Bem-vindo: 29 Mar 2024 03:22

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 249 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 21, 22, 23, 24, 25  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 13:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
enrikhy escreveu:
Então, estava até animado com o primeiro tanque de etanol fazendo média de pouco de mais de 8 km/l, mas acho que por ainda ter gasolina, pois agora no 2º abastecimento com etanol, a média caiu pra 7 km/l, vou pensar ainda no que vou fazer, se colocar mais etanol ou voltar pra gasolina.
Uma outra coisa que reparei, é que nunca percebi nada de estranho no funcionamento do motor nesses quase 2 anos abastecendo somente gasolina, mas agora com o etanol, percebo que o carro as vezes dá uma engasgada de leve, um tranco, isso pode ser consequência da mudança do combustível? Na teoria, você pode colocar o combustível que quiser sempre, mas será que na prática o motor realmente não acostuma com um combustível?



Já é fato tecnicamente comprovado que qq motor flex nunca vai se acostumar a determinado combustível e por causa disso, ele poderá funcionar mal com o outro combustível quando de uma possível troca.

Mas estamos considerando aqui obviamente que tem de estar tudo em ordem com a manutenção preventiva desse veículo flex, ou seja, oleos e filtros sempre trocados, velas de ignição e bobinas em ordem assim como todos os demais sensores que compõe o sistema de injeção eletrônica desse motor, senão ele não vai funcionar bem nem com gasolina e muito menos com etanol, afinal essa é a mais pura realidade e dela não temos como escapar !

Portanto perceber alguma anormalidade no funcionamento de um motor flex e de imediato atribuir a isso que possa ser o etanol não tem absolutamente nada a ver ... lógico que tbm estamos considerando aqui combustíveis idôneos e não possivelmente adulterados!!!

É isso aí, valeu ![/quote]

Então, o carro está com revisão em dia, pode ser impressão minha, não foi nada absurdo, relacionei ao combustível pois foi a única mudança que fiz no carro, mas esse pequeno tranco na saída pode ser até uma aceleração errada e eu vinculando a isso.
Quanto ao combustível em si, como meu carro já é gastão mesmo, arredondando faz 10 km na gasolina e fazendo agora 7 km no etanol, mas numa conta rápida aqui, o álcool aqui está a R$ 3,00, enchendo o tanque gasto R$ 150,00 e rodo 350 km; pra rodar 350 km na gasolina gastaria R$ 146,00, a economia de R$ 4,00 não compensaria a desvantagem em utilizar gasolina, considerando os benefícios aqui citados do etanol.[/quote]


Perfeita essa sua citação, concordo !

E sempre que for notada uma pequena diferença em $$$$ em favor da gasolina quando comparada ao etanol, ainda assim vai valer à pena dar preferencia ao etanol devido as várias vantagens técnicas oferecidas por ele se comparado a qq das gasolinas, sem sombra de dúvida alguma !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 19:06 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
Aqui em SC essa brincadeira infelizmente não compensa, vou ter aí um tanque cheio de R$135 de etanol, e gasolina estava R$174 com antiga octana e agora R$180 com 83 octanas isso que nem é aditivada, senão sairia mais salgado.

Sobre o carro engasgar com etanol, o HB20 tem uma coisa (não sei o termo técnico) mas tens que saber trocar muito bem a marcha, é um saco mesmo, eu achei que fosse até psicológico (já tive Corsa, Celta, Uno, KA enfim etc e só dá nos Hyundai), mas os coreanos ainda não sabem fazer essa troca de marcha macio, precisa ter um tempo perfeito de embreagem com acelerador senão ele já começar capengar, e se estiver com o ar condicionado ligado aí sim começa uma crise de parkinson no carro (nessas horas já puxo pra primeira e forço até ver firmeza no motor)..

Dito isso, eu também já pus etanol, por alguns meses, oque eu vi de diferente além doque citei acima é que a partida de ignição as vezes é um pouquinho mais longa e demorado, coisa pouca principalmente se estiver usando o tanquinho a frio, mas nada além disso.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 08 Out 2020 01:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim, tbm já percebi que o nosso HB20 1.6 c/ câmbio manual tem uma sensibilidade maior no seu acelerador sempre quando abastecido com etanol ou com a mistura mágica contendo até 20% de gasolina, principalmente quando ele ainda está frio ou em fase de aquecimento do seu motor.

Mas tão logo ele esquenta totalmente o seu motor, essa sensibilidade maior do acelerador diminui bastante e já não incomoda mais.

E isso pode até sugerir alguma falta de uma melhor afinação dos mapas da sua ECU, ou de uma calibração original dessa injeção de combustível que não estivesse 100% ideal mas ao mesmo tempo , seria algo improvável de ocorrerem tais erros nessa nossa atualidade ...

Obs : Inclusive quando fiz um prolongado test-drive num novo HB20 hatch Diamond Plus turbo aut. fui avisado na CCS de que esse veículo estava abastecido com 100% de etanol mas mesmo assim, não percebi essa leve anormalidade de funcionamento nesse seu macio motor turbo, mas uma obediência precisa e progressiva aos comandos do acelerador em quaisquer condições de utilização.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 09 Out 2020 17:06 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
Sim, tbm já percebi que o nosso HB20 1.6 c/ câmbio manual tem uma sensibilidade maior no seu acelerador sempre quando abastecido com etanol ou com a mistura mágica contendo até 20% de gasolina, principalmente quando ele ainda está frio ou em fase de aquecimento do seu motor.

Mas tão logo ele esquenta totalmente o seu motor, essa sensibilidade maior do acelerador diminui bastante e já não incomoda mais.

E isso pode até sugerir alguma falta de uma melhor afinação dos mapas da sua ECU, ou de uma calibração original dessa injeção de combustível que não estivesse 100% ideal mas ao mesmo tempo , seria algo improvável de ocorrerem tais erros nessa nossa atualidade ...

Obs : Inclusive quando fiz um prolongado test-drive num novo HB20 hatch Diamond Plus turbo aut. fui avisado na CCS de que esse veículo estava abastecido com 100% de etanol mas mesmo assim, não percebi essa leve anormalidade de funcionamento nesse seu macio motor turbo, mas uma obediência precisa e progressiva aos comandos do acelerador em quaisquer condições de utilização.


Bem, pode ser isso então, acostumado a sempre andar na gasolina, pode ser essa diferença mesmo, na próxima vou colocar gasolina pra verificar. Na verdade, em resumo, só focando na questão do desempenho, logo quando completei o penúltimo abastecimento com etano, o carro ainda tinha uns 10 litros de gasolina, percebi na hora o aumento no desempenho, o carro ficou um foguete, mas com uns dias foi diminuindo, e após completar novamente só com etanol, não senti mais aquele desempenho, tá bem similar a antes. Sei lá, pode ser impressão mas achei que o carro ficaria com o desempenho do primeiro abastecimento constantemente.

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 10 Out 2020 15:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, tbm já percebi que o nosso HB20 1.6 c/ câmbio manual tem uma sensibilidade maior no seu acelerador sempre quando abastecido com etanol ou com a mistura mágica contendo até 20% de gasolina, principalmente quando ele ainda está frio ou em fase de aquecimento do seu motor.

Mas tão logo ele esquenta totalmente o seu motor, essa sensibilidade maior do acelerador diminui bastante e já não incomoda mais.

E isso pode até sugerir alguma falta de uma melhor afinação dos mapas da sua ECU, ou de uma calibração original dessa injeção de combustível que não estivesse 100% ideal mas ao mesmo tempo , seria algo improvável de ocorrerem tais erros nessa nossa atualidade ...

Obs : Inclusive quando fiz um prolongado test-drive num novo HB20 hatch Diamond Plus turbo aut. fui avisado na CCS de que esse veículo estava abastecido com 100% de etanol mas mesmo assim, não percebi essa leve anormalidade de funcionamento nesse seu macio motor turbo, mas uma obediência precisa e progressiva aos comandos do acelerador em quaisquer condições de utilização.



O que ocorre nesses casos é que os condutores acabam se acostumando com a leve melhor performance proporcionada pelo etanol e depois já não se sente mais toda essa diferença em relação ao funcionamento do motor com gasolina, mas basta colocar 2 HB20 de igual motorização e versão lado a lado, um abastecido só com etanol e o outro apenas com gasolina, acelerar os 2 ao mesmo tempo para constatar o HB20 com etanol saltar na frente e não ser mais ameaçado pelo modelo abastecido com gasolina.

Isso aliás, é um fato já amplamente comprovado !

Bem, pode ser isso então, acostumado a sempre andar na gasolina, pode ser essa diferença mesmo, na próxima vou colocar gasolina pra verificar. Na verdade, em resumo, só focando na questão do desempenho, logo quando completei o penúltimo abastecimento com etano, o carro ainda tinha uns 10 litros de gasolina, percebi na hora o aumento no desempenho, o carro ficou um foguete, mas com uns dias foi diminuindo, e após completar novamente só com etanol, não senti mais aquele desempenho, tá bem similar a antes. Sei lá, pode ser impressão mas achei que o carro ficaria com o desempenho do primeiro abastecimento constantemente.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Dez 2020 05:10 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
Bom finalmente conclui meu cálculo relacionado a nova octanagem, se antes o uso do etanol já distanciava o custo-benefício, agora ficou muito mais gritante.

Eu segui abastecimentos fixando parâmetros para evitar variáveis (a lista é grande), ao longo de meses, aqui visando apenas autonomia e nada mais.

Então anteriormente utilizei gasolina aditivada que entendo ser do tipo C 87 octanas consegui um recorde de 508.1 km com 18h30min (redondo) de condução, depois da atualização de valores a aditivada ficou pesado pro meu bolso então parti para gasolina comum que nada influencia na autonomia a não ser no ponto de dispersantes e detergentes, e agora com a gasolina comum tipo C de 93 octanas consegui um novo recorde de 550.1 km com 19h17min de condução, já o etanol meu recorde foi de 353 km com 13h53min de condução.

Meu HB20 saiu zero e passou 100% de revisões anuais na concessionária Hyundai, zero problemas no motor, ainda vou encaixar meu cálculo no etanol mas está bem óbvio que o etanol por km já sairá mais caro, antes com 87 octanas o etanol já perdia em custo mesmo sendo mais barata, aí fica a seu critério utilizar etanol pela pureza e limpeza do combustível.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Dez 2020 11:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
SimPos escreveu:
Bom finalmente conclui meu cálculo relacionado a nova octanagem, se antes o uso do etanol já distanciava o custo-benefício, agora ficou muito mais gritante.

Eu segui abastecimentos fixando parâmetros para evitar variáveis (a lista é grande), ao longo de meses, aqui visando apenas autonomia e nada mais.

Então anteriormente utilizei gasolina aditivada que entendo ser do tipo C 87 octanas consegui um recorde de 508.1 km com 18h30min (redondo) de condução, depois da atualização de valores a aditivada ficou pesado pro meu bolso então parti para gasolina comum que nada influencia na autonomia a não ser no ponto de dispersantes e detergentes, e agora com a gasolina comum tipo C de 93 octanas consegui um novo recorde de 550.1 km com 19h17min de condução, já o etanol meu recorde foi de 353 km com 13h53min de condução.

Meu HB20 saiu zero e passou 100% de revisões anuais na concessionária Hyundai, zero problemas no motor, ainda vou encaixar meu cálculo no etanol mas está bem óbvio que o etanol por km já sairá mais caro, antes com 87 octanas o etanol já perdia em custo mesmo sendo mais barata, aí fica a seu critério utilizar etanol pela pureza e limpeza do combustível.



Bem interessante essa citação, comprovando o que já sabemos que o etanol de fato é bem mais consumido em volume do que a gasolina.

Mas temos de considerar tbm as variações que existem entre os preços da gasolina comum e do etanol comum em milhares de cidades espalhadas por todo esse imenso Brasil.

Mas comparando esses 2 combustíveis (etanol e gasolina), não existe a menor sombra de dúvida que se a gasolina oferece APENAS uma maior autonomia, o etanol por sua vez proporciona mais desempenho , menos emissões de poluentes e ainda, mantém o motor sempre limpo internamente e livre das nojentas e nocivas carbonizações, por isso a razão dessa minha preferencia incondicional pelo etanol e nunca por qq das gasolinas, apesar de que na minha cidade, a diferença de preço entre eles oscila sempre entre 62% a 66% , o que significa que ainda é bem vantajoso abastecer com o etanol e nunca com as gasolinas !

Obs : Aqui na nossa cidade por exemplo, os menores preços da gasolina comum e do etanol comum da Shell , combustíveis altamente confiáveis está em 2,95 o litro do etanol e de 4,62 para o litro da gasolina !

Agradeço pelo interessante relato !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Dez 2020 23:48 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
Aqui nosso etanol já está acima de R$3 faz tempo, mas a gasolina comum está R$4,30 por aí, vou seguindo no comum até os elétricos se tornarem convencionais e baratos ou governo ter vergonha na cara e fazer nosso etanol ser nacionalista assim como um tanque de gasolina pra um americano saia o preço de um prato de comida


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 08 Dez 2020 00:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
SimPos escreveu:
Aqui nosso etanol já está acima de R$3 faz tempo, mas a gasolina comum está R$4,30 por aí, vou seguindo no comum até os elétricos se tornarem convencionais e baratos ou governo ter vergonha na cara e fazer nosso etanol ser nacionalista assim como um tanque de gasolina pra um americano saia o preço de um prato de comida



Exatamente, mas sinceramente, mesmo que o preço do etanol chegue a uns 80% do preço do litro de gasolina comum, entendo que ainda vai valer muito a pena abastecer com ele do que com esses lixos de gasolinas comuns nacionais pq ela só oferece uma maior autonomia mas nunca um desempenho decente e ainda vai sujar e emporcalhar todo o motor internamente com carbonizações e depois começam as griladas ou as terríveis e nocivas batidas de pino que nada mais é do que a falta de octanagem dessas gasolinas pobres para lidar com a elevada compressão dos atuais motores flex.

Então é por isso que eu já compartilhei aqui no forum por diversas vezes a dica para se misturar pelo menos uns 30% a 35% de etanol num tanque de gasolina nos locais onde o etanol for mais caro em relação ao preço das gasolinas que é exatamente para se ganhar em um melhor funcionamento geral de qq motor flex e assim, ele poder oferecer um desempenho pelo menos razoável porém sempre melhor do que quando se abastece apenas com essas nossas pobres gasolinas comuns e sem contar ainda com um pouco menos de fuligens internas nesses motores além de uma menor emissão de poluentes !

Obs : Nesse caso aqui citado pelo colega SimPos até se o etanol custar 3,50 e as gasolinas comuns 4,30 , ainda assim vai valer a pena usar a mistura mágica dos 15% a 20% de gasolina e o restante de etanol mas estou extrapolando essa mistura para 30% a 35% de gasolina e o restante de etanol, que era o que eu usaria de mistura caso o etanol fosse até mais caro do que os 3,50 por litro e as gasolinas comuns custassem 4,30 o litro !

Agora eu abastecer qq veículo flex meu apenas com gasolina, só se eu estiver em algum país do mercosul onde não houver a disponibilidade de etanol , caso contrário, jamais abasteceria apenas com esses nossos lixos caros de gasolinas nacionais.

E um último detalhe técnico importante, não achem e se iludam vcs de que qq motor flex não reconhece que se está abastecendo com essa nossa gasolina comum de baixa octanagem pq os sensores fofoqueiros da ECU sentem e descobrem na hora que o motor está sendo alimentado é por gasolina e não por etanol e a partir daí, a ECU desse motor vai determinar que o desempenho desse motor flex seja sempre o mínimo possível para se evitar que essas detonações possam destruir qq motor flex de elevada compressão devido justamente a essa falta de uma maior octanagem dessas nossas gasolinas, só possível de ser melhorada se for misturado mais algum teor de etanol extra nesse tanque de gasolina.

E aí sim, essa mistura conterá mais octanagem, o sistema de injeção/ignição eletronica desse motor flex vai detectar isso, avisando imediatamente a sua ECU que vai providenciar no mesmo instante uma regulagem mais otimizada e adequada a essa maior octanagem dessa mistura de combustíveis e só assim é que esse motor vai desenvolver mais desempenho.

Portanto não existem milagres aqui além dessa triste porém óbvia realidade !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 02 Fev 2021 17:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E só relembrando aos colegas que quando forem reabastecer seus veículos flex, atentar para que se o preço do etanol for de até 75% do preço das gasolinas mais baratas, que ainda sim valerá muito a pena abastecer com o etanol do que com gasolina.

E como um exemplo prático, cito aqui que se o preço das gasolinas mais baratas de alguma localidade for de 4,80 que nesses casos, ainda assim valerá muito a pena abastecer com o etanol se ele estiver custando até 3,60 .

Obs : Outro detalhe importante a ser compartilhado aqui é que durante o verão , quando as temperaturas ambientes sempre permanecem mais elevadas, abastecer veículos flex apenas com gasolinas faz piorar o seu rendimento geral pq isso facilita a ocorrência do fenômeno da detonação e pre-ignição ocasionado pela baixa octanagem das gasolinas e devido ao fato dos motores flex sempre apresentarem uma elevada compressão para as gasolinas quando comparadas com o etanol, por isso que tbm nessas ocasiões, mais uma vez o etanol se mostra mais vantajoso sob todos os aspectos.

E em casos de motores turbo flex, essa citação se torna na prática, ainda mais real e verdadeira !

Fato esse garantido e já amplamente comprovado em mecânica automotiva !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 249 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 21, 22, 23, 24, 25  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB