Tive uma interessante oportunidade de fazer um test drive e apenas dentro do perímetro urbano da minha cidade no novo Creta 1.6 turbo automático 2025 hoje pela manhã !
Mas não tive dessa vez , uma oportunidade de leva-lo até uma rodovia onde eu poderia sentir melhor , todo o desempenho desse novo Creta 1.6 turbo.
E que com certeza foi uma inesperada surpresa esse novo Creta onde percebi que a dona Hyundai do Brasil de fato esmerou e caprichou em toda essa nova versão de Creta, desde a sua montagem, a sua mecânica, o acabamento geral, os acessórios , a sua dirigibilidade e o seu espaço interno, enfim, para mim esse é até agora o melhor produto que a Hyundai do Brasil já lançou aqui no nosso mercado dentro da categoria dos SUV.
Até os famigerados e antigos freios traseiros a tambor foram finalmente substituídos nessa nova versão de Creta 1.6 turbo por discos bem mais eficientes para deter esse veículo nas frenagens mais exigentes em altas velocidades.
A minha única ressalva e crítica pessoal ainda vai para a falta da versão flex desse seu ótimo motor 1.6 turbo que foi calibrado apenas para as gasolinas nacionais mas que aqui nesse item, vale citar que foi feito um ótimo trabalho com essa afinada calibração a ponto desse novo Creta 1.6 turbo, mesmo quando ele é abastecido com essas gasolinas comuns e aditivadas de apenas 93 octanas RON , mostrar um desempenho brilhante até mesmo no transito urbano e melhor ainda foi que, ao se verificar a sua ponteira do escape , que ela se mantém limpa e livre de carbonizações escuras . numa prova bem real de uma combustão mais completa dessas gasolinas nesse novo motor 1.6 turbo.
E vamos considerar aqui ainda que essa unidade de test drive estava com menos de 200 kms rodados e portanto, ainda em pleno período de amaciamento do seu motor e abastecida com essas gasolinas nacionais de baixa qualidade.
Talvez se esse novo Creta fosse abastecido com as nossas melhores gasolinas premium, que são a Podium e a Octapro, que devido a maior octanagem delas , esse motor possa de fato ganhar alguma coisa a mais em desempenho quando comparado com essas gasolinas comuns e aditivadas.
Mas ainda fico imaginando esse motor 1.6 turbo flex abastecido com etanol, o brilhante rendimento geral que ele iria apresentar sem nenhuma sombra de dúvidas.
Tbm vale um elogio para a sua ótima transmissão DSG de dupla embreagem desse novo Creta, que ajuda muito a obter esse ótimo resultado em desempenho geral oferecido por essa nova versão.
Obs : Comparando assim de uma forma subjetiva as impressões que esse novo Creta 1.6 turbo me causaram comparado com os veículos mais próximos em motorização e desempenho que seriam a dupla da Fiat, os modelos Pulse e Fastback Abarth 1.3 turbo flex e a dupla de Citroen C4 cactus THP e do Peugeot 2008 THP e ambas com o motor 1.6 turbo flex, acredito que somente um teste comparativo lado a lado com esses 4 veículos numa pista fechada e com alguma boa reta para se descobrir quem seria o melhor deles em uma aceleração plena lado a lado.
Assim só por esse test drive, nem arrisco a citar qual seria o melhor desses veículos acima citados em desempenho, apesar de já ter experimentado todos eles e por isso fica muito difícil de julgar com certeza devido a semelhança em desempenho geral apresentado entre eles.
Obs : E um aviso importante a todos os donos de Cretas 2.0 é de que esse novo Creta 1.6 turbo está bem melhor em dirigibilidade, portanto nenhuma comparação a fazer entre essa antiga versão 2.0 aspirada com essa nova versão 1.6 turbo !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|