Bem-vindo: 28 Mar 2024 09:32

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 249 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 20, 21, 22, 23, 24, 25  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 01 Out 2020 23:12 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
SimPos escreveu:
ianisgreek escreveu:
SimPos escreveu:
Ignorando qualquer recomendação, só por princípio de curiosidade, como vi que existe um cálculo conciliar autonomia e qualidade para o motor nesta combinação de podium com etanol etc...

Mas digamos que... eu só queira pura e completa autonomia, tem alguma fórmula mágica? Pois pelos artigos que li, não tem nenhum jeito de dar mais do que o posto oferece, ou seja, temos a comum, aí temos a aditivada que dá limpeza ao motor LIMPEZA, e aí o etanol com mais pureza ainda e menos autonomia, e a podium ou premium que também trás pureza acompanhado de uma octanagem que só vai ser aproveitada em um veículo de alta compressão ou seja esportivo.

Então calma sei que neste mês temos a tal gasolina nova, de 93 octanas tanto comum quanto aditivada, então sim vai dar mais autonomia por conta disso, mas voltando ao início da minha dúvida, agora com 93 octanas da nova lei, tem outra coisa que pode dar mais autonomia? (que não seja no critério de "como" usar o carro do tipo como se deve pilotar sem usar no neutro, ou usar ar-condicionado, ou aerodinâmica, enfim que não seja questões de usabilidade)



Pelos testes que já temos feito e que foram dos mais variados tipos com misturas de combustíveis contendo até 33% de gasolina com 67% de etanol tanto nesse nosso HB20 1.6 , tb no Creta 2.0 e até nos demais veículos flex da familia que possue um novo Ford Ka sedan 1.5 , um Peugeot 2008 1.6 THP turbo flex e um Astra 2.0 flex 2011 , assim a realidade comprovada crua e nua demonstrou que sempre que houver mais etanol dentro do tanque desses veículos do que de gasolina, maior será o rendimento geral obtido para qq desses motores flex aliado ainda na obtenção de uma maior limpeza interna desses motores, sendo esse um dos principais e mais importantes fatores para que qq motor obtenha sempre um maior rendimento e um funcionamento ideal !

Afirmo ainda que devido a esse motivo, que nós nunca, jamais abastecemos qq um desses nossos veículos flex somente com gasolina de nenhum tipo e nem aconselhamos ninguém a faze-lo pelas obvias razões já expostas aqui nesse tópico e tbm em outros tópicos desse forum por incontáveis vezes !

Além do fato de que qq motor flex tem sempre uma compressão bem mais elevada do que seria a ideal para ele funcionar bem somente com gasolinas, sendo essa então mais uma razão segura para haver sempre mais etanol do que gasolina no tanque de qq veículo flex , comprovadamente !

Sim, sabemos que o etanol puro é consumido mais rapidamente do que as gasolinas devido ao menor poder calorifico dele, mas a sua maior octanagem em relação a de qq das gasolinas é o fator responsável por compensar esse menor poder energético dele e assim proporcionar esse maior rendimento do etanol em qq motor.

Em locais onde o preço do etanol for de até 70% do preço das gasolinas mais baratas, até compensa abastecer só com etanol puro se não for importante perder um pouco em autonomia, ou seja , pela necessidade que haverá em parar antes para reabastecer novamente.

E mesmo com essas novas gasolinas de 93 octanas lançadas agora a partir de Agosto/2020, elas vão continuar a perder de longe para o etanol em rendimento pq ele possui 117 octanas portanto sem a menor comparação entre esses 2 combustíveis e nem mesmo com as raras e caríssimas gasolinas podium e octapro.

Existe tbm a questão do preço de ambos esses combustíveis , mas mesmo em locais onde o etanol custe 75% ou até um pouco mais do que o preço da gasolina comum, ainda assim valerá a pena fazer uma mistura de 1/3 de gasolina com 2/3 de etanol para se beneficiar tanto do maior rendimento e tbm da maior limpeza proporcionada pelo etanol e lembrando que esse percentual de 1/3 de gasolina dessa citada mistura ainda vai ajudar a aumentar um pouco mais a autonomia geral do veículo e assim permitir ir mais longe com o mesmo volume dessa mistura de combustíveis !

Quanto as gasolinas aditivadas e as premium, elas possuem sim aditivos detergentes de limpeza mas jamais que elas vão se igualar em poder de limpeza com o etanol e isso já é um outro fato comprovado , além tbm de um outro fato que sabemos de que a queima de qq tipo de gasolina sempre vai produzir muito mais resíduos de carvão dentro dos motores do que a queima do etanol e sabe-se ainda que essa sujeira toda deixada dentro dos motores pela queima das gasolinas é bem mais prejudicial para a obtenção de um funcionamento digno de qq motor e isso não temos como contestar !

É isso aí colegas, valeu !


Então amigo mas aí você está considerando sobre a questão de manter qualidade ao motor com o fato de acrescer etanol, por isso eu disse somente considerar autonomia, agora sobre o etanol ter 117 octanas eu realmente estou por fora, mas vou revelar uma coisa que não citei, estou desde Março fazendo teste de autonomia através do computador de bordo (ficaria assustado com tamanho da tabela que montei), e fiz o abastecimento da Gasolina Aditivada, 3x, e o abastecimento de Etanol 3x, dá um mês pra cada medição então foram 6 meses calculando, todas no mesmo posto, usando mesmo critério, fazendo abastecimento fixos e sempre na mesma sobra de combustível com margem de erro de 1km, e digo que não tem como o Etanol dar mais autonomia que a Gasolina, minha melhor marca de Hodômetro parcial foi de 353km usando Etanol puro, e com Gasolina Aditivada foi de 508.1km, sim eu sei que precisava fazer conversão por isso eu fiz e o Etanol saiu R$25,56 mais caro que a Aditivada, claro isto aqui onde eu moro, e consigo com toda a informação que coletei durante esses meses ver com mais precisão doque estimar estes cálculos da internet sobre o preço ser x% maior sobre a gasolina, neste caso lhe preciso que para igualar de Etanol com Gasolina nesta minha medição o Etanol precisaria ser R$1,267 mais barato que a Gasolina.

Então no momento que mistura gasolina e etanol só vejo tirar o poder de completo de autonomia da gasolina, mas estou falando de dar apenas autonomia, estou ignorando os fatores de prestar mais pureza ao motor, aí tudo certo Etanol de fato entra nesse quesito.

Então ainda gostaria de saber, se tem outro jeito de dar mais autonomia doque o posto oferece.[/quote


____________________________________________________________________________________________________________

Conforme já foi citado antes, sempre a gasolina vai dar mais autonomia em kms/l do que o etanol, óbvio, ou seja , com gasolina sempre se consegue rodar mais kms percorridos por litro consumido do que com etanol exatamente como vc mesmo confirmou nessas suas medições.

E assim, vamos utilizar esses mesmos resultados dessas suas próprias medições para os cálculos abaixo que seriam :

Temos que vc rodou uma media de 353 kms com um tanque de etanol e suponha que seu HB20 tenha consumido uns 43 lts para percorrer essa quilometragem pq o tanque dele comporta 50 lts e assim digamos que vc tenha atingido a reserva do tanque que seriam uns 7 lts :

Então são 353 kms divididos por 43 lts o que dá uma média de 8,21 kms/l e que é uma média bem provável de ser atingida com etanol para um HB20.

Agora com gasolina vc percorreu 508,1 kms e supondo tbm que com o mesmo volume de combustível que seriam os mesmos 43 lts do tanque então teremos:

São 508,1 kms percorridos onde foram consumidos 43 lts de gasolina o que dá : 508,1 divididos por 43 = 11,82 kms/l tbm uma média muito provável de ser atingida com gasolinas para um HB20.

Inclusive considerando essas prováveis médias de consumo conseguidas com ambos esses combustíveis , elas nos mostram um outro fato tbm bastante plausível e real de que foram necessários quase 44% a mais de volume de etanol em relação a gasolina para percorrer uma mesma quilometragem e isso está bem dentro da média mostrada pela maioria dos motores flex.

Outro fato curioso e importante nessas suas medições é que baseado no que vc citou sobre os preços desses combustíveis na sua localidade, calculei a gasolina comum ou aditivada a uns 4,40 o litro e o etanol a uns 4,99 o litro por isso que vc citou que seria necessário que o etanol deveria custar 1.267 mais barato nessa sua cidade para os custos por km rodado com etanol igualar com o custo rodado com gasolina, aliás, um absurdo o preço surreal do etanol por aí que tem um preço médio de 13,4% acima do preço do litro da gasolina, isso é algo inimaginável de ocorrer nesse Brasil , mas vemos que infelizmente isso ainda é perfeitamente possivel !!!

Mas se for o caso de se optar em usar o etanol porém misturado com uma menor dosagem de gasolina para se melhorar a autonomia dessa mistura, bastaria misturar 1/3 de gasolina com 2/3 de etanol e se conseguiria uma provável média de 9,41 kms/l baseando-nos nessas mesmas médias já conseguidas por vc e com a vantagem de se beneficiar de todas características positivas já citadas do etanol e ainda aumentando a media em kms/l proporcionada por esse percentual menor de gasolina usada nessa provável mistura.

Essa seria com certeza a minha opção de escolha em uma mistura de combustíveis para abastecer meu HB20 1.6 caso morasse em alguma localidade com etanol mais caro do que 75% do preço da gasolina comum e nesse caso dessa localidade, onde o etanol é mais caro do que a própria gasolina, um fato mais do que inconcebível e difícil de imaginar aqui nesse Brasil de etanol farto e de custo reduzido !

Obs : E mesmo assim, não vou considerar aqui misturas usando mais gasolina do que o proposto máximo de 33,3 % pq nesses casos, se perderia bastante as melhores características do etanol somente para se obter um pouco mais de autonomia o que entendo que não vai valer nunca à pena pq em troca vai se perder em desempenho e ainda vai se carbonizar internamente o motor , o que na minha opinião , isso não será um fato nada saudável, por isso que não vejo nem tenho interesse algum em usar uma mistura com mais do que 33,3 de gasolina ou seja 1/3 com 66,6% ou 2/3 de etanol e isso repetindo, em locais de etanol bem mais caro , caso contrário mantenho sempre a mistura mágica de 20% de gasolina com 80% de etanol para abastecer qq veículo flex.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 02 Out 2020 00:19 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
ianisgreek escreveu:
SimPos escreveu:
ianisgreek escreveu:
Pelos testes que já temos feito e que foram dos mais variados tipos com misturas de combustíveis contendo até 33% de gasolina com 67% de etanol tanto nesse nosso HB20 1.6 , tb no Creta 2.0 e até nos demais veículos flex da familia que possue um novo Ford Ka sedan 1.5 , um Peugeot 2008 1.6 THP turbo flex e um Astra 2.0 flex 2011 , assim a realidade comprovada crua e nua demonstrou que sempre que houver mais etanol dentro do tanque desses veículos do que de gasolina, maior será o rendimento geral obtido para qq desses motores flex aliado ainda na obtenção de uma maior limpeza interna desses motores, sendo esse um dos principais e mais importantes fatores para que qq motor obtenha sempre um maior rendimento e um funcionamento ideal !

Afirmo ainda que devido a esse motivo, que nós nunca, jamais abastecemos qq um desses nossos veículos flex somente com gasolina de nenhum tipo e nem aconselhamos ninguém a faze-lo pelas obvias razões já expostas aqui nesse tópico e tbm em outros tópicos desse forum por incontáveis vezes !

Além do fato de que qq motor flex tem sempre uma compressão bem mais elevada do que seria a ideal para ele funcionar bem somente com gasolinas, sendo essa então mais uma razão segura para haver sempre mais etanol do que gasolina no tanque de qq veículo flex , comprovadamente !

Sim, sabemos que o etanol puro é consumido mais rapidamente do que as gasolinas devido ao menor poder calorifico dele, mas a sua maior octanagem em relação a de qq das gasolinas é o fator responsável por compensar esse menor poder energético dele e assim proporcionar esse maior rendimento do etanol em qq motor.

Em locais onde o preço do etanol for de até 70% do preço das gasolinas mais baratas, até compensa abastecer só com etanol puro se não for importante perder um pouco em autonomia, ou seja , pela necessidade que haverá em parar antes para reabastecer novamente.

E mesmo com essas novas gasolinas de 93 octanas lançadas agora a partir de Agosto/2020, elas vão continuar a perder de longe para o etanol em rendimento pq ele possui 117 octanas portanto sem a menor comparação entre esses 2 combustíveis e nem mesmo com as raras e caríssimas gasolinas podium e octapro.

Existe tbm a questão do preço de ambos esses combustíveis , mas mesmo em locais onde o etanol custe 75% ou até um pouco mais do que o preço da gasolina comum, ainda assim valerá a pena fazer uma mistura de 1/3 de gasolina com 2/3 de etanol para se beneficiar tanto do maior rendimento e tbm da maior limpeza proporcionada pelo etanol e lembrando que esse percentual de 1/3 de gasolina dessa citada mistura ainda vai ajudar a aumentar um pouco mais a autonomia geral do veículo e assim permitir ir mais longe com o mesmo volume dessa mistura de combustíveis !

Quanto as gasolinas aditivadas e as premium, elas possuem sim aditivos detergentes de limpeza mas jamais que elas vão se igualar em poder de limpeza com o etanol e isso já é um outro fato comprovado , além tbm de um outro fato que sabemos de que a queima de qq tipo de gasolina sempre vai produzir muito mais resíduos de carvão dentro dos motores do que a queima do etanol e sabe-se ainda que essa sujeira toda deixada dentro dos motores pela queima das gasolinas é bem mais prejudicial para a obtenção de um funcionamento digno de qq motor e isso não temos como contestar !

É isso aí colegas, valeu !


Então amigo mas aí você está considerando sobre a questão de manter qualidade ao motor com o fato de acrescer etanol, por isso eu disse somente considerar autonomia, agora sobre o etanol ter 117 octanas eu realmente estou por fora, mas vou revelar uma coisa que não citei, estou desde Março fazendo teste de autonomia através do computador de bordo (ficaria assustado com tamanho da tabela que montei), e fiz o abastecimento da Gasolina Aditivada, 3x, e o abastecimento de Etanol 3x, dá um mês pra cada medição então foram 6 meses calculando, todas no mesmo posto, usando mesmo critério, fazendo abastecimento fixos e sempre na mesma sobra de combustível com margem de erro de 1km, e digo que não tem como o Etanol dar mais autonomia que a Gasolina, minha melhor marca de Hodômetro parcial foi de 353km usando Etanol puro, e com Gasolina Aditivada foi de 508.1km, sim eu sei que precisava fazer conversão por isso eu fiz e o Etanol saiu R$25,56 mais caro que a Aditivada, claro isto aqui onde eu moro, e consigo com toda a informação que coletei durante esses meses ver com mais precisão doque estimar estes cálculos da internet sobre o preço ser x% maior sobre a gasolina, neste caso lhe preciso que para igualar de Etanol com Gasolina nesta minha medição o Etanol precisaria ser R$1,267 mais barato que a Gasolina.

Então no momento que mistura gasolina e etanol só vejo tirar o poder de completo de autonomia da gasolina, mas estou falando de dar apenas autonomia, estou ignorando os fatores de prestar mais pureza ao motor, aí tudo certo Etanol de fato entra nesse quesito.

Então ainda gostaria de saber, se tem outro jeito de dar mais autonomia doque o posto oferece.[/quote


____________________________________________________________________________________________________________

Conforme já foi citado antes, sempre a gasolina vai dar mais autonomia em kms/l do que o etanol, óbvio, ou seja , com gasolina sempre se consegue rodar mais kms percorridos por litro consumido do que com etanol exatamente como vc mesmo confirmou nessas suas medições.

E assim, vamos utilizar esses mesmos resultados dessas suas próprias medições para os cálculos abaixo que seriam :

Temos que vc rodou uma media de 353 kms com etanol e suponha que seu HB20 tenha consumido uns 43 lts para percorrer essa quilometragem pq o tanque dele comporta 50 lts e assim digamos que vc tenha atingido a reserva do tanque que seriam uns 7 lts :

Então são 353 kms divididos por 43 lts o que dá uma média de 8,21 kms/l e que é uma média bem provável de ser atingida com etanol para um HB20.

Agora com gasolina vc percorreu 508,1 kms e supondo tbm que com o mesmo volume de combustível que seriam os mesmos 43 lts então teremos:

São 508,1 kms percorridos onde foram consumidos 43 lts de gasolina o que dá : 508,1 divididos por 43 = 11,82 kms/l tbm uma média muito provável de ser atingida com gasolinas para um HB20.

Inclusive considerando essas prováveis médias de consumo conseguidas com ambos esses combustíveis , elas nos mostram um outro fato tbm bastante plausível e real de que foram necessários quase 44% a mais de volume de etanol em relação a gasolina para percorrer uma mesma quilometragem e isso está bem dentro da média mostrada pela maioria dos motores flex.

Outro fato curioso e importante nessas suas medições é que baseado no que vc citou sobre os preços desses combustíveis na sua localidade, calculei a gasolina comum ou aditivada a uns 4,40 o litro e o etanol a uns 4,99 o litro por isso que vc citou que seria necessário que o etanol deveria custar 1.267 mais barato nessa sua cidade para os custos por km rodado com etanol igualar com o custo rodado com gasolina, aliás, um absurdo o preço surreal do etanol por aí !!!

E se for o caso de se optar em usar o etanol porém misturado com uma menor dosagem de gasolina para se melhorar a autonomia dessa mistura, bastaria misturar 1/3 de gasolina com 2/3 de etanol e se conseguiria uma provável média de 9,41 kms/l baseando-nos nessas mesmas médias já conseguidas por vc e com a vantagem de se beneficiar de todas características positivas já citadas do etanol e ainda aumentando a media em kms/l proporcionada por esse percentual menor de gasolina usada nessa provável mistura.

Essa seria com certeza a minha opção de escolha em uma mistura de combustíveis para abastecer meu HB20 1.6 caso morasse em alguma localidade com etanol mais caro do que 75% do preço da gasolina comum.

Obs : Não vou considerar aqui misturas usando mais gasolina do que o proposto máximo de 33,3 % pq nesses casos, se perde bastante as melhores características do etanol somente para se obter um pouco mais de autonomia o que entendo que não vai valer nunca à pena pq em troca vai se perder em desempenho e ainda vai se carbonizar internamente o motor , o que na minha opinião não é um fato nada saudável, por isso que não vejo nem tenho interesse algum em usar uma mistura com mais do que 33,3 de gasolina ou seja 1/3 com 66,6% ou 2/3 de etanol e isso repetindo, em locais de etanol bem mais caro , caso contrário mantenho sempre a mistura mágica de 20% de gasolina com 80% de etanol para abastecer qq veículo flex.


A litragem foi fixado em 42,005 com uma margem de erro de ml, valor do Etanol foi R$3,299 para R$4,149 de gasolina, então para igualar é necessário ser R$2,032 de etanol, com gasolina fazendo 12.9km/L e etanol 9.1km/L, se eu misturar como você sugere e atinja 9,41km/L de mistura híbrida, sim a autonomia supera o etanol puro, mas não supera a comum ou aditivada, eu ainda entendo que você esteja dando a fórmula para preservação do motor, tudo bem tem que por Etanol mesmo, mas 1/3 e 2/3 não superam em autonomia a gasolina pura (talvez a podium consiga ainda prestar uma distância maior que ao do meu recorde de 508.1km, mas aí o preço não compensa)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 02 Out 2020 11:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Veja bem :

Nada vai aumentar a autonomia do etanol a não ser misturar gasolina nele !

Inclusive com essas médias de consumo obtidas por esse seu veículo com ambos os combustíveis de 9,1 kms/l com etanol e de 12,9 kms/l com gasolina , significa que esse seu HB20 está apresentando um ótimo rendimento com o etanol comparado com a gasolina , requerendo 41,8% de volume de etanol a mais do que de gasolina para percorrer a mesma distância quando as médias da maioria dos motores flex estão entre 43% a 45%.

Mas como já foi comentado antes , quanto mais gasolina for misturado no etanol, mais autonomia se tem mas tbm menos desempenho será obtido aliado ainda a uma maior carbonização interna do motor e a um pior funcionamento geral em relação ao etanol.

E afinal, cada um é livre para fazer e tratar do seu veículo do seu jeito pessoal e assim, eu JAMAIS abasteceria nenhum veículo flex meu apenas com gasolina pura nem que fosse as raras e caríssimas gasolinas podium e/ou a octapro não importando qual seria o preço desses combustíveis, simplesmente pq não vai valer à pena NUNCA abastecer com gasolina se comparar qq tipo delas com o etanol !

Ou, em outras palavras, nunca que o custo-benefício obtido com qq das gasolinas será maior do que o oferecido pelo etanol , comprovadamente.

Então a partir desses comentários, fique a vontade para fazer a sua escolha pessoal para abastecer o seu veículo, espero ter ajudado e sempre a disposição !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 02 Out 2020 13:33 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
Bom entendi parte de misturar mais gasolina e consequência aumentar a carbonização, só quero frizar que se for gasolina pura a autonomia será maior ainda que a de gasolina+álcool e consequência a carbonização será maior claro, mas aí vai do uso de qualquer um.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 02 Out 2020 23:16 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
SimPos escreveu:
Bom entendi parte de misturar mais gasolina e consequência aumentar a carbonização, só quero frizar que se for gasolina pura a autonomia será maior ainda que a de gasolina+álcool e consequência a carbonização será maior claro, mas aí vai do uso de qualquer um.



Veja bem colega, gasolina só dá mais autonomia e nada mais pq de resto são so desvantagens principalmente se for abastecer qq motor flex com gasolinas vc vai perder desempenho e ainda vai carbonizar o pobre motor.

Já o etanol não importa o seu preço , ele sempre vai proporcionar o melhor desempenho e ainda vai aproveitar 100% a maior compressão dos motores flex, coisa que nem as gasolinas especiais como a podium e a octapro vão conseguir como ocorre com o etanol.

Sem falar que na maior parte do Brasil, o etanol ainda apresenta um preço compensador pelo custo-beneficio que ele oferece, por isso essa minha antipatia pelas gasolinas nacionais e que as utilizo melhor só para lavar peças e tbm apenas para temperar de leve o etanol e nada mais além disso, Deus me livre delas !!!

Até o meu pobre jetta TSI que tem um motor 2.0 turbo somente a gasolina por ser importado, sofre coitado com esses LIXOS ordinários de gasolinas nacionais, sempre de péssima qualidade e o pior, de preços sempre exorbitantes.

Imagine vc qq motor turbo sendo alimentado por essas nossas gasolinas pobres de apenas 93 octanas RON quando no manual desse próprio jetta TSI a VW anuncia bem claro que para se obter um desempenho mínimo e razoável desse motor com a devida segurança, que deve-se abastece-lo com gasolinas de no mínimo 95 octanas RON e como fazer com essas nossas gasolinas que ainda estão longe disso ? ... Infelizmente essa é a nossa realidade crua e nua !

E abastece-lo com gasolina podium ou octapro só se tiver muito dinheiro sobrando e ainda, se achar essas gasolinas nesse imenso interior desse Brasil e ainda, se essas gasolinas especiais estiverem 100% idôneas e sem adulterações o que é muito comum de ocorrer com elas quando muitos postos desonestos misturam gasolina comum com a podium e a octapro só para lucrarem mais ... eta inferno viu !!!

Já se esse motor turbo dele fosse flex, a história seria bem diferente pq bastava abastece-lo com etanol e já se obteria de graça bem mais torque e potência com total segurança e ainda com um custo bem menor e sem falar tbm no melhor funcionamento geral desse motor se pudesse ser abastecido com etanol e da sua limpeza interna e que devido a isso, não iriam ser necessárias fazer as caras descarbonizações periódicas nele ... é triste e lamentável essa situação e só quem conhece e passa por isso é que sabe o que significa viver esses pesadelos !!!

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 09:27 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
SimPos escreveu:
Bom entendi parte de misturar mais gasolina e consequência aumentar a carbonização, só quero frizar que se for gasolina pura a autonomia será maior ainda que a de gasolina+álcool e consequência a carbonização será maior claro, mas aí vai do uso de qualquer um.



Veja bem colega, gasolina só dá mais autonomia e nada mais pq de resto são so desvantagens principalmente se for abastecer qq motor flex com gasolinas vc vai perder desempenho e ainda vai carbonizar o pobre motor.

Já o etanol não importa o seu preço , ele sempre vai proporcionar o melhor desempenho e ainda vai aproveitar 100% a maior compressão dos motores flex, coisa que nem as gasolinas especiais como a podium e a octapro vão conseguir como ocorre com o etanol.

Sem falar que na maior parte do Brasil, o etanol ainda apresenta um preço compensador pelo custo-beneficio que ele oferece, por isso essa minha antipatia pelas gasolinas nacionais e que as utilizo melhor só para lavar peças e tbm apenas para temperar de leve o etanol e nada mais além disso, Deus me livre delas !!!

Até o meu pobre jetta TSI que tem um motor 2.0 turbo somente a gasolina por ser importado, sofre coitado com esses LIXOS ordinários de gasolinas nacionais, sempre de péssima qualidade e o pior, de preços sempre exorbitantes.

Imagine vc qq motor turbo sendo alimentado por essas nossas gasolinas pobres de apenas 93 octanas RON quando no manual desse próprio jetta TSI a VW anuncia bem claro que para se obter um desempenho mínimo e razoável desse motor com a devida segurança, que deve-se abastece-lo com gasolinas de no mínimo 95 octanas RON e como fazer com essas nossas gasolinas que ainda estão longe disso ? ... Infelizmente essa é a nossa realidade crua e nua !

E abastece-lo com gasolina podium ou octapro só se tiver muito dinheiro sobrando e ainda, se achar essas gasolinas nesse imenso interior desse Brasil e ainda, se essas gasolinas especiais estiverem 100% idôneas e sem adulterações o que é muito comum de ocorrer com elas quando muitos postos desonestos misturam gasolina comum com a podium e a octapro só para lucrarem mais ... eta inferno viu !!!

Já se esse motor turbo dele fosse flex, a história seria bem diferente pq bastava abastece-lo com etanol e já se obteria de graça bem mais torque e potência com total segurança e ainda com um custo bem menor e sem falar tbm no melhor funcionamento geral desse motor se pudesse ser abastecido com etanol e da sua limpeza interna e que devido a isso, não iriam ser necessárias fazer as caras descarbonizações periódicas nele ... é triste e lamentável essa situação e só quem conhece e passa por isso é que sabe o que significa viver esses pesadelos !!!

É isso aí colega, valeu !


Então, estava até animado com o primeiro tanque de etanol fazendo média de pouco de mais de 8 km/l, mas acho que por ainda ter gasolina, pois agora no 2º abastecimento com etanol, a média caiu pra 7 km/l, vou pensar ainda no que vou fazer, se colocar mais etanol ou voltar pra gasolina.
Uma outra coisa que reparei, é que nunca percebi nada de estranho no funcionamento do motor nesses quase 2 anos abastecendo somente gasolina, mas agora com o etanol, percebo que o carro as vezes dá uma engasgada de leve, um tranco, isso pode ser consequência da mudança do combustível? Na teoria, você pode colocar o combustível que quiser sempre, mas será que na prática o motor realmente não acostuma com um combustível?

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 09:33 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
Eu até compreendo de resto ser só desvantagem comparado ao Etanol com exceção de autonomia, mas eu que faço revisão anual, sinceramente já são quase 10 anos de HB20 (só não vou comprar o 2021 porque ficou feio pra cacete), nunca troquei nada e nunca tive problemas com peça de fábrica (oque estragou foi o painel de estacionamento e interface que não é da série), então sim deve ter carbonização e tal, mas no peso dos gastos fico com gasolina que me promete mais distância e menos custo.

Claro se for purista tem zelo pelo produto, aí fica a critério do motorista gastar mais com etanol, é como eu com meus eletrônicos uso estabilizador só que não é senoidal, nosso sistema elétrico é sujo igual a pureza das gasolinas, o recomendado seria senoidal mas é muito caro, quer dizer que ele vai prejudicar os capacitores e transistores a longo prazo, quer dizer que meus equipamentos vivem queimados? Não, meu PC já tem mais de 10 anos, no fim as coisas tornam pra quem tem poder aquisitivo, preferiria ter estabilizador senoidal e usar etanol, mas o preço não compensa.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 11:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
SimPos escreveu:
Bom entendi parte de misturar mais gasolina e consequência aumentar a carbonização, só quero frizar que se for gasolina pura a autonomia será maior ainda que a de gasolina+álcool e consequência a carbonização será maior claro, mas aí vai do uso de qualquer um.



Veja bem colega, gasolina só dá mais autonomia e nada mais pq de resto são so desvantagens principalmente se for abastecer qq motor flex com gasolinas vc vai perder desempenho e ainda vai carbonizar o pobre motor.

Já o etanol não importa o seu preço , ele sempre vai proporcionar o melhor desempenho e ainda vai aproveitar 100% a maior compressão dos motores flex, coisa que nem as gasolinas especiais como a podium e a octapro vão conseguir como ocorre com o etanol.

Sem falar que na maior parte do Brasil, o etanol ainda apresenta um preço compensador pelo custo-beneficio que ele oferece, por isso essa minha antipatia pelas gasolinas nacionais e que as utilizo melhor só para lavar peças e tbm apenas para temperar de leve o etanol e nada mais além disso, Deus me livre delas !!!

Até o meu pobre jetta TSI que tem um motor 2.0 turbo somente a gasolina por ser importado, sofre coitado com esses LIXOS ordinários de gasolinas nacionais, sempre de péssima qualidade e o pior, de preços sempre exorbitantes.

Imagine vc qq motor turbo sendo alimentado por essas nossas gasolinas pobres de apenas 93 octanas RON quando no manual desse próprio jetta TSI a VW anuncia bem claro que para se obter um desempenho mínimo e razoável desse motor com a devida segurança, que deve-se abastece-lo com gasolinas de no mínimo 95 octanas RON e como fazer com essas nossas gasolinas que ainda estão longe disso ? ... Infelizmente essa é a nossa realidade crua e nua !

E abastece-lo com gasolina podium ou octapro só se tiver muito dinheiro sobrando e ainda, se achar essas gasolinas nesse imenso interior desse Brasil e ainda, se essas gasolinas especiais estiverem 100% idôneas e sem adulterações o que é muito comum de ocorrer com elas quando muitos postos desonestos misturam gasolina comum com a podium e a octapro só para lucrarem mais ... eta inferno viu !!!

Já se esse motor turbo dele fosse flex, a história seria bem diferente pq bastava abastece-lo com etanol e já se obteria de graça bem mais torque e potência com total segurança e ainda com um custo bem menor e sem falar tbm no melhor funcionamento geral desse motor se pudesse ser abastecido com etanol e da sua limpeza interna e que devido a isso, não iriam ser necessárias fazer as caras descarbonizações periódicas nele ... é triste e lamentável essa situação e só quem conhece e passa por isso é que sabe o que significa viver esses pesadelos !!!

É isso aí colega, valeu !


Então, estava até animado com o primeiro tanque de etanol fazendo média de pouco de mais de 8 km/l, mas acho que por ainda ter gasolina, pois agora no 2º abastecimento com etanol, a média caiu pra 7 km/l, vou pensar ainda no que vou fazer, se colocar mais etanol ou voltar pra gasolina.
Uma outra coisa que reparei, é que nunca percebi nada de estranho no funcionamento do motor nesses quase 2 anos abastecendo somente gasolina, mas agora com o etanol, percebo que o carro as vezes dá uma engasgada de leve, um tranco, isso pode ser consequência da mudança do combustível? Na teoria, você pode colocar o combustível que quiser sempre, mas será que na prática o motor realmente não acostuma com um combustível?



Já é fato tecnicamente comprovado que qq motor flex nunca vai se acostumar a determinado combustível e por causa disso, ele poderá funcionar mal com o outro combustível quando de uma possível troca.

Mas estamos considerando aqui obviamente que tem de estar tudo em ordem com a manutenção preventiva desse veículo flex, ou seja, oleos e filtros sempre trocados, velas de ignição e bobinas em ordem assim como todos os demais sensores que compõe o sistema de injeção eletrônica desse motor, senão ele não vai funcionar bem nem com gasolina e muito menos com etanol, afinal essa é a mais pura realidade e dela não temos como escapar !

Portanto perceber alguma anormalidade no funcionamento de um motor flex e de imediato atribuir a isso que possa ser o etanol não tem absolutamente nada a ver ... lógico que tbm estamos considerando aqui combustíveis idôneos e não possivelmente adulterados!!!

É isso aí, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 11:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
SimPos escreveu:
Eu até compreendo de resto ser só desvantagem comparado ao Etanol com exceção de autonomia, mas eu que faço revisão anual, sinceramente já são quase 10 anos de HB20 (só não vou comprar o 2021 porque ficou feio pra cacete), nunca troquei nada e nunca tive problemas com peça de fábrica (oque estragou foi o painel de estacionamento e interface que não é da série), então sim deve ter carbonização e tal, mas no peso dos gastos fico com gasolina que me promete mais distância e menos custo.

Claro se for purista tem zelo pelo produto, aí fica a critério do motorista gastar mais com etanol, é como eu com meus eletrônicos uso estabilizador só que não é senoidal, nosso sistema elétrico é sujo igual a pureza das gasolinas, o recomendado seria senoidal mas é muito caro, quer dizer que ele vai prejudicar os capacitores e transistores a longo prazo, quer dizer que meus equipamentos vivem queimados? Não, meu PC já tem mais de 10 anos, no fim as coisas tornam pra quem tem poder aquisitivo, preferiria ter estabilizador senoidal e usar etanol, mas o preço não compensa.



Tudo vai depender tbm do preço do etanol e da gasolina em cada localidade, pq existem sim grandes variações no preço do etanol dependendo da região em que se vive e no nordeste brasileiro por exemplo assim como no Rio Grande do Sul, o etanol sempre teve preço exorbitante em relação ao preço das gasolinas apesar de tantas usinas de etanol e açúcar e de extensos canaviais plantados no nordeste, mas o looby e o marketing sujo dessa nossa politica de combustíveis de fato atrapalha sim tudo.

Nesse ponto e por morar em Minas Gerais e no sudeste, tenho sorte do preço do etanol aqui na minha cidade ficar sempre ao redor de 62% a 67% do preço da gasolina comum e assim, viva o etanol que se mostra nesse meu caso bem compensador em todos os sentidos.

Eu apenas tempero o etanol com uns 15% a 20% de gasolina somente para aumentar um pouquinho mais a autonomia dele, mas mesmo assim continuo a ser beneficiado pelas reais vantagens técnicas oferecidas pelo etanol e assim o meu HB20 1.6 sempre funciona perfeito como um relógio suiço usando essa "mistura mágica" de combustíveis !

Então, nada a reclamar do etanol e apenas a elogia-lo SEMPRE !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 13:20 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
Então, estava até animado com o primeiro tanque de etanol fazendo média de pouco de mais de 8 km/l, mas acho que por ainda ter gasolina, pois agora no 2º abastecimento com etanol, a média caiu pra 7 km/l, vou pensar ainda no que vou fazer, se colocar mais etanol ou voltar pra gasolina.
Uma outra coisa que reparei, é que nunca percebi nada de estranho no funcionamento do motor nesses quase 2 anos abastecendo somente gasolina, mas agora com o etanol, percebo que o carro as vezes dá uma engasgada de leve, um tranco, isso pode ser consequência da mudança do combustível? Na teoria, você pode colocar o combustível que quiser sempre, mas será que na prática o motor realmente não acostuma com um combustível?[/quote]


Já é fato tecnicamente comprovado que qq motor flex nunca vai se acostumar a determinado combustível e por causa disso, ele poderá funcionar mal com o outro combustível quando de uma possível troca.

Mas estamos considerando aqui obviamente que tem de estar tudo em ordem com a manutenção preventiva desse veículo flex, ou seja, oleos e filtros sempre trocados, velas de ignição e bobinas em ordem assim como todos os demais sensores que compõe o sistema de injeção eletrônica desse motor, senão ele não vai funcionar bem nem com gasolina e muito menos com etanol, afinal essa é a mais pura realidade e dela não temos como escapar !

Portanto perceber alguma anormalidade no funcionamento de um motor flex e de imediato atribuir a isso que possa ser o etanol não tem absolutamente nada a ver ... lógico que tbm estamos considerando aqui combustíveis idôneos e não possivelmente adulterados!!!

É isso aí, valeu ![/quote]

Então, o carro está com revisão em dia, pode ser impressão minha, não foi nada absurdo, relacionei ao combustível pois foi a única mudança que fiz no carro, mas esse pequeno tranco na saída pode ser até uma aceleração errada e eu vinculando a isso.
Quanto ao combustível em si, como meu carro já é gastão mesmo, arredondando faz 10 km na gasolina e fazendo agora 7 km no etanol, mas numa conta rápida aqui, o álcool aqui está a R$ 3,00, enchendo o tanque gasto R$ 150,00 e rodo 350 km; pra rodar 350 km na gasolina gastaria R$ 146,00, a economia de R$ 4,00 não compensaria a desvantagem em utilizar gasolina, considerando os benefícios aqui citados do etanol.

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 249 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 20, 21, 22, 23, 24, 25  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB