Bem-vindo: 28 Mar 2024 16:22

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 23:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Perfeito Biel, exata essa sua citação e assim, vamos aproveitando o melhor que pudermos os nossos HB20 com esse ótimo e guerreiro motor Gamma 1.6 flex !!!

Obs : Sem citar aqui ainda quantas vezes que já me diverti muito com esse nosso HB20 1.6 durante viagens por rodovias ao ultrapassar e me manter na frente de veículos concorrentes dele e até de outros veículos com motores 1.6, 1.8 e até alguns 2.0 devido ao sempre brilhante desempenho mostrado por ele quando abastecido com etanol.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 00:27 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Perfeito Biel, exata essa sua citação e assim, vamos aproveitando o melhor que pudermos os nossos HB20 com esse ótimo e guerreiro motor Gamma 1.6 flex !!!

Obs : Sem citar aqui ainda quantas vezes que já me diverti muito com esse nosso HB20 1.6 durante viagens por rodovias ao ultrapassar e me manter na frente de veículos concorrentes dele e até de outros veículos com motores 1.6, 1.8 e até alguns 2.0 devido ao sempre brilhante desempenho mostrado por ele quando abastecido com etanol.

Exato e mesmo os carros tendo mais torque em baixa e se igualando a sua potência (até passando um pouco), o trunfo da relação pesoXpotência do HB20 ainda é melhor do que de muitos veículos atuais.

Pena que o sistema MPFI está mostrando sua idade no quesito consumo e eficiência extrema


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 11:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Isso mesmo, infelizmente todos aqueles fabricantes que ainda insistirem com esses motores aspirados com injeção multiponto vão ficando cada vez mais defasados na evolução tecnológica e sendo facilmente ultrapassados por todos os demais novos motores flex turbo com injeção direta.

Afinal , sem dúvidas que essa é a última palavra quando o assunto são todos esses recentes motores dessa mais nova geração além das variações hibridas e outras mais.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 15:20 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Isso mesmo, infelizmente todos aqueles fabricantes que ainda insistirem com esses motores aspirados com injeção multiponto vão ficando cada vez mais defasados na evolução tecnológica e sendo facilmente ultrapassados por todos os demais novos motores flex turbo com injeção direta.

Afinal , sem dúvidas que essa é a última palavra quando o assunto são todos esses recentes motores dessa mais nova geração além das variações hibridas e outras mais.

Lembro quando saiu esse novo Onix de injeção indireta no tri-cilindro e ví youtubers defendendo isso eu achei péssima a decisão.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 16:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Concordo pq afinal, se os atuais sistemas de injeção multiponto sequenciais, que é a última versão mais evoluída desse tipo de injeção ainda desse resultados satisfatórios e positivos como ocorre com essas mais recentes injeções diretas , nenhum fabricante teria desenvolvido e investido pesado nesse novo sistema como já o fez a própria Chevrolet, a Ford , a VW/Audi , Porsche , BMW e Mercedes Benz, as famosas marcas japonesas e mais recentemente as Fiat/Jeep além das Peugeot/Citroen e por aí vai toda essa turma mais esperta de marcas que não quer perder o seu lugar ao Sol nesse atual mercado automotivo.

Mas coube o mérito dessa redescoberta e relançamento atual desse já conhecido sistema de injeção direta para gasolina porém já modernizado e desenvolvido totalmente eletrônico à Mitsubishi em 1996 , porém foram os alemães da Mercedes Benz os pioneiros na utilização desse sistema mas ainda mecânico de injeção direta a gasolina lá atras em 1954.

E de 1996 para cá, além da Mitsubishi, vários outros fabricantes se colocaram a desenvolver tbm os seus novos sistemas eletrônicos dessa injeção direta que culminou tbm na sua adaptação até aos mais recentes motores tanto os aspirados e tbm os turbo flex.

E se não estou enganado, a primeira marca a lançar aqui no Brasil o 1º motor 2.0 aspirado flex com injeção direta foi a dona Ford para a sua nova linha Focus.

Depois disso foi que vieram todas os demais fabricantes com os seus respectivos lançamentos aqui tanto para a gasolina e tbm para os motores flex.

E a demora para se popularizar esses lançamentos desse sistema de injeção direta em todo o mundo e tbm aqui no nosso mercado foi nada menos do que a péssima qualidade das nossas gasolinas que continham até 2014 um teor absurdo de enxofre, e que esse produto cristalizava nos injetores , inutilizando-os rapidamente, além de tbm poluir mais o ar ambiente.

Assim, houve esse novo novo decreto na ANP em 2014 onde não só a partir de então as gasolinas premium como a Podium apresentassem baixos teores de enxofre da ordem de 30 ppm como tbm para todas as demais gasolinas comuns e aditivadas que deveriam ser refinadas e comercializadas por força de lei federal com nunca mais do que 50 ppm de enxofre por litro.

Mas apenas citando como curiosidade, que na Europa e na America do Norte, Japão , Oceania e alguns outros países de 1º mundo, que eles já refinam gasolinas bem antes de nós com algumas das melhores gasolinas apresentando apenas 5 ppm de enxofre e não mais do que 15 ppm de enxofre comparados com as nossas atuais gasolinas que infelizmente ainda apresentam esses exagerados 50 ppm de enxofre.

E se eu não estiver enganado, acho que em toda a America do Sul e Central, apenas a Costa Rica , o México e o Chile é que distribuem e vendem gasolinas atuais com um máximo de 15 ppm de enxofre.

Em todos os demais países, os indices atuais encontrados desse enxofre ainda podem passar desse teto máximo dos 50 ppm e portanto, essas gasolinas ainda não podem ser recomendadas para abastecer todos esses novos veículos já com essa injeção direta.

E a melhor noticia de todas é que felizmente, o nosso nobre e quase sempre desprezado etanol não tem nenhum teor de enxofre na sua composição ... maravilha isso , portanto, os nossos merecidos parabéns novamente a ele !!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 17:16 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Concordo pq afinal, se os atuais sistemas de injeção multiponto sequenciais, que é a última versão mais evoluída desse tipo de injeção ainda desse resultados satisfatórios e positivos como ocorre com essas mais recentes injeções diretas , nenhum fabricante teria desenvolvido e investido pesado nesse novo sistema como já o fez a própria Chevrolet, a Ford , a VW/Audi , Porsche , BMW e Mercedes Benz, as famosas marcas japonesas e mais recentemente as Fiat/Jeep além das Peugeot/Citroen e por aí vai toda essa turma mais esperta de marcas que não quer perder o seu lugar ao Sol nesse atual mercado automotivo.

Mas coube o mérito dessa redescoberta e relançamento atual desse já conhecido sistema de injeção direta para gasolina porém já modernizado e desenvolvido totalmente eletrônico à Mitsubishi em 1996 , porém foram os alemães da Mercedes Benz os pioneiros na utilização desse sistema mas ainda mecânico de injeção direta a gasolina lá atras em 1954.

E de 1996 para cá, além da Mitsubishi, vários outros fabricantes se colocaram a desenvolver tbm os seus novos sistemas eletrônicos dessa injeção direta que culminou tbm na sua adaptação até aos mais recentes motores tanto os aspirados e tbm os turbo flex.

E a primeira marca a lançar aqui no Brasil o 1º motor 2.0 aspirado flex com injeção direta foi a dona Ford para a sua nova linha Focus.

Depois disso é que vieram todas os demais fabricantes com os seus respectivos lançamentos aqui tanto para a gasolina e tbm para os motores flex.

Exato, sem falar que em motor turbo, Injeção direta é extremamente importante em um país com combustível ruim como aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 17:37 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Concordo pq afinal, se os atuais sistemas de injeção multiponto sequenciais, que é a última versão mais evoluída desse tipo de injeção ainda desse resultados satisfatórios e positivos como ocorre com essas mais recentes injeções diretas , nenhum fabricante teria desenvolvido e investido pesado nesse novo sistema como já o fez a própria Chevrolet, a Ford , a VW/Audi , Porsche , BMW e Mercedes Benz, as famosas marcas japonesas e mais recentemente as Fiat/Jeep além das Peugeot/Citroen e por aí vai toda essa turma mais esperta de marcas que não quer perder o seu lugar ao Sol nesse atual mercado automotivo.

Mas coube o mérito dessa redescoberta e relançamento atual desse já conhecido sistema de injeção direta para gasolina porém já modernizado e desenvolvido totalmente eletrônico à Mitsubishi em 1996 , porém foram os alemães da Mercedes Benz os pioneiros na utilização desse sistema mas ainda mecânico de injeção direta a gasolina lá atras em 1954.

E de 1996 para cá, além da Mitsubishi, vários outros fabricantes se colocaram a desenvolver tbm os seus novos sistemas eletrônicos dessa injeção direta que culminou tbm na sua adaptação até aos mais recentes motores tanto os aspirados e tbm os turbo flex.

E a primeira marca a lançar aqui no Brasil o 1º motor 2.0 aspirado flex com injeção direta foi a dona Ford para a sua nova linha Focus.

Depois disso é que vieram todas os demais fabricantes com os seus respectivos lançamentos aqui tanto para a gasolina e tbm para os motores flex.

Exato, sem falar que em motor turbo, Injeção direta é extremamente importante em um país com combustível ruim como aqui.



Opa Biel, lembrando ainda que mesmo após esse novo decreto da ANP, que essas nossas atuais gasolinas só apresentam esses tais 50 ppm de enxofre pq elas ainda contém pesados 27% de etanol anidro por litro, pq se for reduzido em qq percentual esse atual teor de etanol, o teor de enxofre vai passar com certeza desses oficiais 50 ppm, o que vai causar fatalmente os estragos nos delicados injetores desse sistema de injeção direta. infelizmente.

Ou seja, é o tal do "Se correr o bicho pega e se ficar, o bicho come" portanto , sem chance alguma dessas nossas atuais gasolinas melhorarem um pouco mais a sua sempre sofrível qualidade !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 10 Set 2022 15:05 
Offline

Registrado em: 14 Fev 2019 14:17
Mensagens: 24
Nos meus quase 100mkm rodando com esse Gamma 1.6 16v, só tenho boas coisas a dizer. Na cidade, arranco junto ou mais rápido que os SUV's do momento, na estrada pista da esquerda dando seta e tirando os poderosos da frente é caso comum, e ainda consumo de combustível inferior ao da maioria que peço passagem. Adoraria a injeção direta, mas me contento com o que ele oferece... Bom torque nas baixas, boa performance nas altas. Já tive uma dezena de veículos e certamente esse é meu motor preferido (mas nunca tive 1.0.. hahahaha)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 13 Set 2022 13:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Tbm concordo com o colega Leotqrj e acrescento ainda que , sem dúvida alguma, de todos os atuais motores 1.6 aspirados desse nosso atual mercado , que esse motor 1.6 Gamma flex ganha em rendimento de todos os seus demais concorrentes.

Obs : Lembrando aqui de um importante detalhe técnico desse motor :

Como ele apresenta uma elevada compressão estática de 12:1 , isso significa que ele SEMPRE vai apresentar um melhor rendimento geral se ele for alimentado com etanol e nunca com gasolinas, apesar dele ser uma unidade flexfuel.

E como essa é uma característica louvável e até muito bem vinda do projeto desse motor, não temos como modificar isso.

Então, devido a essa realidade, sempre será mais vantajoso abastecer qq modelo de HB20 1.6 com etanol do que com gasolinas, ou ainda, com misturas contendo sempre bem mais etanol do que gasolinas.

Nessas ocasiões, sente-se nitidamente um maior torque geral em qq solicitação do acelerador e uma maior potência em rodovias.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 24 Out 2022 20:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
ricardozupa escreveu:
Oi pessoal,
O motor Sigma 1,6 tem muita força nas subidas, ladeiras? Moro em SP numa região de subidas íngremes e fico preocupado com o desempenho do carro.
Posso comprar o carro tranquilo?
Agradeço quem puder dar esclarecimentos.
Abraços

Ricardo



O motor Gamma 1.6 encontrado na linha HB20 desde 2013 até na ultima geração de 2019 é talvez o melhor motor aspirado flex dessa categoria 1.6 disponível aqui no mercado brasileiro em rendimento.

Principalmente se ele for abastecido com misturas contendo mais etanol do que gasolina, exatamente devido a uma de suas melhores características que é a sua elevada taxa de compressão.

E isso se traduz justamente nesse maior rendimento geral citado aqui principalmente se esse motor for associado ao câmbio manual e um pouco menos com o câmbio automático.

Mas já há partir dessa nova linha HB20 2023 , a Hyundai do Brasil está dando bem mais enfase e disponibilizando mais a sua nova versão 1.0 turbo flex no lugar desse pioneiro motor aspirado Gamma 1.6 que ficou restrito à versão X dos HB20.

Já quanto a essa versão de motor Gamma 1.6 , ainda temos em pleno uso o nosso pioneiro HB20 1.6 2013 já quase completando os 100 mil kms rodados e com o câmbio manual de 5 marchas e até hj nenhum outro hatch nacional ou importado com um motor 1.6 aspirado flex mostrou ter força superior e talvez nem parecida com a desse motor 1.6 desse HB20 em qq situação de uso ( lembrando novamente que esse nosso HB20 sempre foi abastecido desde zero KM até agora somente com etanol misturado com no máximo 15% de gasolina ) o que obviamente ajuda a essa versão de motor 1.6 flex a obter um pouco mais de desempenho do que se ele fosse alimentado com qq tipo de gasolina e isso sem nenhuma sombra de dúvidas e podem apostar nisso o que for !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB