informaram nesse CCS foi de que agora nesse próximo mes de Julho, a fábrica da Hyundai do Brasil já avisou a toda sua rede de CCS que estará lançando a sua nova linha HB20 2023 com várias novidades importantes.

Inclusive me convidaram para mais esse lançamento assim como já ocorreu com tantos outros e novamente irei fazer mais algum novo test-drive de alguma versão de HB20 mais interessante que for lançada .
Muito bom, sentiu falta de alguma coisa do 1.6? Depois voltando ao seu 1.6, sentiu falta de algo do 1.0T?

Eu acho esse sedã da nova geração muito bonito, até gosto da dianteira agora que não tem mais o cromado. O Sedã é lindo, o hatch só que ficou estranho atrás.


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 Título: Re: HB20 Sedan 1.0 TGDI Platinum com câmbio manual
MensagemEnviado: 03 Jun 2022 16:58 
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Então Biel, fui até a CCS Hyundai com o nosso HB20 1.6 que ficou lá estacionado enquanto eu chicoteava o sedan 1.0 TGDI.

Com certeza que ao voltar à direção do HB20 1.6, senti sim, aquela acordada do turbo em cada marcha, já que na prática, esse novo motor 1.0 TGDI com etanol deixou bem claro que ele acorda bem cedo desde as baixas rotações parecido com o 1.6 Gamma mas ele sobe de rotação com uma maior facilidade do que o que ocorre com o motor Gamma 1.6 !!!

Por isso que eu tbm tenho uma plena convicção de que se eu encontrar um HB20 sedan TGDI igual a esse manual já dessa versão platinum e se ele estiver com etanol no tanque e conduzido por algum bom motorista mais decidido a uma brincadeira contra esse nosso HB20 1.6 numa rodovia mais desimpedida e num horário mais tranquilo, posso apostar que muito dificilmente eu teria condições mecânicas de ultrapassa-lo.

Esqueci de comentar que na 6ª marcha, esse HB20 sedan 1.0 TGDI desliza muito suavemente e com afiadas respostas desde as 1750 rpms quando ele marca exatamente 80 kms/h nessa rotação no seu velocímetro digital, se mostrando uma delicia para se viajar com ele e ainda fazendo uma baita economia com etanol.

Isso se traduz na prática em viajar numa velocidade de cruzeiro entre 110 kms/h a 120 kms/h com o seu motor girando a apenas umas 2400 rpms a 2600 rpms no mais absoluto silêncio interno além da economia de combustível e da pronta disposição do seu amplo torque já nessa rotação que o permite realizar ultrapassagens sem nem mesmo precisar voltar para a sua 5ª marcha.

Deu até aquela clara impressão de se estar conduzindo um modelo de veículo de uma categoria superior a dele.

Pq essa foi exatamente a nítida impressão que ele me deixou após esse interessante e surpreendente test-drive.

Lembrando ainda que todos os HB20, não importa a sua motorização, já saem de fábrica com um limitador eletrônico de velocidade máxima permitida até os 197 kms/h indicados no seu painel e que somente poderá ser removido após fazer um bom remap em sua ECU.

Imaginem agora um bicho desses recebendo um upgrade de stage 2 logo após ele já estar bem amaciado e sempre abastecido com etanol além de se instalar um novo jogo de rodas aro 15 com as talas de largura um pouco mais largas do que essas originais !!!

Seria certamente uma baita de uma diversão garantida daquelas o tempo todo, seja no transito ou melhor ainda em rodovias.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

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 Título: Re: HB20 Sedan 1.0 TGDI Platinum com câmbio manual
MensagemEnviado: 03 Jun 2022 18:35 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, fui até a CCS Hyundai com o nosso HB20 1.6 que ficou lá estacionado enquanto eu chicoteava o sedan 1.0 TGDI.

Com certeza que ao voltar à direção do HB20 1.6, senti sim, aquela acordada do turbo em cada marcha, já que na prática, esse novo motor 1.0 TGDI com etanol deixou bem claro que ele acorda bem cedo desde as baixas rotações parecido com o 1.6 Gamma mas ele sobe de rotação com uma maior facilidade do que o que ocorre com o motor Gamma 1.6 !!!

Por isso que eu tbm tenho uma plena convicção de que se eu encontrar um HB20 sedan TGDI igual a esse manual já dessa versão platinum e se ele estiver com etanol no tanque e conduzido por algum bom motorista mais decidido a uma brincadeira contra esse nosso HB20 1.6 numa rodovia mais desimpedida e num horário mais tranquilo, posso apostar que muito dificilmente eu teria condições mecânicas de ultrapassa-lo.

Esqueci de comentar que na 6ª marcha, esse HB20 sedan 1.0 TGDI desliza muito suavemente e com afiadas respostas desde as 1750 rpms quando ele marca exatamente 80 kms/h nessa rotação no seu velocímetro digital, se mostrando uma delicia para se viajar com ele e ainda fazendo uma baita economia com etanol.

Isso se traduz na prática em viajar numa velocidade de cruzeiro entre 110 kms/h a 120 kms/h com o seu motor girando a apenas umas 2400 rpms a 2600 rpms no mais absoluto silêncio interno além da economia de combustível e da pronta disposição do seu amplo torque já nessa rotação que o permite realizar ultrapassagens sem nem mesmo precisar voltar para a sua 5ª marcha.

Deu até aquela clara impressão de se estar conduzindo um modelo de veículo de uma categoria superior a dele.

Pq essa foi exatamente a nítida impressão que ele me deixou após esse interessante e surpreendente test-drive.

Lembrando ainda que todos os HB20, não importa a sua motorização, já saem de fábrica com um limitador eletrônico de velocidade máxima permitida até os 197 kms/h indicados no seu painel e que somente poderá ser removido após fazer um bom remap em sua ECU.

Imaginem agora um bicho desses recebendo um upgrade de stage 2 logo após ele já estar bem amaciado e sempre abastecido com etanol além de se instalar um novo jogo de rodas aro 15 com as talas de largura um pouco mais largas do que essas originais !!!

Seria certamente uma baita de uma diversão garantida daquelas o tempo todo, seja no transito ou melhor ainda em rodovias.

Muito boa a evolução, o torque a menos de 2000 rpm é simplesmente inigualável difícil competir


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 Título: Re: HB20 Sedan 1.0 TGDI Platinum com câmbio manual
MensagemEnviado: 04 Jun 2022 02:31 
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E exatamente isso mesmo que ocorre, ou seja , o motor 1.6 Gamma flex , mesmo se ele for abastecido apenas com etanol, somente fornece todo o seu torque pleno de 16,5 kgfm lá em cima a partir das 4500 rpms, enquanto que no caso desse novo motor 1.0 TGDI flex com esse mesmo combustível vegetal, ele já é capaz de fornecer todo o seu torque pleno de 17,5 kgfm desde as 1500 rpms para cima.

Isso significa sentir no acelerador de qq HB20 1.0 TGDI flex , uma sensação bem maior de força para enfrentar qq subida rindo, enquanto que os pobres dos demais motores aspirados de 1.5 até 1.8 teriam de ser bem mais esgoelados para tentar obter um rendimento apenas semelhante , mas consumindo bem mais combustível do que o pequeno porém eficaz motor turbo flex de 3 cilindros e com apenas 1000 cilindradas ...

Obs : Mas saibam pq até já foi comprovado em ensaios de dinamômetros que tanto esse atual motor Gamma 1.6 flex aspirado e tbm esse novo motor kappa 1.0 TGDI flex , fornecem na realidade um pouco mais de torque e de potência maxima do que aqueles já conhecidos valores anunciados oficialmente pela Hyundai do Brasil, assim como tbm esse fato se repete igualmente com todos os novos motores turbo flex ou não da dupla VW/Audi .

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