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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 24 Fev 2022 15:55 
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Isso mesmo Biel, nunca devemos esquecer que esse coitado do etanol foi o combustível alternativo que mais sofreu preconceitos tanto aqui no nosso mercado e tbm em todo o mundo , exatamente devido as suas características químicas originais e dentre elas a sua capacidade de se vaporizar com uma maior dificuldade em temperaturas mais baixas de menos de uns 16 graus cent.

Mas a tecnologia automotiva que nunca parou de se evoluir tratou logo de resolver isso e hoje temos motores que funcionam 100% com etanol e que são tão desenvolvidos que se parecem com verdadeiras usinas eletrônicas tão capazes que usam apenas etanol 100% e ainda sem necessitarem de um pingo sequer de gasolina para funcionar com a mais perfeita precisão e obtendo um rendimento máximo de fazer inveja a qq gasolina a até ao famoso oleo diesel.

E não vamos parar por aqui nesse patamar pq vem logo a seguir as novas células de etanol com hidrogênio que já estão amplamente aprovadas bastando apenas diminuir os custos de produção dessa nova tecnologia para que elas sejam implantadas nos novos veículos.

Junto a essa mais recente tecnologia, temos ainda os motores com as suas taxas de compressão eletronicamente variáveis, além da nova tecnologia ainda em fase experimental dos motores a combustão interna que não usam mais as velas de ignição para entrarem em combustão e por aí vai caminhando toda essa maravilha dessa nova geração tecnológica da atual engenharia automotiva mundial.

Obs : Mas que a realidade é que podemos ver ainda toda aquela velha geração de mecânicos da época dos carburadores insistindo em falar mal do etanol, simplesmente pq eles não tiveram ainda uma oportunidade de evoluírem na sua profissão, infelizmente e lamentavelmente é isso aí que sempre ocorre aos 4 cantos desse Brasil !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 24 Fev 2022 16:10 
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ianisgreek escreveu:
Isso mesmo Biel, nunca devemos esquecer que esse coitado do etanol foi o combustível alternativo que mais sofreu preconceitos tanto aqui no nosso mercado e tbm em todo o mundo , exatamente devido as suas características químicas originais e dentre elas a sua capacidade de se vaporizar com uma maior dificuldade em temperaturas mais baixas de menos de uns 16 graus cent.

Mas a tecnologia automotiva que nunca parou de se evoluir tratou logo de resolver isso e hoje temos motores que funcionam 100% com etanol e que são tão desenvolvidos que se parecem com verdadeiras usinas eletrônicas tão capazes que usam apenas etanol 100% e ainda sem necessitarem de um pingo sequer de gasolina para funcionar com a mais perfeita precisão e obtendo um rendimento máximo de fazer inveja a qq gasolina a até ao famoso oleo diesel.

E não vamos parar por aqui nesse patamar pq vem logo a seguir as novas células de etanol com hidrogênio que já estão amplamente aprovadas bastando apenas diminuir os custos de produção dessa nova tecnologia para que elas sejam implantadas nos novos veículos.

Junto a essa mais recente tecnologia, temos ainda os motores com as suas taxas de compressão eletronicamente variáveis, além da nova tecnologia ainda em fase experimental dos motores a combustão interna que não usam mais as velas de ignição para entrarem em combustão e por aí vai caminhando toda essa maravilha dessa nova geração tecnológica da atual engenharia automotiva mundial.

Obs : Mas que a realidade é que podemos ver ainda toda aquela velha geração de mecânicos da época dos carburadores insistindo em falar mal do etanol, simplesmente pq eles não tiveram ainda uma oportunidade de evoluírem na sua profissão, infelizmente e lamentavelmente é isso aí que sempre ocorre aos 4 cantos desse Brasil !!!

Vale lembrar que todos produtos que não existe tecnologia para aproveitar o máximo (como o etanol nas decadas de 80 e 70) um dia serão solução para a tecnologia de algo (gasolina) que já tinha quase proveito total no passado.

Hoje veículos turbo precisam de injeção direta para combater o knock pois essa tecnologia abaixa a temperatura da câmara de combustão.
Etanol é a mesma coisa, hoje conseguimos fazer o carro pegar no frio e esse combustível possibilita mais potência em motores flex (não existe um em que tem mais potência na gasolina do que no etanol, na pior das hipóteses a potencia é igual em ambos) justamente por ser um combustível mais "frio"


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 24 Fev 2022 17:02 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Isso mesmo Biel, nunca devemos esquecer que esse coitado do etanol foi o combustível alternativo que mais sofreu preconceitos tanto aqui no nosso mercado e tbm em todo o mundo , exatamente devido as suas características químicas originais e dentre elas a sua capacidade de se vaporizar com uma maior dificuldade em temperaturas mais baixas de menos de uns 16 graus cent.

Mas a tecnologia automotiva que nunca parou de se evoluir tratou logo de resolver isso e hoje temos motores que funcionam 100% com etanol e que são tão desenvolvidos que se parecem com verdadeiras usinas eletrônicas tão capazes que usam apenas etanol 100% e ainda sem necessitarem de um pingo sequer de gasolina para funcionar com a mais perfeita precisão e obtendo um rendimento máximo de fazer inveja a qq gasolina a até ao famoso oleo diesel.

E não vamos parar por aqui nesse patamar pq vem logo a seguir as novas células de etanol com hidrogênio que já estão amplamente aprovadas bastando apenas diminuir os custos de produção dessa nova tecnologia para que elas sejam implantadas nos novos veículos.

Junto a essa mais recente tecnologia, temos ainda os motores com as suas taxas de compressão eletronicamente variáveis, além da nova tecnologia ainda em fase experimental dos motores a combustão interna que não usam mais as velas de ignição para entrarem em combustão e por aí vai caminhando toda essa maravilha dessa nova geração tecnológica da atual engenharia automotiva mundial.

Obs : Mas que a realidade é que podemos ver ainda toda aquela velha geração de mecânicos da época dos carburadores insistindo em falar mal do etanol, simplesmente pq eles não tiveram ainda uma oportunidade de evoluírem na sua profissão, infelizmente e lamentavelmente é isso aí que sempre ocorre aos 4 cantos desse Brasil !!!

Vale lembrar que todos produtos que não existe tecnologia para aproveitar o máximo (como o etanol nas decadas de 80 e 70) um dia serão solução para a tecnologia de algo (gasolina) que já tinha quase proveito total no passado.

Hoje veículos turbo precisam de injeção direta para combater o knock pois essa tecnologia abaixa a temperatura da câmara de combustão.
Etanol é a mesma coisa, hoje conseguimos fazer o carro pegar no frio e esse combustível possibilita mais potência em motores flex (não existe um em que tem mais potência na gasolina do que no etanol, na pior das hipóteses a potencia é igual em ambos) justamente por ser um combustível mais "frio"



Ótima citação Biel, concordo contigo !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 27 Fev 2022 22:00 
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E deixando mais um comentário sobre as gasolinas nacionais comparadas com as demais, temos um sólido exemplo da gasolina argentina, refinada aqui mesmo ao lado do Brasil, nesse país vizinho.

Lá existe uma marca de gasolina chamada Infinia que quem já viajou para lá e abasteceu seu veículos com ela percebeu claramente a diferença em rendimento dela em comparação as gasolinas nacionais.

E não tem segredo algum além de um refino mais apurado e de melhor qualidade e ainda, de uma menor adição de etanol anidro adicionado nelas.

Pq o Brasil não consegue produzir gasolinas semelhantes assim é pura questão de marketing e de interesses políticos que visam apenas os lucros e nunca uma maior qualidade dos combustíveis produzidos aqui.

Sim, sabemos que essas nossas atuais gasolinas já se atualizaram muito quanto a sua melhor composição química e qualidade se comparada as nossas gasolinas de 10 ou 20 anos atrás.

Mas que infelizmente elas ainda estão no limite mínimo do aceitável quanto a qualidade do seu refino, quanto a sua composição química e isso é exatamente o que faz ela ser inferior em rendimento quando comparada com todas as demais gasolinas gringas de melhor qualidade, mesmo a dos países vizinhos ao nosso daqui da América do Sul para nem compararmos com as demais gasolinas encontradas atualmente nos países de primeiro mundo pq aí já seria uma grande covardia esse comparativo !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 28 Fev 2022 00:26 
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ianisgreek escreveu:
E deixando mais um comentário sobre as gasolinas nacionais comparadas com as demais, temos um sólido exemplo da gasolina argentina, refinada aqui mesmo ao lado do Brasil, nesse país vizinho.

Lá existe uma marca de gasolina chamada Infinia que quem já viajou para lá e abasteceu seu veículos com ela percebeu claramente a diferença em rendimento dela em comparação as gasolinas nacionais.

E não tem segredo algum além de um refino mais apurado e de melhor qualidade e ainda, de uma menor adição de etanol anidro adicionado nelas.

Pq o Brasil não consegue produzir gasolinas semelhantes assim é pura questão de marketing e de interesses políticos que visam apenas os lucros e nunca uma maior qualidade dos combustíveis produzidos aqui.

Sim, sabemos que essas nossas atuais gasolinas já se atualizaram muito quanto a sua melhor composição química e qualidade se comparada as nossas gasolinas de 10 ou 20 anos atrás.

Mas que infelizmente elas ainda estão no limite mínimo do aceitável quanto a qualidade do seu refino, quanto a sua composição química e isso é exatamente o que faz ela ser inferior em rendimento quando comparada com todas as demais gasolinas gringas de melhor qualidade, mesmo a dos países vizinhos ao nosso daqui da América do Sul para nem compararmos com as demais gasolinas encontradas atualmente nos países de primeiro mundo pq aí já seria uma grande covardia esse comparativo !

Fico imaginando os donos de carrões como Mercedes Benz como sofrem com a gasolina daqui


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 28 Fev 2022 10:59 
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Vc pode imaginar que são apenas duas opções para esses donos de carrões importados :

Ou eles devem morar em cidades onde existe a disponibilidade da gasolina podium.

Ou eles abastecem com as demais gasolinas e esses motores sofisticados vão certamente sofrer com a baixa octanagem delas.

Mas as carbonizações sempre vão haver exatamente pq essas nossas gasolinas ainda são muito oleosas, por serem mal refinadas o que causa todo esse carvão deixado internamente em qq motor a combustão interna.

E as nossas gasolinas insistem em ser mal refinadas por puras e óbvias questões de custos, pq se melhorarem o refino delas, apesar de assim melhorarem a sua atual qualidade, o preço delas já vai ficar proibitivo de tudo, enfim, esse fato é uma verdadeira vergonha nacional.

Já o etanol é sempre um show de bola a parte, pq ele conserva todas as peças internas do motor sempre limpas e livres dessas carbonizações, ou seja é um outro mundo, um combustível nobre por ser limpo por natureza e sempre mais barato.

Obs : Citei as gasolinas argentinas da Infinia somente como um exemplo, pq além de apresentarem uma bem mais apurada qualidade, ainda custam muito menos do que esses nossos lixos de gasolinas nacionais.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 12 Mar 2022 16:00 
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Dois casos curiosos e interessantes que me ocorreram nessa ultima semana :

Na quinta feira passada, em meio a filas que se formavam em todos os postos de combustíveis da minha cidade diante da eminente alta dos preços, resolvi deixar para abastecer o nosso HB20 bem mais tarde, lá para a meia noite onde o movimento seria bem menor.

E na fila, tem dois caras falando sobre combustíveis, um de carro e o outro de motocicleta.

Como eu me aproximei, eles me perguntam se irei abastecer gasolina ou etanol ao que sempre tenho a mesma resposta favorável ao etanol e nunca a favor de nenhuma das gasolinas.

O cara da motocicleta concordou comigo, devido a moto dele ser flex e el usar etanol nela mas o cara do Fiat Uno apelou feio e bravo ... kkkkkkkk.

Falou que aquele Uno dele estava já com 120 mil kms em menos de 3 anos de uso e sempre abastecido apenas com gasolinas e que o etanol estraga os veículos .

Citei então o meu HB20 2013 que desde zero KM, jamais o abasteci sequer com um único tanque de gasolina, mas somente com etanol e que ele nunca apresentou o menor problema devido a essa minha escolha por esse combustível vegetal e perguntei a ele qual seria a explicação para isso ...

Ao que ele falou que o Uno dele tbm funcionava perfeito com gasolina apesar dele ser flex , mas obviamente ele não me deu explicação alguma sobre o pq do etanol prejudicar os veículos.

Então sugeri a ele ver a quantidade de carbonização que havia desde a ponta da ponteira do escape desse Uno dele até o cabeçote, coletor de admissão, pistons, velas , sonda lambda e fui falando mais outras peças carbonizadas pela queima das gasolinas ...

E o cara da motocicleta apenas ouvia tudo calado ...

E para encerrar o assunto, falei para esse motociclista e não mais para o dono do Uno que se mantinha irredutível que se colocarmos etanol em uma latinha e um pouco de gasolina numa outra lata e colocarmos fogo nesses combustíveis, qual e como seria a fumaça emitida por cada um desses combustíveis.

Ao que somente o motociclista falou que de fato, as gasolinas deixam sempre uma fuligem escura na sua combustão, ao que eu encerrei o assunto falando que exatamente devido a isso e entre outras razões negativas , que nem de graça eu queria gasolina no tanque desse meu HB20 e logo a fila andou ... so faltou eu falar que as gasolinas nacionais são um verdadeiro LIXO e ainda sempre caríssimas , mas preferi respeitar o cara do Uno, coitado dele com essas gasolinas medíocres ... kkkkkkkkkk.

E ontem a noite no meio do transito, uma senhora dirigia um novo Tiggo 1.3 turbo flex novinho e parou exatamente ao lado do meu HB20 com os vidros do seu carro todos abaixados, olhei o carro dela com mais atenção e perguntei sobre esse novo veículo dela e qual era o combustível que ela o abastecia.

Ela me responde que está experimentando ele ainda mas que usava gasolina e eu perguntei se ela já havia experimentado o etanol nele, citando que no caso desse motor 1.3 turbo flex desse Tiggo dela, que o rendimento seria bem melhor com o etanol e ela ainda faria uma economia em $$$$.

Falei ainda dos 9 anos de uso contínuo que eu faço com esse nosso HB20 que desde zero e agora com 91 mil kms rodados consumindo apenas etanol e tbm do nosso Creta 2.0 2018 com 60 mil kms rodados e igualmente abastecido apenas com etanol desde zero km e sem nenhum problema.

E ela se mostrou bem surpresa com esse comentário e me falou que iria experimentar sim o etanol no seu novo Tiggo 1.3 turbo flex.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 12 Mar 2022 22:00 
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ianisgreek escreveu:
Dois casos curiosos e interessantes que me ocorreram nessa ultima semana :

Na quinta feira passada, em meio a filas que se formavam em todos os postos de combustíveis da minha cidade diante da eminente alta dos preços, resolvi deixar para abastecer o nosso HB20 bem mais tarde, lá para a meia noite onde o movimento seria bem menor.

E na fila, tem dois caras falando sobre combustíveis, um de carro e o outro de motocicleta.

Como eu me aproximei, eles me perguntam se irei abastecer gasolina ou etanol ao que sempre tenho a mesma resposta favorável ao etanol e nunca a favor de nenhuma das gasolinas.

O cara da motocicleta concordou comigo, devido a moto dele ser flex e el usar etanol nela mas o cara do Fiat Uno apelou feio e bravo ... kkkkkkkk.

Falou que aquele Uno dele estava já com 120 mil kms em menos de 3 anos de uso e sempre abastecido apenas com gasolinas e que o etanol estraga os veículos .

Citei então o meu HB20 2013 que desde zero KM, jamais o abasteci sequer com um único tanque de gasolina, mas somente com etanol e que ele nunca apresentou o menor problema devido a essa minha escolha por esse combustível vegetal e perguntei a ele qual seria a explicação para isso ...

Ao que ele falou que o Uno dele tbm funcionava perfeito com gasolina apesar dele ser flex , mas obviamente ele não me deu explicação alguma sobre o pq do etanol prejudicar os veículos.

Então sugeri a ele ver a quantidade de carbonização que havia desde a ponta da ponteira do escape desse Uno dele até o cabeçote, coletor de admissão, pistons, velas , sonda lambda e fui falando mais outras peças carbonizadas pela queima das gasolinas ...

E o cara da motocicleta apenas ouvia tudo calado ...

E para encerrar o assunto, falei para esse motociclista e não mais para o dono do Uno que se mantinha irredutível que se colocarmos etanol em uma latinha e um pouco de gasolina numa outra lata e colocarmos fogo nesses combustíveis, qual e como seria a fumaça emitida por cada um desses combustíveis.

Ao que somente o motociclista falou que de fato, as gasolinas deixam sempre uma fuligem escura na sua combustão, ao que eu encerrei o assunto falando que exatamente devido a isso e entre outras razões negativas , que nem de graça eu queria gasolina no tanque desse meu HB20 e logo a fila andou ... so faltou eu falar que as gasolinas nacionais são um verdadeiro LIXO e ainda sempre caríssimas , mas preferi respeitar o cara do Uno, coitado dele com essas gasolinas medíocres ... kkkkkkkkkk.

E ontem a noite no meio do transito, uma senhora dirigia um novo Tiggo 1.3 turbo flex novinho e parou exatamente ao lado do meu HB20 com os vidros do seu carro todos abaixados, olhei o carro dela com mais atenção e perguntei sobre esse novo veículo dela e qual era o combustível que ela o abastecia.

Ela me responde que está experimentando ele ainda mas que usava gasolina e eu perguntei se ela já havia experimentado o etanol nele, citando que no caso desse motor 1.3 turbo flex desse Tiggo dela, que o rendimento seria bem melhor com o etanol e ela ainda faria uma economia em $$$$.

Falei ainda dos 9 anos de uso contínuo que eu faço com esse nosso HB20 que desde zero e agora com 91 mil kms rodados consumindo apenas etanol e tbm do nosso Creta 2.0 2018 com 60 mil kms rodados e igualmente abastecido apenas com etanol desde zero km e sem nenhum problema.

E ela se mostrou bem surpresa com esse comentário e me falou que iria experimentar sim o etanol no seu novo Tiggo 1.3 turbo flex.

Coitado do Uno do cara kkkk
Já o Tiggo vai agradecer


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 13 Mar 2022 01:59 
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Pois é Biel, sempre fui um defensor declarado do etanol e isso não é por um acaso, mas por mérito próprio desse nobre combustível vegetal.

Por isso que se eu puder compartilhar essa realidade com um numero cada vez maior de consumidores, certamente que o farei sempre pq acho um baita absurdo e uma total falta de respeito termos por uma vida inteira essas gasolinas nacionais com essa qualidade medíocre e nunca nada é feito no sentido de se melhorar a real qualidade delas, mas com os preços cobrados cada vez mais salgados.

Pior é que se tivéssemos gasolinas com pelo menos até 15% de etanol anidro como ocorre com todo o restante do mundo, já seria uma maravilha, pq assim as refinarias teriam de obrigatoriamente de refinar e apurar bem mais essas nossas gasolinas do que fazem atualmente para se obter uma maior octanagem delas e com isso melhorava-se bem mais essa sua atual qualidade, com um positivo melhor rendimento geral obtido pelos motores.

Afinal, jamais esqueçam que essa determinação oficial do ministério das Minas e Energia e da ANP para se adicionar esses exagerados 27% de etanol anidro nas nossas gasolinas é tudo golpe de marketing para assim aumentarem ainda mais o lucro obtido com a venda dessas gasolinas medíocres e de qualidade sempre inferior.

Sem falar que com essa prática suja e desonesta, vendem 27% de cada litro de gasolina que na realidade é etanol anídro , mas por um preço bem maior das gasolinas puras.

E devido a isso, nem é preciso haver um melhor e mais apurado refino dessas nossas atuais gasolinas puras pq ela sempre receberá esses pesados e oficiais 27% de etanol anidro o que vai melhorar um pouco mais essa péssima qualidade dessas gasolinas, mas com o inconveniente real de que com essa atual composição delas, haverá tbm um aumento bem maior do consumo médio da ordem de no mínimo uns 12% ou mais se comparada com as gasolinas mais puras e decentes dos países de 1º mundo.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 19 Mar 2022 11:20 
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Mais um comentário dos motores flex da linha Hyundai do Brasil e os combustíveis a serem utilizados neles.

O motor Kappa 1.0 aspirado é o de maior taxa de compressão entre todos eles com 12,5:1 o que significa que esse motor é o que melhor se beneficia de um melhor rendimento quando abastecido apenas com etanol ou com misturas contendo mais etanol do que gasolina.

O motor Gamma 1.6 já tem um pouco menos de compressão , com uma taxa de 12:1 nos motores de 2012 até 2015 e depois a dona Hyundai deu uma reduzida nessa taxa de compressão na linha 2016 em diante, indo para 11.5:1 o que significa que o rendimento desses motores já começa a cair com o etanol mas que ainda vai funcionar bem melhor com misturas contendo mais etanol do que gasolinas.

O motor NU 2.0 aspirado da linha Creta , Elantra e IX35 tbm tem 12;1 de taxa de compressão e se comportam bem quando abastecidos com mais etanol do que com qq das gasolinas.

Já quanto aos motores turbo flex, aqui não tem mistério algum e nem invenção de modas pq eles sempre vão se beneficiar bem mais e com toda a certeza quando abastecidos com 100% de etanol e NUNCA com qq das gasolinas que farão o rendimento desses motores despencarem muito.

Infelizmente essa é uma grande realidade já amplamente comprovada em mecânica automotiva e não temos como modificar esses fatos.

Obs : E somente a título de informação, se qq motor flex aspirado atual desses pudesse ser abastecido apenas com etanol, eles iriam se beneficiar muito mostrando um maior rendimento geral se eles tiverem uma taxa de compressão de pelo menos 13,5:1 , considerada uma taxa mais ideal para o etanol mas nem pensar nunca em utilizar qq tipo de gasolina em qq motor com essa elevada taxa de compressão, pq ele seria destruído com certeza em pouco tempo de uso.

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