biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Perfeita sua explicação, obvio que eu me lembro de todos os veículos a etanol carburados dos anos 80, e na década de 90 já apareceram os primeiros motores 100% a etanol com injeção eletrônica de combustível, naquela época isso já foi considerado um enorme avanço tecnológico comparado com os primeiros veículos carburados a etanol da década de 80.
E já na década de 2000 , mais exatamente no ano de 2003 , é lançado o primeiro veículo flex do Brasil, o VW Gol 1.6 flex e de lá até hj essa tecnologia já se desenvolveu bastante.
E hj , felizmente que já é uma realidade para todos nós termos um motor de 3 cilindros turbo flex de apenas 1000 cilindradas que produz inacreditáveis 130 cvs e 21 kgfm de torque além de um motor 4 cilindros de 1330 cilindradas que produz inacreditáveis 185 cvs e 27,6 kgfm de torque, portanto vejo que essa foi uma façanha e um golpe de mestre da engenharia da Fiat para calar a boca de todos os demais fabricantes ... rsrsrsrsrs.
Lembro no final da década quando os primeiros veículos flex saíram, muitos falavam que não ia pegar a "moda" pois eram uma adaptação grosseira e jamais que o motor funcionaria bem em pois "não é nem a gasolina e nem a alcool".
Hoje, 20 anos depois, não existem mais mono combustível nacional e até lá fora existem carros Flex.
Exatamente isso Biel e para os que ainda não sabem, quem inventou o primeiro motor flex no mundo que funcionava com gasolina, etanol e até com querosene e tudo isso naquela época (na década de 20) com carburador foi ninguém menos do que o norte americano Henry Ford .
E ele que foi o pai dos carros da Ford e um inovador e inventor dessa atual produção em série, método esse que todos os veículos do mundo ainda hoje são fabricados e que desde aquela época ele já anunciava publicamente que o melhor combustível do mundo para os motores a combustão interna era o etanol e não as gasolinas.
Mas com o preço cada vez mais baixo do petróleo naquela época, as gasolinas eram muito baratas iniciando isso na America do Norte e foi por isso que foi engavetado o projeto dos motores a etanol.
E os primeiros motores flex do mundo como eles são basicamente conhecidos até hj foram lançados e fabricados nos EUA no ano de 1991/1992 e já usando a tecnologia moderna da injeção eletrônica.
Mas o Brasil ainda é considerado como o país que primeiro iniciou a produção e utilização em massa dos motores 100% a etanol e tbm é o país que fez primeiro o maior e mais intenso uso de etanol misturado nas gasolinas até hoje em todo o mundo.