Bem-vindo: 27 Abr 2024 15:45

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 227 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ... 23  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 29 Abr 2022 23:17 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Se o sistema de alimentação e injeção desse seu HB20 já foram revisados, pode sim perfeitamente ser a parte de ignição.

Nesse caso saiba que as velas originais do motor Gamma 1.6 de 2016 em diante já são as velas de iridium, bem mais eficientes do que as antigas velas NGK normais de cobre.

Mas muita atenção tbm quanto a correta regulagem delas ou seja , o gap entre os eletrôdos dessas velas deve ser de exatamente 0,8 mm. e que deve ser conferido com um jogo calibrador de láminas.

Mas se mesmo depois de vc checar e trocar as velas ainda persistir essa vibração do motor quanto ao seu funcionamento, desconfie sim de alguma das bobinas de ignição que podem estar em curto interno, causando as falhas (misfires) de ignição na vela correspondente.

Nada que um competente eletricista de autos não possa facilmente detectar e resolver isso para vc.

Eu teorizo honestamente que o antigo dono apenas usava gasolina (e de baixa qualidade talvez) então elas devem estar meio carbonizada.

Vc sabe se a CCS faz limpeza de vela nas revisões?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 30 Abr 2022 12:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
nfelizmente as CCS normalmente nunca fazem esse tipo de serviço em velas de ignição , pq qq desconfiança que qq oficina de CCS autorizada tenha tenham quanto as velas, elas já são prontamente substituídas na grande maioria dos casos.

Lembrando que essas velas de ignição de iridium sempre tem uma maior durabilidade ao redor de 50 mil kms a 60 mil kms do que as antigas velas comuns de cobre cuja durabilidade nunca passava de 20 mil kms.

Depois disso , elas normalmente perdem a eficiência e por isso que elas sempre devem ser substituídas.

Nesse seu caso, é possível que qq bom mecânico desmonte essas velas e verifique o estado e a regulagem delas.

Tbm existem sprays descarbonizantes no mercado de autopeças que podem ajudar numa melhor limpeza delas e após elas serem novamente calibradas nos seus gaps com 0,8 mm, elas possam voltar a funcionar com uma maior eficiência.

E uma última dica não menos importante nesse seu caso :

Assim como a combustão de qq tipo de gasolina carboniza bem mais o interior dos motores, tbm a sondas lambda (sensores de oxigênio do escape) são bem mais contaminadas quando se abastece com gasolinas do que com etanol que sempre mantém essas peças sempre muito mais limpas.

Portanto convém vc tbm pedir para testarem a sonda lambda desse seu HB20 pq vai que ela já esteja comprometida, prejudicando com isso o correto funcionamento desse seu motor.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 30 Abr 2022 14:12 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
nfelizmente as CCS normalmente nunca fazem esse tipo de serviço em velas de ignição , pq qq desconfiança que qq oficina de CCS autorizada tenha tenham quanto as velas, elas já são prontamente substituídas na grande maioria dos casos.

Lembrando que essas velas de ignição de iridium sempre tem uma maior durabilidade ao redor de 50 mil kms a 60 mil kms do que as antigas velas comuns de cobre cuja durabilidade nunca passava de 20 mil kms.

Depois disso , elas normalmente perdem a eficiência e por isso que elas sempre devem ser substituídas.

Nesse seu caso, é possível que qq bom mecânico desmonte essas velas e verifique o estado e a regulagem delas.

Tbm existem sprays descarbonizantes no mercado de autopeças que podem ajudar numa melhor limpeza delas e após elas serem novamente calibradas nos seus gaps com 0,8 mm, elas possam voltar a funcionar com uma maior eficiência.

E uma última dica não menos importante nesse seu caso :

Assim como a combustão de qq tipo de gasolina carboniza bem mais o interior dos motores, tbm a sondas lambda (sensores de oxigênio do escape) são bem mais contaminadas quando se abastece com gasolinas do que com etanol que sempre mantém essas peças sempre muito mais limpas.

Portanto convém vc tbm pedir para testarem a sonda lambda desse seu HB20 pq vai que ela já esteja comprometida, prejudicando com isso o correto funcionamento desse seu motor.

Sobre a sonda quero te perguntar. A mim, parece estar OK, mas uma coisa que percebi no HB20 é que TODAS AS VEZES que abasteço, o computador de bordo muda.
Ex... com o tanque cheio, ele faz uma média de 5.7 km por litro entre ele cheio e vazio. Ao abastecer, SEMPRE ele pula de 5.7 para o numero que eu acho viável, 7.0 por exemplo. Mas apenas por alguns minutos, depois volta aos 5.7 "do nada".

Parece que tem um "botão" que identifica o tanque cheio, sei la.. acho muito estranho, é normal isso no comportamento do carro?

Quanto a vela, peguei o carro com 47 mil (2015/2016).. ou seja, o antigo dono também rodava pouco e com o motor frio (como eu já que não uso muito o carro).. Agora está com 54 mil na minha mão em 1 ano e 4 meses. Imagino que nessa kilometragem levando em conta o uso severo do carro em sua vida toda, o iridium deve estar meio que na hora de trocar kk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 30 Abr 2022 18:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Todas as vezes que se enche o tanque de um HB20 , faz parte das estratégias de funcionamento da sua ECU, do próprio medidor de nivel de combustível do tanque avisar para a sonda lambda do veículo de que está de fato havendo um abastecimento e assim, a sonda lambda já fica de prontidão para analisar o tipo de combustível que entrou no tanque e assim, fazer essa comunicação imediata para a ECU que por sua vez fará o seu melhor auto-ajuste para o combustível abastecido.

Acontece que se temos velas de ignição que já estão cansadas, essas já não vão queimar de maneira eficaz o combustível, seja ele qual for.

E que por sua vez esse combustível mal queimado, deixará resíduos de carvão resultantes dessa combustão incompleta que vão contaminar progressivamente as velas de ignição e esse importante sensor de oxigênio (sonda lambda) que devido a isso, tbm vai errando na sua correta analise e enviando informações não totalmente corretas e ideais para a ECU e assim a bagunça toda já se inicia com uma real queda de rendimento geral desse pobre motor.

E se somarmos a isso, que o dono desse veículo não realiza todas as trocas de oleo rigorosamente a cada 5000 kms ou a cada 6 meses devido a essa utilização severa, aí temos mais uma piora geral desse quadro, pq além dos resíduos dessa queima incompleta do combustível, vai se somar a essa situação tbm os gases resultantes desse oleo lubrificante contaminado e como resultado direto disso, toma-se mais contaminações e carbonizações nessa pobre da sonda lambda que continuamente vai recebendo todos esses resíduos nocivos e se contaminando progressivamente cada vez mais.

Então, é assim que funcionam todos os atuais motores , sejam eles flex ou monocombustível. pq para funcionarem de uma maneira ideal, sempre vão depender exatamente da qualidade da manutenção preventiva recebida por seu dono durante toda a sua vida útil.

Portanto, oleos lubrificantes do motor já vencidos e contaminados, gasolinas de qq tipo e pior as que estiverem adulteradas, velas de ignição desgastadas, filtros de ar parcialmente obstruídos e ainda uma utilização severa de uso diário são todos esses fatores nocivos que somados contribuem muito negativamente para afetar todo o bom funcionamento de qq motor além do comprometimento da sua sonda lambda com as consequências de um funcionamento irregular e um rendimento deficitário.

E uma última mas importante dica ainda dentro nesse assunto :

Para TODOS os veículos submetidos a essa condição severa de uso diária, POR FAVOR, jamais abasteçam com as gasolinas mas somente com ETANOL, já que esse combustível vegetal só vai apresentar vantagens nessa situação de uso pq ele não vai contaminar quase nada o oleo lubrificante, não vai carbonizar praticamente nada nem as velas de ignição e muito menos a sonda lambda além de manter sempre limpo internamente todo o motor e livre daqueles nojentos e nocivos resíduos de carvão.

E se ainda ficarem eventuais dúvidas sobre esse assunto, podem expor e tentaremos esclarecer a todos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 30 Abr 2022 23:08 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Todas as vezes que se enche o tanque de um HB20 , faz parte das estratégias de funcionamento da sua ECU, do próprio medidor de nivel de combustível do tanque avisar para a sonda lambda do veículo de que está de fato havendo um abastecimento e assim, a sonda lambda já fica de prontidão para analisar o tipo de combustível que entrou no tanque e assim, fazer essa comunicação imediata para a ECU que por sua vez fará o seu melhor auto-ajuste para o combustível abastecido.

Acontece que se temos velas de ignição que já estão cansadas, essas já não vão queimar de maneira eficaz o combustível, seja ele qual for.

E que por sua vez esse combustível mal queimado, deixará resíduos de carvão resultantes dessa combustão incompleta que vão contaminar progressivamente as velas de ignição e esse importante sensor de oxigênio (sonda lambda) que devido a isso, tbm vai errando na sua correta analise e enviando informações não totalmente corretas e ideais para a ECU e assim a bagunça toda já se inicia com uma real queda de rendimento geral desse pobre motor.

E se somarmos a isso, que o dono desse veículo não realiza todas as trocas de oleo rigorosamente a cada 5000 kms ou a cada 6 meses devido a essa utilização severa, aí temos mais uma piora geral desse quadro, pq além dos resíduos dessa queima incompleta do combustível, vai se somar a essa situação tbm os gases resultantes desse oleo lubrificante contaminado e como resultado direto disso, toma-se mais contaminações e carbonizações nessa pobre da sonda lambda que continuamente vai recebendo todos esses resíduos nocivos e se contaminando progressivamente cada vez mais.

Então, é assim que funcionam todos os atuais motores , sejam eles flex ou monocombustível. pq para funcionarem de uma maneira ideal, sempre vão depender exatamente da qualidade da manutenção preventiva recebida por seu dono durante toda a sua vida útil.

Portanto, oleos lubrificantes do motor já vencidos e contaminados, gasolinas de qq tipo e pior as que estiverem adulteradas, velas de ignição desgastadas, filtros de ar parcialmente obstruídos e ainda uma utilização severa de uso diário são todos esses fatores nocivos que somados contribuem muito negativamente para afetar todo o bom funcionamento de qq motor além do comprometimento da sua sonda lambda com as consequências de um funcionamento irregular e um rendimento deficitário.

E uma última mas importante dica ainda dentro nesse assunto :

Para TODOS os veículos submetidos a essa condição severa de uso diária, POR FAVOR, jamais abasteçam com as gasolinas mas somente com ETANOL, já que esse combustível vegetal só vai apresentar vantagens nessa situação de uso pq ele não vai contaminar quase nada o oleo lubrificante, não vai carbonizar praticamente nada nem as velas de ignição e muito menos a sonda lambda além de manter sempre limpo internamente todo o motor e livre daqueles nojentos e nocivos resíduos de carvão.

E se ainda ficarem eventuais dúvidas sobre esse assunto, podem expor e tentaremos esclarecer a todos.
Eu abasteci só um tanque de gasolina nesse ano e poucos meses para testar o comportamento do carro, nos 2 primeiros meses eu fazia E85, então depois de "3 meses" foi só cachaça pura.

Sempre fui fã de Etanol, gosto de octanagem. Gosto de ser um combustível mais limpo e não importado.
Agora na próxima revisão na CCS vou mandar eles checarem as velas e me tirarem foto da condição, além da sonda.
Fico feliz porém que a boia de combustível do meu carro parece estar funcionando OK ao abastecer.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 01 Mai 2022 16:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Biel, nesse nosso HB20, percebo que todas as vezes que reabasteço, que a última média de consumo obtida se apaga , zerando e começa a contar novamente uma nova média até eu reabastecer de novo após o nível do tanque atingir a reserva e assim por diante.

Sinceramente não entendi o pq desse comportamento desse comp. de bordo do seu HB20 quanto a essa média de consumo oscilando mostrada no seu painel.

Acredito que esse seria o caso de levar esse seu HB20 até uma boa oficina autorizada Hyundai e reclamar para o chefe da oficina sobre esse comportamento estranho do comp. de bordo.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 01 Mai 2022 23:10 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Então Biel, nesse nosso HB20, percebo que todas as vezes que reabasteço, que a última média de consumo obtida se apaga , zerando e começa a contar novamente uma nova média até eu reabastecer de novo após o nível do tanque atingir a reserva e assim por diante.

Sinceramente não entendi o pq desse comportamento desse comp. de bordo do seu HB20 quanto a essa média de consumo oscilando mostrada no seu painel.

Acredito que esse seria o caso de levar esse seu HB20 até uma boa oficina autorizada Hyundai e reclamar para o chefe da oficina sobre esse comportamento estranho do comp. de bordo.

Vou fazer isso, umas 3 vezes ele resetou mesmo, mas outras vezes não.
Vou mandar checar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 02 Mai 2022 08:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E relembrando aqui um fato marcante que ocorreu comigo no dia que retirava esse nosso HB20 1.6 novinho do show room da CCS Hyundai daqui da minha cidade :

Como esse pessoal dessas CCS entregam os veículos novos com apenas uns 3 a 4 lts de combustível no tanque, o funcionário da entrega técnica me avisou para eu abastecer esse HB20 urgente no próximo posto de combustível que eu encontrasse.

E chegando em frente a bomba de abastecimento de etanol, me recordo perfeitamente apesar de já há quase 10 anos atrás de ter pedido ao frentista de colocar 3 lts de gasolina e 17 de etanol, fazendo aquela famosa mistura mágica do E85 ao que ouvi esse frentista me dizer prontamente mas em vão que : "Já começou as invenções de moda" em um HB20 1.6 novinho .... kkkkkkkkkkkk, coitado dele para querer me ensinar com qual combustível eu deveria abastecer meus veículos !

E até hj o etanol é sempre o combustível principal que tenho abastecido esse nosso pioneiro HB20 , salvo em alguns poucos e raros abastecimentos em que tenho misturado somente uns 15% de gasolina no tanque dele para temperar o etanol de leve.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 02 Mai 2022 14:13 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
E relembrando aqui um fato marcante que ocorreu comigo no dia que retirava esse nosso HB20 1.6 novinho do show room da CCS Hyundai daqui da minha cidade :

Como esse pessoal dessas CCS entregam os veículos novos com apenas uns 3 a 4 lts de combustível no tanque, o funcionário da entrega técnica me avisou para eu abastecer esse HB20 urgente no próximo posto de combustível que eu encontrasse.

E chegando em frente a bomba de abastecimento de etanol, me recordo perfeitamente apesar de já há quase 10 anos atrás de ter pedido ao frentista de colocar 3 lts de gasolina e 17 de etanol, fazendo aquela famosa mistura mágica do E85 ao que ouvi esse frentista me dizer prontamente mas em vão que : "Já começou as invenções de moda" em um HB20 1.6 novinho .... kkkkkkkkkkkk, coitado dele para querer me ensinar com qual combustível eu deveria abastecer meus veículos !

E até hj o etanol é sempre o combustível principal que tenho abastecido esse nosso pioneiro HB20 , salvo em alguns poucos e raros abastecimentos em que tenho misturado somente uns 15% de gasolina no tanque dele para temperar o etanol de leve.

Oxe, mas carro flex não pode misturar??? kkkkk
Eu sei que ele não é da área automotiva, mas trabalha com posto, deveria saber.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 03 Mai 2022 08:53 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Mas é assim mesmo que ocorre Biel, essa tal cultura do "disse que me disse" que se espalha e dissemina mitos e mais mitos como vários sem pé nem cabeça que já ouvi por aí e depois esses boatos quase que viram lei e tente pelo menos ousar em reverter isso , mesmo munido com os argumentos mais convincentes !!!

Esse povo falta querer bater e incriminar qq um que ousar ir contra esses tais MITOS ...

É por isso que surgem todas aquelas mais acaloradas e intermináveis discussões sobre mecânica automotiva tanto em forums, na internet, em círculos de amigos, nos botecos da vida , em oficinas diversas e por aí vai e isso na melhor das hipóteses quando não termina em brigas e ofensas, apenas pq ninguém quer deixar de ter razão ...

E só deixando um grande e óbvio exemplo, ainda não vejo MITO maior e mais furado do que o que sempre dizem por aí contra o pobre do etanol mas sabem com todas as letras ficar defendendo esses nossos LIXOS imprestáveis e caríssimos de gasolina e que só por causa dela, puxa-se para cima e sem o menor fundamento lógico , os preços do etanol ... um baita absurdo isso !!!

Ou seja, as pessoas querem defender esses MITOS sem nenhum real conhecimento de causa.

E dando aqui um outro exemplo, seria como o ianisgreek tentar entrar num círculo de bate papo bem animado onde se fala de futebol, se nem sei para onde corre a bola, de quais são as posições dos jogadores e o que significa cada uma dessas posições dentro de campo e muito menos o que acontece em todos esses tais de campeonatos nacionais e internacionais e ainda sobre as classificações dos times de futebol.

Agora , se formos falar de mecânica automotiva e tudo o que envolve esse assunto, eu já me interesso inteiramente e defendo a minha posição e os meus conhecimentos em qq grupo de bate papo com uma argumentação lógica e comprovada, apesar de que temos de nos conscientizar e ter a humildade de que nessa vida sempre estamos em um pleno e eterno aprendizado sobre tudo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 227 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ... 23  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB