Bem-vindo: 13 Fev 2025 06:43

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 05 Ago 2024 16:51 

Boa tarde, volto a este tópico, 11 anos depois, para perguntar sobre o glorioso etanol e os novvos carros com injeção direta. Sempre preferi etanol, mas estou na duvida, tendo em vista a escacez de dados quanto ao etanol e a injeção direta. Para mim o etanol é melhor já que nossa péssima gasolina carboniza demais.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 05 Ago 2024 20:40 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

vagnerrro escreveu:
Boa tarde, volto a este tópico, 11 anos depois, para perguntar sobre o glorioso etanol e os novvos carros com injeção direta. Sempre preferi etanol, mas estou na duvida, tendo em vista a escacez de dados quanto ao etanol e a injeção direta. Para mim o etanol é melhor já que nossa péssima gasolina carboniza demais.

Seja bem vindo ao forum !

Veja vc que eu até já li em um artigo na net que a própria engenharia automotiva disse que a melhor combinação percebida na atualidade foi da injeção direta com o etanol, pq com isso se conseguiu uma melhor pulverização desse combustível devido as altíssimas pressões utilizadas por esse sistema e porque o etanol é de uma evaporação um pouco mais difícil quando ele ainda está frio se comparado com as gasolinas.

Ou seja, foi uma grande evolução essa injeção direta para uma melhor combustão do etanol e até bem mais do que para as próprias gasolinas.

E melhor do que os motores aspirados flex com injeção direta, são essa nova geração de motores turbo flex com injeção direta, o melhor desses 2 mundos !

Além da única desvantagem prática do etanol se comparado com as gasolinas é o fato dele não ser um combustível com algum teor mínimo de lubrificação e que para atenuar essa característica do etanol, existem duas dicas válidas e que funcionam bem :

Ou se abastece com etanol aditivado ou se mistura uns 15% até uns 20% de gasolina comum no etanol e pronto, estaria solucionado de vez esse problema dessa lubricidade do etanol, fácil assim !

E eu ainda prefiro essa dica de se misturar esses 15% de gasolina apenas para temperar o etanol pq com isso, ainda ganharia um pouco mais de autonomia desse etanol que iria nesse caso render um pouquinho mais.

E tanto é assim válida essa dica de se temperar o etanol com um pequeno percentual de gasolina que lá nos EUA existe o E-85 e na Europa o E-80 que é justamente para facilitar as partidas a frio quando se utiliza esse combustível vegetal.

Agora diante dessas dicas , eu pagava para ver a resposta dessa turma de profissionais negativos quanto a isso, já que eles sempre falam tão mal do etanol assim sem uma explicação ou fundamento lógico !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

MensagemEnviado: 06 Ago 2024 11:41 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E quem é a única responsável aqui no Brasil em controlar e manter a qualidade e a octanagem dessas nossas gasolinas nacionais comuns e aditivadas assim tão baixos é a própria ANP que limitou nessas RIDíCULAS 93 octanas RON a octanagem atual dessas gasolinas.

Se bem que sabemos tbm que essa ANP apenas recebe ordens vindas do andar de cima, ou seja, do Ministério das Minas e Energia e por aí vai ...

E como o teor de etanol anidro misturado nelas permanece fixado atualmente nos atuais 27% , significa que o fator limitante para resultar nessa octanagem assim tão baixa e ridícula são exatamente os restantes 73% da composição dessas citadas gasolinas que seria a tal e sofrível gasolina pura, aquele excremento refinado pelas refinarias nacionais e tbm as gasolinas importadas bem baratas e ordinárias e que são sempre da pior qualidade encontrada no mercado exterior, óbvio.

E tudo isso para se conter ao máximo possível, o custo dessa gasolina pura e assim, sobrar cada vez mais para os cofres públicos e azar é apenas o nosso se tivermos disponíveis esses LIXOS nojentos e sempre caros chamados de gasolina para abastecer os nossos veículos e ainda esperar deles algum rendimento digno mas que na realidade nunca passa de sofrível ...

Mas felizmente que ainda temos uma opção brilhante , maravilhosa e vantajosa em todos os aspectos aqui no nosso mercado, que seria o nobre e sempre desprezado ETANOL. um combustível puro e livre dessas misturas, bem mais barato e contendo uma altíssima octanagem e cuja combustão sempre é muito mais limpa e livre de carbonizações do que sempre ocorre com esses tais LIXOS medíocres de gasolinas nacionais !

Obs : Saibam tbm de um importante fato técnico que a maioria nem menciona de que quaisquer motores sejam eles aspirados ou turbo, que quando eles funcionam alimentados com etanol , eles apresentam os seus gases do escape com temperaturas comprovadamente bem menores do que quando eles são alimentados por essas nojentas gasolinas !

E que isso é uma outra grande vantagem pq já sabemos que qq calor excessivo para qq motor a combustão interna sempre é o seu maior inimigo !

Então são coitadas mesmo dessas gasolinas perto do etanol em qq comparativo técnico entre esses 2 combustíveis !

MensagemEnviado: 09 Ago 2024 07:36 

Bom dia, por 12 anos usei etanol em meus dois carros, um Sandero 1.0 e um Nissan Gran livina 1.8 a gás, abro um parêntese aqui,além do álcool o GNV também é um combustível muito menos danoso q a gasolina, só requer mais cuidado com manutenções, e neste tempo usando etanol meus motores não apresentavam carbonização alguma.
o Sandero passei com 105.000 rodados e o grande livina com 220.000 e o motor limpinho, sem nunca retificar e rodando liso.
Hoje tenho um novo Creta 1.0 turbo. No início usei gasolina mas desisti e agora só uso etanol.
segundo os negativista, o etanol pode estragar os bicos ejetores, mas a gasolina pode acabar com meu motor por conta da carbonização.
Pesando os valores, prefiro usar etanol.

MensagemEnviado: 09 Ago 2024 07:53 

Algum de seus carros tem injeção direta?
Como se comportam depois do uso prongado do etanol?

Crol escreveu:
Uma observação muito importante quando o assunto é a autonomia da gasolina x álcool, porque muitos continuam apoiando que a gasolina dura mais que o álcool, é observar que a gasolina hoje vendida no Brasil tem liberação de mistura de 30% de álcool, mas vocês sabem que os postos misturam muito mais do que a lei permite e outras "coisas" mais, sendo gasolina de fato uma parcela muitas vezes menor que 50%. Sendo assim você estará pagando mais caro por álcool e seja lá o que mais.
Aqui a diferença entre Álcool e Gasolina chega a 2 reais/litro, vale muito mais a pena usar o Álcool com certeza.

MensagemEnviado: 09 Ago 2024 13:05 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

vagnerrro escreveu:
Bom dia, por 12 anos usei etanol em meus dois carros, um Sandero 1.0 e um Nissan Gran livina 1.8 a gás, abro um parêntese aqui,além do álcool o GNV também é um combustível muito menos danoso q a gasolina, só requer mais cuidado com manutenções, e neste tempo usando etanol meus motores não apresentavam carbonização alguma.
o Sandero passei com 105.000 rodados e o grande livina com 220.000 e o motor limpinho, sem nunca retificar e rodando liso.
Hoje tenho um novo Creta 1.0 turbo. No início usei gasolina mas desisti e agora só uso etanol.
segundo os negativista, o etanol pode estragar os bicos ejetores, mas a gasolina pode acabar com meu motor por conta da carbonização.
Pesando os valores, prefiro usar etanol.

Seja bem vindo ao forum e agradeço por esse seu feedback !

Sim, eu não tenho comentado sobre o GNV mas entre ele e a gasolina, como certeza que ele é bem menos prejudicial a qq motor a combustão interna !

Prova disso é esse seu Grand Livina 1.8 com 220 mil kms rodados e sem sofrer com as carbonizações devido ao GNV !

Mas eu nunca instalei um kit GNV em nenhum veículo meu e nem dos meus familiares por 3 motivos básicos :

O GNV infelizmente oferece um desempenho apenas de regular a fraco se comparado com o desempenho oferecido pelos demais combustíveis líquidos e a única vantagem que vejo nele é apenas para quem roda muito e que assim, ele se torna mais econômico.

E a segunda desvantagem do GNV é o fato dele utilizar aqueles cilindros pesados e volumosos instalados no porta-malas , o que sempre será um grande incomodo em qq veículo !

E a terceira desvantagem do GNV é que ele não está disponível em qq posto de combustíveis desse imenso Brasil !

E parabéns por escolher o Creta TGDI 1.0 turbo , mas saiba que esse veículo tbm vai te agradecer muitíssimo melhor se vc o abastecer com a mistura mágica, ou seja com 85% de etanol para 15% de gasolina comum pq assim, esse tempero com esse pequeno percentual de gasolina vai agir no etanol como um aditivo e vc nunca terá problema algum com injetores e nem com outras peças do sistema de injeção desse motor !

Sem citar ainda que qq um desses novos motores dessa última geração turbo flex ADORAM o etanol e DETESTAM qq tipo de gasolina , isso aliás já é um fato amplamente comprovadíssimo aqui no nosso mercado !

MensagemEnviado: 09 Ago 2024 13:23 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

vagnerrro escreveu:
Algum de seus carros tem injeção direta?
Como se comportam depois do uso prongado do etanol?

Sim, dos meus atuais veículos, tem injeção direta o Citroen C4 cactus 1.6 THP turbo flex que está com 19400 kms rodados e o BMW 320i flex atualmente com 10400 kms rodados.

Ambos foram comprados zero KM e desde novos que eles são abastecidos somente com a mistura mágica dos 85% de etanol com 15% de gasolina comum e sempre funcionam perfeitos e com uma afiada resposta a qq solicitação seja rodando no transito das cidades e melhor ainda viajando por rodovias !

Tenho ainda o nosso Jetta TSI 2.0 2013 da versão de 211 cvs que é um sedan importado somente a gasolina, mas para aliviar um pouco mais as carbonizações nesse motor dele, abasteço sempre com gasolina aditivada da Shell ou Ipiranga misturada com 25% até 30% de etanol.

Óbvio que para eu utilizar essa mistura acima citada nesse meu jetta TSI , ele tem o módulo Unichip com uma calibração específica para essa mistura aqui citada e ligado na sua ECU que faz com que ele aceite de boa ser abastecido com essa mistura sem nenhuma falha nem acender luzes amarelas no seu painel e assim, diminui-se mais essas nojentas carbonizações causadas por essas gasolinas.

Além do fato de que com essa dosagem extra desses 25% até 30% de etanol misturado nessas gasolinas aditivadas , isso vai aumentar a octanagem delas que das insuficientes 93 octanas oficiais ela vai para 99 a 100 octanas e assim com o upgrade de stage 2 eu ganho um desempenho bem melhor desse Jetta e ainda, o melhor de tudo, sem quem eu precise abastecer com as caras e raras gasolinas premium Podium e Octapro !

E tive sim problemas com 2 dos 4 injetores originais desse meu jetta, que começaram a não vedar e a gotejar causando afogamentos, mas isso foi somente no começo dos 3 primeiros anos de uso dele, quando ele ainda era abastecido somente com essas gasolinas e estava na garantia da VW e assim, trocaram esses injetores de graça para mim.

Mas depois dessa ocorrência, tive essa ideia de comecei a misturar um pouco de etanol (entre 25% até 30%) na gasolina abastecida nesse jetta e NUNCA MAIS até hoje não tive mais problemas com os seus injetores.

Inclusive esse jetta é um modelo 13/13 que tbm foi comprado zero KM e agora está com quase 97 mil kms nesses seus 11 anos de uso normal !

Acredito certamente que se qq condutor de um veículo flex, seja ele com um motor aspirado ou turbo com injeção direta, se ele sempre fizer uso constante do etanol misturado com 15% até 20% de gasolina comum , que ele jamais terá problema algum com os seus injetores e nem com nenhuma outra peça do seu sistema de injeção !

