ianisgreek escreveu:
Retornando a esse tópico para relatar sobre uma experiência bem negativa que tive com o nosso atual HB20 1.6 esses dias atrás sobre remap de ECU :
Já tem aqui na minha cidade um revendedor de uma renomada marca de remap e por ficar bem mais barato esse remap do que instalar um Unichip , resolvi assim experimentar.
O procedimento é bem simples :
Existe um módulo que lê , copia e salva todo o software original que está gravado na ECU do HB20.
Depois descarregam um novo software na ECU do HB20 e já estará concluído o remap do veículo.
Mas acontece que na teoria tudo isso é uma maravilha, porém na prática nem sempre as coisas ocorrem como se espera e após baixarem o remap na ECU do nosso HB20, já ao ligar o veículo em seguida, o motor falhou e não ligou de primeira ...
Na hora percebi que alguma coisa não estava perfeito nesse remap e por isso, pedi para voltar com todo o software original de volta na ECU e desisti desse remap pq estava claro que alguma calibração não foi bem feita.
E nesse momento não tive como esconder mais a esse profissional que trabalho com Unichip e que com ele isso nunca havia ocorrido em nenhum veículo ...
O profissional pediu desculpas e ficou de fato desapontado que o remap da empresa que ele representa, no caso do HB20 1.6 não havia funcionado bem, então paciência e desisti de ficar com ele !!!
E com o software original baixado de volta na ECU do nosso HB20, foi bater na chave e o motor pegou novamente de estalo ...
Foi quando esse fato me fez lembrar de um velho ditado popular muito sábio que diz que "carne barata, os cachorros é que comem".
Ou seja, tentei economizar um pouco $$$$ evitando optar por instalar um Unichip para o HB20 1.6 , mas o remap se mostrou ineficaz de tudo e nada confiável , infelizmente.
E a realidade crua e nua é que em motores aspirados já sabemos que nunca valeu à pena chipar pq os ganhos são tão mínimos que mal se percebe alguma diferença, mas que sempre prevalece aquela vontade de sempre se tentar melhorar um pouco mais qq motor.
Moral da história :
Os piggybacks e os remaps podem funcionar bem em motores turbo mas nunca trazem resultados compensadores nos aspirados, FATO REAL ESSE !!!
Infelizmente para extrair mais de um carro stock e aspirado deve-se fazer tudo. Coletores, escapamento, cabeçote, válvula, comandos e uma ECU after market de verdade.
Mesmo assim o resultado nem sempre é muito ou compensa pelo gasto (melhor já turbinar mesmo pelo gasto).
Acho que até nos turbos alguns pigback funcionam mal, depende muito de qual sinal o pigback faz o hijack.
Muito boa a sua experiência, que bom que ao menos, eles fizeram um backup do mapa stock, alguns nem fazem aposto.
Quanto a potencia do hb20, 130 cavalos... "apenas 20" a menos do Polo GTI, até que acho o motor bem equilibrado para andar na rua.
O 1.0 que deve ser sofrido kk