rogeriosabeh escreveu:
Gostaria de algumas dicas sobre o uso da 6º marcha no motor turbo.
Em que momento é mais vantajoso o uso dela. Qual a melhor eficiência desta marcha, no plano, descido, pequenas subidas e grandes subidas?
O que seria mais interessante: Numa subida em 6 marcha, devo pisar no acelerador para manter a mesmo rotação do início, ou seria interessante diminuir marcha e manter a mesma rotação?
Seria interessante também deixar o carro perder rotação e só depois diminuir marcha?
Gostaria de umas dicas sobre essa marcha.
Então Rogério, quando eu fiz um longo test drive de quase 500 kms com um HB20 sedan turbo recém lançado, gostei muito do desempenho dele e vamos considerar que ele tinha apenas um pouco mais de 2000 kms rodados, era absolutamente original ainda e que ele estava abastecido apenas com 100% de etanol.
Percebi que a partir de 2500 rpms, o torque desse motor dele já era abundante o suficiente para passar para as marchas seguintes e assim, quando vc começar a subir alguma subida em 6ª marcha com rotação a partir dessas mínimas 2500 rpms, vc deve ir apertando o acelerador e observe a reação do motor :
Se ele mostrar que tem fôlego para ir subindo e até aumentando um pouco a velocidade, é um ótimo sinal, mas se mesmo que vc for apertando progressivamente o acelerador nessa 6ª marcha, vc observar que o veículo não mantém e nem aumenta a rotação e a velocidade, significa que essa marcha está longa demais para essa situação de condução e nesse caso, não perca mais tempo e reduza logo para a 5ª marcha para ajudar o motor a vencer essa subida.
Saiba tb que consegui atingir a velocidade máxima dessa versão de HB20 turbo foi na 5ª marcha quando ele atingiu até rápido , exatos 190 kms/h indicados no painel e isso ocorreu numa reta de uns 2 kms de extensão com um leve aclive ao londo dela (subindo levemente) com o motor cheio a exatas 6000 rpms.
Nesse caso, eu já vinha embalado a uns 130 kms/h na 6ª marcha e ao entrar no começo dessa longa reta , tendo uma boa visibilidade pela frente e sem movimento, voltei logo para a 5ª marcha e afundei o pé no acelerador até ele atingir a sua velocidade máxima.
E assim, entendo que essa 6ª marcha seria uma sobremarcha, ou uma marcha mais indicada para economia e nunca para se atingir a velocidade máxima nessa versão de HB20, apesar de que nas 2 viagens curtas que fiz nesse HB20 sedan turbo durante esse test drive, percebi que em rodovias mesmo com subidas um pouco mais acentuadas, vindo embalado já a uns 110 kms/h a 120 kms/h e na 6ª marcha, ele me surpreendeu pq mostrou folego para vencer essas subidas sem necessitar reduzir para a 5ª marcha.
Concluindo, gostei sim desse câmbio manual dos HB20 turbo pq ele mostrou na prática que está perfeitamente bem escalonado tanto para proporcionar um máximo desempenho e tb para se obter uma ótima economia de combustível.
Esse da foto abaixo é o sedan turbo do test-drive e que eu experimentei assim tão intensamente e se ele andou tão bem quando ainda era todo original e com o motor pouco amaciado, imaginem ele chipado , com um DP sem catalisador , com um boost de pedal de acelerador e obviamente apenas abastecido com 100% de etanol ... rsrsrsrsrs!!!
É isso aí, boa sorte colega !