Um exemplo disso é um irmão meu que rodou por 82 mil kms com um Peugeot 2008 THP griffe 1.6 turbo flex 2015 que tbm foi comprado zero KM e ele NUNCA teve o menor problema de peças danificadas com essa citada mistura de etanol apenas levemente temperado com gasolina.

E esse seu Peugeot 2008 THP 2015 foi trocado no começo desse ano por um novo Peugeot 2008 THP 2024 flex zero KM e que atualmente está com um pouco mais de 8 mil kms rodados e sempre abastecido com essa mesma mistura !

Crol escreveu:
Uma observação muito importante quando o assunto é a autonomia da gasolina x álcool, porque muitos continuam apoiando que a gasolina dura mais que o álcool, é observar que a gasolina hoje vendida no Brasil tem liberação de mistura de 30% de álcool, mas vocês sabem que os postos misturam muito mais do que a lei permite e outras "coisas" mais, sendo gasolina de fato uma parcela muitas vezes menor que 50%. Sendo assim você estará pagando mais caro por álcool e seja lá o que mais.
Aqui a diferença entre Álcool e Gasolina chega a 2 reais/litro, vale muito mais a pena usar o Álcool com certeza.

MensagemEnviado: 09 Ago 2024 14:54 

Pois é, venho usando Etanol e uma vez ou outra misturava gasolina no creta 1.0 turbo. Agora usarei a fórmula mágica. Muito obrigado.

MensagemEnviado: 09 Ago 2024 15:03 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

vagnerrro escreveu:
Pois é, venho usando Etanol e uma vez ou outra misturava gasolina no creta 1.0 turbo. Agora usarei a fórmula mágica. Muito obrigado.

Maravilha colega, tomara que os benefícios do etanol sejam cada vez mais reconhecidos por cada dono de veículo flex e com isso, haverá uma maior satisfação geral em conduzir esses veículos assim abastecidos e apresentando sempre um melhor rendimento.

E com o etanol tbm haverá bem menos problemas de carbonizações e com isso, menos idas desses veículos flex nas oficinas para se fazer as sempre inconvenientes e caras manutenções corretivas.

MensagemEnviado: 14 Ago 2024 23:51 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E mais uma viagem rápida de uns 850 kms de percurso total foi realizada agora por esses dias atrás e com retorno hoje !

Viajei no nosso Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex que é sempre abastecido com aquela mistura de etanol apenas levemente temperado com uns 17% a 18% de gasolina comum .

E com essa mistura aqui citada de combustíveis num motor turbo flex é sempre tudo de bom e do melhor que se pode esperar, quando esse veículo mostra o seu melhor desempenho em qq situação de utilização !

Melhor ainda foi a média total de consumo nesse trajeto todo de ainda ótimos 10,5 kms/l , afinal, lembrando aqui que se trata de um pequeno SUV ou cross over como queiram e que por isso, ele não tem lógico a mesma boa aerodinâmica de um sedan !

E nessas velocidade de cruzeiro utilizadas nele durante essa viagem de uns 110 kms/h até uns 130 kms/h quase constantes, é óbvio que uma pequena melhor aerodinâmica já iria beneficiar em muito essa sua atual média de consumo obtida !

Mas a boa surpresa geral dessa viagem sempre quando se utiliza essa mistura de etanol apenas temperada com um pouco de gasolina aqui citada é que se percebe a ponteira do seu escape se mostrando sempre bem limpa e totalmente livre daquelas nojentas carbonizações escuras de fuligens e de carvão , tão comuns quando se abastece qq veículo com qq tipo de gasolinas.

E isso significa que se a ponteira do escape desse veículo se mantém assim limpa e livre dessas carbonizações, isso significa na prática que todo o interior do motor tbm está se mantendo assim mesmo, ou seja, todo limpo e livre dessas fuligens escuras que são sempre altamente prejudiciais a qq motor atual que se preze !

Criar novo tópico Responder  [ 276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas