felipe89 escreveu:
Ola estou com dúvida em relação ao intervalo de tempo de troca do óleo, utilizei o Shell Helix HX8 5W‑30 (API SP / ILSAC GF‑6A), troco a cada 6 meses ou 1 ano?
quase não uso em condições severas.
Tenho HB20 Vision 2022 1.0 Turbo aut.

Seja bem vindo ao clube !
E até onde eu sei e já li nos manuais dos novos HB20 1.0 TGDI de 2020 em diante sobre os oleos lubrificantes atuais utilizados e recomendados pela Hyundai do Brasil para essa nova geração , ou seja, todos os modelos e versões de HB20 com o novo motor 1.0 turbo flex com injeção direta e sejam eles com os câmbios manuais ou os com câmbio aut. que o oleo correto para o motor deles é o 0W-20 API-SP e ILSAC GF 6A e não esse oleo mostrado aqui.
Então nesse seu caso , a viscosidade desse oleo mostrado aqui está errada, ou seja, esse oleo é de fato um pouco mais pesado e mais viscoso do que o recomendado pela Hyundai do Brasil para esse seu HB20 assim como ele está equipado de fábrica que seriam os oleos 0W-20 e não esse oleo 5W-30.
Mas que tbm é verdade que esse oleo 5W-30 mostrado aqui serve para todos os HB20 desde 2013 até 2018 não importando qual seja o tipo de motor dele.
Já quanto ao período de troca desse oleo, por ele ser um motor turbo flex, é recomendado preferencialmente que o oleo seja trocado sempre a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses, já que a grande maioria desses HB20 rodam basicamente em condições severas de utilização, como a maior parte do tempo em transito urbano.
Mas se for o caso de um HB20 que seja mais utilizado basicamente em rodovias e bem menos em transito urbano, pode-se adotar com segurança o intervalo de até 10 mil kms ou a cada 6 meses, prevalecendo a condição que ocorrer primeiro.
Já esse intervalo de 1 ano , eu nunca o recomendaria a ninguém aqui pq acredito que oleo nenhum desse mundo suporta ficar dentro de qq motor desse mundo por 365 dias e ainda manter todas as suas propriedades protetoras e mantendo esse motor livre dos desgastes precoces.
Inclusive ninguém da minha família e nem os meus amigos mais próximos que tem veículos flex dessa mais nova geração de 2016 em diante ousam deixar quaisquer oleos por mais TOP das galáxias que eles sejam sem a devida troca por um período de tempo tão longo como seria esse caso de 1 ano !!!
Afinal, a sabedoria popular nos ensina que sempre foi melhor e mais barato prevenir do que remediar ...