| Hyundai HB20 Clube https://hb20clube.com.br/ |
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| Dúvida intervalo troca de óleo https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=7&t=19187 |
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| Autor: | felipe89 [ 16 Jul 2025 17:40 ] |
| Título: | Dúvida intervalo troca de óleo |
Ola estou com dúvida em relação ao intervalo de tempo de troca do óleo, utilizei o Shell Helix HX8 5W‑30 (API SP / ILSAC GF‑6A), troco a cada 6 meses ou 1 ano? quase não uso em condições severas. Tenho HB20 Vision 2022 1.0 Turbo aut.
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| Autor: | ianisgreek [ 16 Jul 2025 20:15 ] |
| Título: | Re: Dúvida intevalo troca de óleo |
felipe89 escreveu: Ola estou com dúvida em relação ao intervalo de tempo de troca do óleo, utilizei o Shell Helix HX8 5W‑30 (API SP / ILSAC GF‑6A), troco a cada 6 meses ou 1 ano? quase não uso em condições severas. Tenho HB20 Vision 2022 1.0 Turbo aut. ![]() Seja bem vindo ao clube ! E até onde eu sei e já li nos manuais dos novos HB20 1.0 TGDI de 2020 em diante sobre os oleos lubrificantes atuais utilizados e recomendados pela Hyundai do Brasil para essa nova geração , ou seja, todos os modelos e versões de HB20 com o novo motor 1.0 turbo flex com injeção direta e sejam eles com os câmbios manuais ou os com câmbio aut. que o oleo correto para o motor deles é o 0W-20 API-SP e ILSAC GF 6A e não esse oleo mostrado aqui. Então nesse seu caso , a viscosidade desse oleo mostrado aqui está errada, ou seja, esse oleo é de fato um pouco mais pesado e mais viscoso do que o recomendado pela Hyundai do Brasil para esse seu HB20 assim como ele está equipado de fábrica que seriam os oleos 0W-20 e não esse oleo 5W-30. Mas que tbm é verdade que esse oleo 5W-30 mostrado aqui serve para todos os HB20 desde 2013 até 2018 não importando qual seja o tipo de motor dele. Já quanto ao período de troca desse oleo, por ele ser um motor turbo flex, é recomendado preferencialmente que o oleo seja trocado sempre a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses, já que a grande maioria desses HB20 rodam basicamente em condições severas de utilização, como a maior parte do tempo em transito urbano. Mas se for o caso de um HB20 que seja mais utilizado basicamente em rodovias e bem menos em transito urbano, pode-se adotar com segurança o intervalo de até 10 mil kms ou a cada 6 meses, prevalecendo a condição que ocorrer primeiro. Já esse intervalo de 1 ano , eu nunca o recomendaria a ninguém aqui pq acredito que oleo nenhum desse mundo suporta ficar dentro de qq motor desse mundo por 365 dias e ainda manter todas as suas propriedades protetoras e mantendo esse motor livre dos desgastes precoces. Inclusive ninguém da minha família e nem os meus amigos mais próximos que tem veículos flex dessa mais nova geração de 2016 em diante ousam deixar quaisquer oleos por mais TOP das galáxias que eles sejam sem a devida troca por um período de tempo tão longo como seria esse caso de 1 ano !!! Afinal, a sabedoria popular nos ensina que sempre foi melhor e mais barato prevenir do que remediar ... |
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| Autor: | felipe89 [ 18 Jul 2025 23:07 ] |
| Título: | Re: Dúvida intevalo troca de óleo |
ianisgreek escreveu: felipe89 escreveu: Ola estou com dúvida em relação ao intervalo de tempo de troca do óleo, utilizei o Shell Helix HX8 5W‑30 (API SP / ILSAC GF‑6A), troco a cada 6 meses ou 1 ano? quase não uso em condições severas. Tenho HB20 Vision 2022 1.0 Turbo aut. ![]() Seja bem vindo ao clube ! E até onde eu sei e já li nos manuais dos novos HB20 1.0 TGDI de 2020 em diante sobre os oleos lubrificantes atuais utilizados e recomendados pela Hyundai do Brasil para essa nova geração , ou seja, todos os modelos e versões de HB20 com o novo motor 1.0 turbo flex com injeção direta e sejam eles com os câmbios manuais ou os com câmbio aut. que o oleo correto para o motor deles é o 0W-20 API-SP e ILSAC GF 6A e não esse oleo mostrado aqui. Então nesse seu caso , a viscosidade desse oleo mostrado aqui está errada, ou seja, esse oleo é de fato um pouco mais pesado e mais viscoso do que o recomendado pela Hyundai do Brasil para esse seu HB20 assim como ele está equipado de fábrica que seriam os oleos 0W-20 e não esse oleo 5W-30. Mas que tbm é verdade que esse oleo 5W-30 mostrado aqui serve para todos os HB20 desde 2013 até 2018 não importando qual seja o tipo de motor dele. Já quanto ao período de troca desse oleo, por ele ser um motor turbo flex, é recomendado preferencialmente que o oleo seja trocado sempre a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses, já que a grande maioria desses HB20 rodam basicamente em condições severas de utilização, como a maior parte do tempo em transito urbano. Mas se for o caso de um HB20 que seja mais utilizado basicamente em rodovias e bem menos em transito urbano, pode-se adotar com segurança o intervalo de até 10 mil kms ou a cada 6 meses, prevalecendo a condição que ocorrer primeiro. Já esse intervalo de 1 ano , eu nunca o recomendaria a ninguém aqui pq acredito que oleo nenhum desse mundo suporta ficar dentro de qq motor desse mundo por 365 dias e ainda manter todas as suas propriedades protetoras e mantendo esse motor livre dos desgastes precoces. Inclusive ninguém da minha família e nem os meus amigos mais próximos que tem veículos flex dessa mais nova geração de 2016 em diante ousam deixar quaisquer oleos por mais TOP das galáxias que eles sejam sem a devida troca por um período de tempo tão longo como seria esse caso de 1 ano !!! Afinal, a sabedoria popular nos ensina que sempre foi melhor e mais barato prevenir do que remediar ... Muito obrigado pelas recomendações amigo, mas ja havia feito a troca do óleo antes de ler o que voce havia escrito, e no lugar que troquei o óleo colocaram este da imagem, e agora? Ele já estava rodando com óleo 5W-30 quando comprei. |
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| Autor: | felipe89 [ 18 Jul 2025 23:21 ] |
| Título: | Re: Dúvida intervalo troca de óleo |
eu encontrei essas especificações neste site: https://www.fastoleo.com.br/hyundai/qua ... LECFzDiz-Z HB20 1.0 12V 80CV FLEX MOTOR 3 CIL 2012 ATÉ 2024 : utiliza 2,9 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; HB20 1.0 12V TURBO 105CV FLEX MOTOR 3 CIL (2016 ATÉ 2019): utiliza 3,6 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; HB20 1.0 12V TURBO TGDI 120CV FLEX MOTOR 3 CIL (2019 ATÉ 2023): utiliza 2,9 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; HB20S 1.0 12V 80CV FLEX ASPIRADO MOTOR 3 CIL (2020 ATÉ 2025): utiliza 2,9 litros, óleo: SAE 0W30 ou 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5/B5; HB20 1.6 16V 128CV FLEX (2012 ATÉ 2019): utiliza 3,6 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; HB20X 1.6 16V 130CV FLEX (2020 ATÉ 2024): utiliza 3,6 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; o meu é o HB20 1.0 12V TURBO TGDI |
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| Autor: | ianisgreek [ 19 Jul 2025 12:06 ] |
| Título: | Re: Dúvida intervalo troca de óleo |
felipe89 escreveu: eu encontrei essas especificações neste site: https://www.fastoleo.com.br/hyundai/qua ... LECFzDiz-Z HB20 1.0 12V 80CV FLEX MOTOR 3 CIL 2012 ATÉ 2024 : utiliza 2,9 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; HB20 1.0 12V TURBO 105CV FLEX MOTOR 3 CIL (2016 ATÉ 2019): utiliza 3,6 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; HB20 1.0 12V TURBO TGDI 120CV FLEX MOTOR 3 CIL (2019 ATÉ 2023): utiliza 2,9 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; HB20S 1.0 12V 80CV FLEX ASPIRADO MOTOR 3 CIL (2020 ATÉ 2025): utiliza 2,9 litros, óleo: SAE 0W30 ou 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5/B5; HB20 1.6 16V 128CV FLEX (2012 ATÉ 2019): utiliza 3,6 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; HB20X 1.6 16V 130CV FLEX (2020 ATÉ 2024): utiliza 3,6 litros, óleo: SAE 5W30 API SN ou superior - Especificação ACEA A5; o meu é o HB20 1.0 12V TURBO TGDI Para o motor 1.0 turbo TGDI fabricado a partir de 2019 os manuais da Hyundai recomendam os novos oleos 0W-20 e API - SP que são oleos superiores em qualidade e possuem uma melhor aditivação e portanto, protegem muito mais o motor contra os desgastes do que esse oleo mais antigo 5W-30 e API - SN. Pelo menos o meu irmão que tem um HB20 1.0 TGDI automático 2023 comprado zero KM, ele sempre utilizou nele desde a sua primeira troca de oleo e do filtro somente esse oleo 0W-20 nele e o motor dele está perfeito até agora e ele já rodou nele quase 35 mil kms. E só para deixar aqui um outro exemplo para vc, até o nosso pioneiro HB20 1.6 2013 com câmbio manual que foi comprado por mim zero km , ele começou a utilizar esse oleo mais antigo 5W-30 e API - SN mas logo que foi lançado aqui no nosso mercado esse novo oleo 0W-20 e API - SP , passei a utilizar justamente esse oleo nele e o motor dele está funcionando até um pouco melhor e mais solto do que com esse antigo oleo 5W-30. A vantagem prática desse oleo 0W-20 comparado com esse oleo 5W-30 é que ele é um pouco menos viscoso ou seja, ele é um pouco mais leve e mais fino e por isso, ele circula mais rapidamente por todo o motor desde as partidas a frio além dele permitir ao motor de funcionar um pouco mais livre, o que resulta tbm em um leve melhor desempenho e ainda, proporciona uma leve maior economia de combustível. |
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| Autor: | ianisgreek [ 15 Set 2025 14:25 ] |
| Título: | Re: Dúvida intervalo troca de óleo |
E retornando a esse tópico porque para todos aqueles que ainda não sabem , é de uma gigantesca importância cuidar sempre da qualidade do oleo que está lá dentro do motor dos nossos veículos. E quando falo aqui dessa importância, é justamente pq é o motor que move e traciona quaisquer veículos por isso que de nada vai adiantar ficar cuidando apenas da aparência desses veículos e deixando para um segundo ou terceiro plano de importância as trocas de oleo e de filtro desses motores. E saibam ainda que quem conduz os seus veículos basicamente no transito urbano e quase nunca faz alguma viagem mesmo as mais curtas , estará sempre contaminando bem mais o oleo do motor assim como um oleo contaminado significa um oleo que já não tem mais a sua total capacidade e eficiência em proteger nenhum motor contra os desgastes precoces e as carbonizações internas e com isso só vai acumulando a cada dia todas aquelas borras negras dentro desses motores além de haver desgastes precoces nesse motor. Por isso que existe aquela regra básica de se trocar o oleo e o filtro de todos os motores sempre a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses. Ou seja, quem roda pouco e não consegue atingir essa marca desses 5 mil kms em 6 meses, deve sim obrigatoriamente fazer a troca do oleo e do filtro do motor do seu veículo nesse prazo a cada 6 meses para o bem da boa saúde e para obter assim uma máxima durabilidade desses motores. Mas já para os casos de quem trabalha basicamente viajando quase que diariamente com o seu veículo, poderá espaçar essas trocas de oleo e desse filtro para até 10 mil kms ou em um intervalo de 1 ano sem ocorrer nenhum problema de contaminações precoces desse oleo. E quanto as recomendações dos fabricantes sobre as viscosidades dos oleos que poderão ser utilizados nessas trocas, aqui existe uma regra de ouro para se utilizar sempre a viscosidade menor e mais baixa possível mas NUNCA os oleos mais viscosos por alguns motivos técnicos que seguem abaixo : Um oleo do tipo 0W-20 por exemplo que é dos menos viscosos, vai lubrificar e proteger bem melhor quaisquer motores dessa mais recente geração quando eles ainda estiverem novos e com todas as suas folgas internas ainda nos seus mínimos valores do que todos os demais oleos mais pesados e viscosos como os oleos 0W-30 , 0W-40 , 5W-20, 5W-30 , 5W-40 , 10W-30 , 10W-40 , 15W-40 e por ai vão todos os demais oleos cada vez mais pesados e mais grossos, ou seja, todos esses oleos mais viscosos e proibidos de serem usados em motores mais novos. E os motivos técnicos para essa proibição são mais do que óbvios : É bem fácil de se entender que em folgas mínimas de 2 a 4 centésimos de milimetro que a grosso modo seria o mesmo que quase a mesma espessura de um fio de cabelo mais fino e assim, um oleo mais fino vai alcançar e penetrar bem mais rápido nessas folgas minúsculas do que um outro oleo um pouco mais grosso ou mais viscoso. Então vamos imaginar que as peças internas de um motor novo estão separadas uma das outras por essas insignificantes folgas e assim já fica bem lógico entender que o oleo tem de ser o mais fino e menos viscoso possível para lubrificar com eficiência e uma maior rapidez todas essas folgas minúsculas , para assim não haver riscos de desgastes precoces entre todas essas peças de um motor. E ainda temos um importante agravante nesse assunto de lubrificação interna dos motores : Na primeira partida do dia, quando o oleo e o motor inteiro ainda estão frios e todo o oleo que estava espalhado pelo interior dos motores já retornou todo para o cárter e que agora tbm está na temperatura ambiente além de todas essas citadas folgas entre todas essas peças estarão ainda nos seus mínimos valores, o que significa que assim que se der a partida nesse motor, instantaneamente a bomba de oleo vai sugar o oleo do fundo do cárter e bombea-lo imediatamente e em alta pressão por todo o interior desse motor, incluindo as várias canalizações de oleo que existe em todos os motores. Pois é nesse exato e absoluto instante que ocorrem sempre todos os maiores e principais desgastes precoces que lógico são mínimos mas que são cumulativos, ou seja, que a cada dia e a cada nova partida a frio, mais desgastes vão se somando e esses desgastes são irreversíveis , ou seja, eles nunca mais voltam atrás a não ser se vc comprar um outro motor completo zero KM e instalar no seu veículo e assim se inicia sempre um novo ciclo. Então vamos imaginar esse pobre motor novo sendo lubrificado por um oleo mais grosso que quando frio será ainda um pouco mais grosso ou mais viscoso, é lógico que ele vai demorar algumas frações de segundo a mais para atingir todos esses pontos internos de lubrificação inclusive até os mais longe do cárter que seria o cabeçote dos motores do que se esse motor estiver com um oleo mais fino ou menos viscoso. E esse motor nesse seu momento crítico de partida a frio, infelizmente vai girar de imediato e momentaneamente sem uma película de oleo suficiente para proteger contra os atritos diretos de metais contra metais e portanto, sem nenhuma chance de avisar antes ao oleo de que ele deve atingir naquele exato instante todos esses pontos e até os mais distantes a serem lubrificados no mais breve e curto espaço de tempo possível e que quanto mais viscoso ou mais grosso for esse oleo, tanto pior e mais demorado será para esse oleo alcançar e atingir todos esses pontos críticos a serem lubrificados e assim mais prejudicial esse oleo mais viscoso será para uma boa saúde e uma máxima vida útil desse motor. Lembrando ainda que quanto menos viscoso forem quaisquer oleos para motor, tanto mais rápido eles vão circular pelo interior dos motores e isso não só ajuda numa melhor lubrificação geral mas até numa melhor refrigeração desses motores além do fato de que um oleo mais leve tbm opõe uma menor resistência a livre movimentação de todas as peças internas dos motores, ou seja, oleos menos viscosos permitem aos motores de funcionarem um pouco mais livremente do que ocorre com os demais oleos mais viscosos. Por isso que para todos os atuais veículos da nossa familia, os seus motores são sempre lubrificados pelo oleo mais fino possível, que seria justamente esse oleo acima citado 0W-20 pq assim , poderemos proporcionar uma máxima saúde e uma longa durabilidade para cada um desses motores. E pela ordem de maior quilometragem está o nosso atual Creta 2.0 2018 com 127 mil kms, seguido do nosso HB20 1.6 2013 com 126 mil kms a em seguida o nosso Jetta 2013 atualmente com quase 101 mil kms rodados e todos eles com os seus respectivos motores sempre lubrificados com esse citado oleo 0W-20 e todos eles nunca apresentaram até agora nenhum consumo anormal de oleo ou alguma emissão de fumaças azulada pelos seus escapes e muito menos a luz vermelha da pressão de oleo permanece acesa durante o funcionamento desses motores. E uma outra dica técnica muito importante para saber se a lubrificação de quaisquer motores novos está sendo 100% eficiente, basta verificar no painel desse veículo se aquela luz vermelha de pressão do oleo se apaga tão logo o motor começa a funcionar desde a sua partida a frio. Essa é a prova mais real de que se essa luz vermelha se apagou assim que um motor entrou em funcionamento, quer dizer que temos então uma pressão de oleo ideal e normalizada além de uma quantidade de oleo suficiente para haver uma lubrificação geral eficaz desse motor. Obs : Mas ainda existem excessões a essa regra aqui citada quanto aos motores da familia Chevrolet Onix e Tracker 1.0 e 1.2 e os descontinuados veículos da familia Ford Ka e Ecosport 1.0 e 1.5 cujos motores só podem ser lubrificados por oleos especificos devido a lubrificação especifica exigida pelas suas correias dentadas. |
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| Autor: | ianisgreek [ 26 Set 2025 22:33 ] |
| Título: | Re: Dúvida intervalo troca de óleo |
E ontem a noite foi mais um daqueles interessantes encontros com vários amigos onde sempre levantamos um novo assunto sobre veículos. E dessa vez falamos da importância das trocas de oleo e do seu respectivo filtro. E foi onde comentei que só para um melhor entendimento, que não existe com certeza um oleo comercial para motores automotivos e mesmo para aqueles oleos 100% sintéticos e o mais top quality da Nasa que seja assim disparado melhor em eficiência do que todos os demais oleos se ainda forem considerados nesse comparativo que todos esses oleos tenham a mesma viscosidade e classificação geral. O que sempre podemos ver é aquela disputa infundada e somente de marketing mas sem nenhuma prova real e concreta de que alguma determinada marca e tipo de oleo poderá de fato proteger melhor um determinado motor do que um outro oleo concorrente direto e de mesma classificação. E sendo assim, comentei com todos os demais amigos e colegas daquele encontro que o melhor e mais garantido para se proteger quaisquer tipos de motores automotivos contra os desgastes precoces é sem nenhuma sombra de dúvidas, de se respeitar SEMPRE aquela regra básica dos 5 mil kms ou o intervalo de 6 meses, para assim se fazer as trocas de oleo e do filtro de todos os motores desses veículos, doa a quem doer e azar se o manual dos fabricantes recomendar as tais trocas a cada 10 mil kms ou a cada 1 ano pq para se fazer as trocas nesses intervalos, somente se o veículo for utilizado basicamente em rodovias onde os motores funcionem por pelo menos 1 hora ou mais sem interrupções e em rotações médias e nunca em transito urbano, por curtos períodos e distâncias e ainda em baixas rotações. E se por um acaso ocorrer aquela necessidade de se fazer alguma viagem imediata mais longa e se perceber que a troca do oleo e do filtro do motor estiver quase vencendo, EVITAR a todo custo iniciar assim mesmo essa viagem com esse oleo velho e desgastado e tbm o seu filtro já bem sujo. E esse pobre motor muito vai agradecer por essa brilhante e inteligente atitude , porque vcs não imaginam o quanto de desgaste poderá sofrer esse motor em uma viagem mais longa assim digamos de uns 200 kms ou mais onde ele vai funcionar por um período mais prolongado em rotações médias e tbm nas mais altas e ainda sendo lubrificado por um oleo que já está desgastado e que mais se parece a uma graxa grossa , imunda , escura e contaminada de restos de combustíveis e que já vai estar bem mais espessa justamente devido a essa contaminação dele por já ter lubrificado e protegido bastante esse motor e agora já no final dessa sua vida útil, ele ainda teria essa importante , nobre e ingrata responsabilidade de proteger esse motor numa eventual viagem contra todos os desgastes a que ele estará sujeito e que ele será sim submetido com toda a certeza com esse oleo já vencido. Pois saibam que todos esses desgastes aqui citados prejudicam primeiramente e afetam diretamente a famosa e importante compressão total desse motor. E a compressão de quaisquer motores é toda a vitalidade que ele poderá oferecer, tanto para proporcionar um máximo desempenho e ainda, para oferecer um mínimo consumo médio tanto de combustível e tbm do próprio oleo lubrificante desse pobre motor. E essa compressão nada mais é do que a soma de toda a compressão represada dentro de cada cilindro de quaisquer motores, ou seja, são os gases formados pela soma total do ar aspirado por esse motor e muitas vezes junto com a mistura do combustível já vaporizado a depender do tipo de injeção direta ou indireta ou seja, a injeção multiponto que esse motor estiver equipado. Sabemos tbm que gases quentes e ainda muito bem comprimidos tem uma baita, enorme facilidade para escaparem pela mínima fresta ou caminho minúsculo que eles encontrarem e nesse exato e importante momento é que um motor que sempre funciona com o seu oleo lubrificante sempre em dia , vai conservar todas as suas folgas internas entre todas as suas peças nos seus mínimos valores justamente pq esse oleo novo e em dia não vai permitir esses perigosos e nocivos desgastes precoces que vão assim permitir essas folgas de irem progressivamente aumentando e com isso facilitando essa citada fuga cada vez maior dessa compressão por essas folgas cada vez maiores entre todas as peças internas desse motor. E com isso , infelizmente vai para o ralo toda a vitalidade desse pobre motor que agora não poderá mais recuperar toda essa sua citada compressão perdida já que ocorreram desgastes maiores em suas peças a menos que esse motor seja totalmente recondicionado ou retificado ou mesmo se ele for substituído por um outro motor completo e novinho de fábrica. Espero que agora, com essa descrição assim mais detalhada expondo a importância de se cuidar das trocas de oleo e filtro dos motores e do que de fato ocorre com todos os motores a combustão interna quando se permite que eles funcionem com os seus oleos e filtros já vencidos , que todos cuidem sempre mais e evitem assim ao máximo para que essa situação tão prejudicial e nociva ocorra com os motores de quaisquer veículos. Afinal, não existe uma maior satisfação pessoal do que conduzir um veículo cujo motor esteja com a sua máxima compressão, mostrando respostas afiadas nas suas acelerações, com um funcionamento silencioso porque ele não tem maiores folgas internas devido aos desgastes precoces e sempre nocivos e assim, ele tbm vai se mostrar mais econômico e sem consumir oleo lubrificante em excessos entre as suas trocas de oleo. Em síntese, podem acreditar que sempre foi melhor e mais vantajoso prevenir do que remediar uma situação lamentável dessas. |
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| Autor: | ianisgreek [ 09 Out 2025 12:41 ] |
| Título: | Re: Dúvida intervalo troca de óleo |
E ontem à noite foi mais um daqueles nossos encontros semanais da nossa turma de amigos, onde comentamos sobre as dúvidas que sempre existem sobre esse assunto da manutenção automotiva. E relembramos dessa vez da IMPORTÂNCIA desses intervalos para as trocas de oleo e filtro dos motores de quaisquer veículos que são sempre a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses, valendo uma dessas condições que ocorrerem primeiro. Bem como da importância de se utilizar os melhores oleos 100% sintéticos e no caso de toda a linha de veículos HB20 e Creta , que o oleo mais indicado é o atual 0W-20 e da classificação API-SP que inclusive esse novo oleo já substituí com amplas vantagens técnicas aquele oleo mais antigo 5W-30 e API-SN que era utilizado até o aparecimento desse novo oleo bem mais moderno, mais bem aditivado e melhor classificado. Inclusive, nessa nossa conversa de buteco, não deixei de citar aquele famoso exemplo da Honda aqui no Brasil que tbm logo reconheceu a importância técnica desses novos oleos 0W-20 que são menos viscosos porém bem melhor aditivados e recomendou já há muitos anos atrás esse novo oleo assim que ele foi lançado para substituir imediatamente aquele antigo oleo 10W-30 utilizado por todos os veículos da sua marca até aquela época. E lembro-me muito bem da baita polêmica que essa nova recomendação da Honda causou aqui no Brasil até em forums na net sem falar de oficinas e demais centros automotivos de trocas de oleo. Foram muitas as críticas e as opiniões negativas de milhares de profissionais ligados diretamente a essa área da manutenção automotiva que diziam em altos brados justificativas bem infundadas de que aqui para o Brasil de clima quente que essa nova viscosidade de oleo 0W-20 recomendada era fina demais e que não iria dar certo para os motores da Honda que circulam aqui no nosso mercado. Ao que a engenharia automotiva dessa montadora respondeu a essa grande asneira de que já era tendencia mundial entre todos os fabricantes no mundo todo essa adoção cada vez mais frequente dessa nova geração de oleos lubrificantes cada vez menos viscosos porém bem melhor aditivados para substituir com reais vantagens técnicas toda essa antiga geração desses oleos mais viscosos e mais pesados e ainda menos aditivados utilizados até então. Comentei tbm a todos esses colegas que desde o lançamento aqui no nosso mercado desses novos oleos 0W-20 e API - SP , que eu logo adotei esse novo lubrificante em todos os veículos das nossas famílias e que depois dessa substituição, que nunca observamos nenhum inconveniente ou anormalidade de funcionamento desses motores como pressão baixa de oleo ou algum consumo excessivo com esse novo oleo lubrificante, mas que todos esses motores desses nossos veículos até passaram a funcionar ligeiramente melhor do que antes com essa nova mudança. E essas citadas vantagens técnicas oferecidas por essa nova geração de oleos mais leves e menos viscosos são : Eles proporcionam uma melhor e mais eficaz lubrificação em todos os motores por atingirem com uma maior rapidez todas essas folgas micrométricas de apenas alguns centésimos de milimetro que existem entre todas as peças internas dos motores atuais. Além disso, por serem oleos mais leves, eles tem a capacidade de circularem por todo o interior desses motores com uma maior rapidez e isso proporciona uma melhor refrigeração interna desses motores. E uma outra boa característica desses novos oleos 0W-20 comparados a todos os demais oleos mais viscosos e pesados é que eles oferecem uma menor resistência a livre movimentação de todas as peças internas desses motores e isso se traduz num leve melhor desempenho aliado ainda a uma leve maior economia de combustível. E sendo assim, comentei que aquele antigo oleo 5W-30 da classificação API-SN que era recomendado até então pela Hyundai para toda a sua linha HB20 e depois para a sua linha Creta, foi totalmente substituído por esse novo oleo 0W-20 da nova classificação API-SP. Portanto , diante desses fatos reais, comentei ainda a essa turma de colegas de que não haveria mais nenhuma justificativa para se continuar a utilizar esse antigo e já ultrapassado oleo 5W-30 e que ele poderia assim ser perfeitamente substituído com todas essas vantagens técnicas por esse novo oleo 0W-20 e já dessa nova classificação API-SP. Obs : Opa, não posso esquecer de comentar aqui que para todos os veículos flex, que quem abastecer sempre com essas tais de gasolinas nacionais de qualidade sempre péssima do que com o nosso nobre etanol, que vai estar contaminando bem mais esse oleo do motor e isso é devido a um único e óbvio motivo : Todos nós já sabemos que as gasolinas são combustíveis de origem mineral ou fóssil e isso faz com que elas se combinem quimicamente com todos os oleos lubrificantes. E por isso , sempre a cada partida a frio do motor e em sua fase de aquecimento, restos dessas gasolinas não queimadas descem até o cárter desses motores indo se misturar ao oleo lubrificante. E essa mistura bem nociva é que contamina e desgasta prematuramente o oleo do motor causando com isso os desgastes de todas as peças internas e ainda causando o aparecimento das nocivas e perigosas borras negras que impregnam internamente nos motores quando o oleo permanece por muito tempo sem ser substituído. Já quem se utiliza do nosso nobre etanol para abastecer os veículos flex , vai conservar bem mais a qualidade do oleo dos motores porque por ser de origem vegetal, o etanol não se combina quimicamente com o oleo lubrificante e assim, ele não se mistura a esse oleo durante as partidas a frio e aquecimento dos motores. E com isso, abastecendo com o etanol, o oleo lubrificante vai se conservar bem mais limpo ficando assim livre de todas essas contaminações nocivas o que prolonga a vida útil desse oleo que vai então proteger e conservar o motor com uma maior eficiência contra todos os desgastes precoces. |
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| Autor: | ianisgreek [ 14 Out 2025 19:32 ] |
| Título: | Re: Dúvida intervalo troca de óleo |
E continuam aparecendo tanto na net e tbm no YouTube vários artigos e vídeos sempre profetizando aquelas estúpidas asneiras sem o menor fundamento técnico se não vejamos melhor : Esses artigos e vídeos estão propagando aos 4 cantos de que para todos os motores automotivos já com elevadas quilometragens percorridas de digamos, mais do que os 100 mil kms, que eles devem utilizar sempre de oleos os mais viscosos . E aqui eu sempre vou discordar dessas regras porque essa afirmação na minha opinião se chama de gambiarra, pelo menos foi o que eu já aprendi nos vários cursos de mecânica automotiva que eu já frequentei até agora em toda a minha vida envolvido com a mecânica automotiva. Primeiro , que deve-se haver uma bela explicação e bem tecnicamente fundamentada e convincente para justificar essa asneira e até agora eu nunca li nenhuma justificativa para explicar tamanha asneira propagada por aí. E depois , explicar que nesses casos de motores mais rodados além desses 100 mil kms , que nem sempre eles vão exigir na prática esses tais desses oleos mais viscosos, antigos, ultrapassados e mais pesados e como bons exemplos eu falo aqui de todos os veículos das nossas familias que já ultrapassaram tranquilamente os 100 mil kms e continuam sendo lubrificados por esses oleos ultra finos 0W-20 e eles continuam mostrando um funcionamento sempre perfeito igual quando eles eram ainda zero KM e sem jamais mostrarem nenhum consumo anormal desse oleo. E as causas para haver todos esses citados problemas com esses desgastes precoces já começam lá atrás, desde o inicio da utilização de um motor ZERO KM , na época da importante fase de amaciamento inicial deles. Saibam tbm que todos os motores novos. sempre saem de fábrica super justos quanto as folgas entre todas a suas peças internas. E essa característica real sempre vai exigir os oleos os mais leves e menos viscosos possível para assim, permitir que esses oleos mais finos consigam penetrar e atingir com uma maior facilidade e rapidez por todas essas folgas internas super justas e mínimas desses motores novos , lubrificando com total eficiência e protegendo e evitando esses motores de todos os possíveis e nocivos desgastes precoces causados justamente pelo atrito excessivo devido a uma perigosa ausência de uma quantidade suficiente desse oleo para haver assim uma lubrificação adequada de todo esse motor. Mas o que vemos infelizmente por aí são essas estúpidas recomendações dessa grande maioria desses atuais fabricantes de se fazer a 1ª troca de oleo e do filtro somente a cada 10 mil kms ou com 1 ano de uso. Por isso que nem eu e nem ninguém da nossa família que temos os nossos veículos NUNCA obedecemos a essa estupidez de recomendação sem nenhum fundamento técnico e por isso mesmo que nós cuidamos desses nossos veículos sempre à nossa maneira e os seus motores se mostram sempre perfeitos. Por que é justamente aqui que começa todo o pecado e crime desse mal trato real sofrido por esses pobres motores novos. Afinal, sabe-se que um oleo por melhor que ele seja , sempre que ele é deixado dentro de um motor novo por longos 12 meses ou por esses tais 10 mil kms, ele vai sim se desgastar, se contaminar, aumentando com isso a sua viscosidade e com isso, ele vai de fato piorar sempre e cada vez mais toda a eficiência dessa lubrificação necessária para mante-lo sempre saudável sem falar ainda que é assim que começam a surgir todas aquelas nocivas borras negras que se impregnam por todo o interior desses motores. E os resultados para essa tendência será só de se aumentar com o tempo todas essas folgas internas desses motores devido a toda essa estupidez de se manter nele esse oleo já velho , desgastado e mais viscoso dentro desses motores novos sem a sua devida troca e com isso ele vai penetrar com uma maior dificuldade por todas essas folgas ainda bem justas desse pobre motor novo e justamente nesse importante ponto aqui é que começam todos os desgastes precoces que vão cada vez mais aumentando todas essas folgas internas e que poderiam perfeitamente serem evitados se fossem feitas todas essas trocas de oleo e do filtro sempre a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses , ou seja, tudo bem simples assim. Além do que tbm já sabemos que um oleo mais grosso e desgastado vai demorar de fato um pouco mais para atingir todas essas minúsculas folgas internas entre essas peças e com isso, mais atrito vai ocorrer causando assim todos esses desgastes anormais e esse fato é irreversível, ou seja, uma vez iniciados esses desgastes , eles são vão aumentando e piorando assim e cada vez mais, todo o máximo rendimento de quaisquer motores novos. E esse atrito que seria o perigoso contato de metal com metal sem a devida proteção da camada de oleo lubrificante entre essas peças é por causa justamente dessa falta de oleo o suficiente por entre todas essas minúsculas folgas entre todas essas peças para haver assim uma lubrificação correta e ideal. Junta-se a esse triste fato, esse oleo já mais usado e que já não está mais na sua melhor condição técnica para proteger esse motor e assim, já temos aqui um quadro bem negativo e muito desfavorável de que à medida que a quilometragem avança, só tende a piorar cada vez mais essa situação bem nociva à boa saúde de quaisquer motores novos. Por isso que quando esses pobres motores chegam já sofrendo muito a esses tais desses 100 mil kms, todas as suas folgas internas já aumentaram o bastante e isso é devido a todos esses exagerados desgastes precoces e ainda vem depois, aquela "esperteza popular" dessa grande maioria desses sabichões desses mecânicos de plantão que espalham e difundem a todos os donos de veículos cujos motores se encontram nessas já precárias condições mecânicas de conservação de que , a partir de agora eles sugerem que devem usar oleos especiais para elevadas quilometragens que são aqueles oleos bem mais viscosos e pesados parecendo mais com uma graxa líquida e que são sempre de uma péssima eficiência e qualidade para haver uma lubrificação ideal para quaisquer um desses motores mesmo nessas condições de maiores desgastes. E a realidade é que nem mesmo deveria existir no mercado esses tais desses oleos mais grossos e viscosos indicados erradamente para esses motores com essas elevadas quilometragens porque eles são de fato, tudo de ruim que pode existir na vida de quaisquer motores já cansados e desgastados além da facilidade que eles tem de " fritarem " justamente por eles ficarem por mais tempo expostos as altas temperaturas e com isso causando o aparecimento daquelas nocivas borras negras. E pior ainda é um outro fato não menos real de que todos esses oleos mais viscosos e mais pesados causarem comprovadamente uma maior resistência a livre movimentação de todas as peças internas de quaisquer motores e isso causar tanto perdas de desempenho e tbm ocasionar um maior consumo médio de combustível, ou seja, esses oleos mais viscosos e pesados são o maior atraso de vida para a utilização nesses motores já desgastados que merecem na realidade são uma autêntica retifica geral e nunca a utilização desses tais oleos quebra-galhos. Por isso que toda a verdade e por pior e mais difícil que ela possa parecer, deve sim ser sempre falada e difundida para o bem de todos os que ainda a desconhecem e para assim, derrubar por terra todos esses mitos absurdos e estúpidos que são sempre difundidos popularmente por aí ! |
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