Algum de seus carros tem injeção direta?
Como se comportam depois do uso prongado do etanol?
Sim, dos meus atuais veículos, tem injeção direta o Citroen C4 cactus 1.6 THP turbo flex que está com 19400 kms rodados e o BMW 320i flex atualmente com 10400 kms rodados.
Ambos foram comprados zero KM e desde novos que eles são abastecidos somente com a mistura mágica dos 85% de etanol com 15% de gasolina comum e sempre funcionam perfeitos e com uma afiada resposta a qq solicitação seja rodando no transito das cidades e melhor ainda viajando por rodovias !
Tenho ainda o nosso Jetta TSI 2.0 2013 da versão de 211 cvs que é um sedan importado somente a gasolina, mas para aliviar um pouco mais as carbonizações nesse motor dele, abasteço sempre com gasolina aditivada da Shell ou Ipiranga misturada com 25% até 30% de etanol.
Óbvio que para eu utilizar essa mistura acima citada nesse meu jetta TSI , ele tem o módulo Unichip com uma calibração específica para essa mistura aqui citada e ligado na sua ECU que faz com que ele aceite de boa ser abastecido com essa mistura sem nenhuma falha nem acender luzes amarelas no seu painel e assim, diminui-se mais essas nojentas carbonizações causadas por essas gasolinas.
Além do fato de que com essa dosagem extra desses 25% até 30% de etanol misturado nessas gasolinas aditivadas , isso vai aumentar a octanagem delas que das insuficientes 93 octanas oficiais ela vai para 99 a 100 octanas e assim com o upgrade de stage 2 eu ganho um desempenho bem melhor desse Jetta e ainda, o melhor de tudo, sem quem eu precise abastecer com as caras e raras gasolinas premium Podium e Octapro !
E tive sim problemas com 2 dos 4 injetores originais desse meu jetta, que começaram a não vedar e a gotejar causando afogamentos, mas isso foi somente no começo dos 3 primeiros anos de uso dele, quando ele ainda era abastecido somente com essas gasolinas e estava na garantia da VW e assim, trocaram esses injetores de graça para mim.
Mas depois dessa ocorrência, tive essa ideia de comecei a misturar um pouco de etanol (entre 25% até 30%) na gasolina abastecida nesse jetta e NUNCA MAIS até hoje não tive mais problemas com os seus injetores.
Inclusive esse jetta é um modelo 13/13 que tbm foi comprado zero KM e agora está com quase 97 mil kms nesses seus 11 anos de uso normal !
Acredito certamente que se qq condutor de um veículo flex, seja ele com um motor aspirado ou turbo com injeção direta, se ele sempre fizer uso constante do etanol misturado com 15% até 20% de gasolina comum , que ele jamais terá problema algum com os seus injetores e nem com nenhuma outra peça do seu sistema de injeção !
Um exemplo disso é um irmão meu que rodou por 82 mil kms com um Peugeot 2008 THP griffe 1.6 turbo flex 2015 que tbm foi comprado zero KM e ele NUNCA teve o menor problema de peças danificadas com essa citada mistura de etanol apenas levemente temperado com gasolina.
E esse seu Peugeot 2008 THP 2015 foi trocado no começo desse ano por um novo Peugeot 2008 THP 2024 flex zero KM e que atualmente está com um pouco mais de 8 mil kms rodados e sempre abastecido com essa mesma mistura !
Crol escreveu:
Uma observação muito importante quando o assunto é a autonomia da gasolina x álcool, porque muitos continuam apoiando que a gasolina dura mais que o álcool, é observar que a gasolina hoje vendida no Brasil tem liberação de mistura de 30% de álcool, mas vocês sabem que os postos misturam muito mais do que a lei permite e outras "coisas" mais, sendo gasolina de fato uma parcela muitas vezes menor que 50%. Sendo assim você estará pagando mais caro por álcool e seja lá o que mais.
Aqui a diferença entre Álcool e Gasolina chega a 2 reais/litro, vale muito mais a pena usar o Álcool com certeza.