Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:
Fala Eduardo e se me permitir dar apenas uma dica pessoal para esse seu novo Kicks que ainda está amaciando, se vc puder fazer a primeira troca de oleo e filtro do motor dele até os primeiros 1500 kms rodados, isso vai facilitar e beneficiar enormemente tanto um melhor amaciamento geral desse novo motor e ainda, vai prolongar ao máximo a vida útil dele, resultando em uma ótima compressão geral que significa um maior desempenho aliado ainda a um menor consumo médio !
Essa é uma dica que recomendo a todos os meus familiares, amigos e conhecidos para todos os veículos e motocicletas comprados zero KM pq já sei de todos os reais benefícios resultantes dessa simples atitude !
E não precisa vc levar seu novo Kicks em nenhuma CCS Nissan não, afinal, o veículo agora é seu e não mais da dona Nissan e vc pode fazer com ele o que bem entender para o próprio bem dele.
A diferença no funcionamento geral desse novo motor se vc agir assim , vc vai sentir ao longo do tempo !
E lhe falo isso pq muito provavelmente a Nissan tbm deve recomendar a primeira troca de oleo e filtro do motor dos seus veículos novos somente na primeira revisão que deve ser lá nos primeiros 10 mil kms rodados e nesse caso, o oleo de amaciamento já vai estar bem contaminado e desgastado e isso provoca um certo desgaste precoce de todas as peças internas desse novo motor do seu veículo e exatamente por isso que NUNCA confiei em determinadas recomendações desses fabricantes de veículos para os veículos novos, seja ele lá qual for por isso que em todos os nossos veículos comprados zero KM, esse cuidado extra é religiosamente executado a risca !
Os 2 únicos cuidados a tomar nessa manutenção extra é de comprar antes no balcão de peças de qq CCS da rede Nissan, o filtro de oleo original por óbvios motivos e colocar o oleo correto e na quantidade recomendada e boas, vc estará cuidando muito melhor esse seu novo veículo e até bem melhor até do que o próprio fabricante dele recomenda.
Basta vc escolher qq boa loja de troca de oleo automotivo da rede privada e facilmente será realizada essa simples manutenção preventiva e vc vai usufruir de todos os benefícios desse cuidado extra !
Ianis, agora sim, podemos conversar como antigamente.
Sim, aceito a sua sugestão.
Dúvidas. Com 1.500 km rodados não é muito precoce a troca? O óleo e o filtro do motor ainda não estão novos? Se eu trocar com 1.500 km, depois devo trocar em quanto tempo? De 1.500 a 1.500 km? Ou só na primeira vez, depois estica esse prazo?
A Nissan recomenda 10 mil km ou um ano, o que vier primeiro.
Posso fazer na Nissan mesmo, pois não tenho ninguém de confiança, não costumo fazer nada fora da concessionária, pois compro zero e vendo até antes da garantia terminar e eles costumam ameaçar de perder a garantia se fizer algo fora.
Desculpa por qualquer coisa que eu tenha dito, pois não sou assim, sou da paz e muito obrigado pela dica, nem sei se merecia.
Forte abraço.
Eduardo, se vc ver como o oleo de amaciamento vai escorrer já bem escuro devido a solicitação maior por causa desse periodo de amaciamento vc entenderia melhor essa real necessidade de se fazer essa troca de oleo e filtro em até nos primeiros 1500 kms rodados e NUNCA, JAMAIS aos 10 mil kms ou após um longo ano com esse motor funcionando todos os dias.
Posso apostar que se vc levar seu Kicks na Nissan, eles vão falar com certeza para vc que não é necessário essa troca de oleo e filtro extras e blá, blá, bla´sem contudo explicar com um fundamento correto nem alguma argumentação convincente e vejo que assim, isso vai acabar por ficar por isso mesmo, infelizmente !
Mas saiba que nesses primeiros 1500 kms rodados, o motor quando é novo vai funcionando assentando todas as suas peças novas que vão se acasalando e se ajustando umas com as outras e isso produz uma fuligem interna que fica suspensa no oleo do motor e que deve ser retirada junto com esse oleo de amaciamento pq nem o filtro de oleo capta essa micro-fuligem de tão fina que ela é !
Mas se vc não drenar logo esse oleo de amaciamento carregado com essas impurezas até esses primeiros 1500 kms rodados, essa sujeira já começa a agir como uma lixa interna e vai começando a desgastar pouco a pouco todas essas peças novas desse motor.
Óbvio que isso nunca vai interessa a nenhum CCS e muito menos a nenhum fabricante ficar instruindo os seus clientes a tratar tão bem assim dos seus veículos senão eles não vão vender seu peixe com a tamanha frequência como sempre almejam ... rsrsrsrsrs !
Portanto é muito fácil de entender o pq que a primeira revisão é recomendada somente para esses exagerados 10 mil kms ou a cada ano, mas eu nunca que vou concordar com esses prazos, pq acho eles muito exagerados para uma maior durabilidade desse motor a longo prazo.
Bom, meu objetivo de compartilhar aqui o que já aprendi nos vários cursos de mecânica automotiva inclusive lá nos EUA, eu estou repassando para vc, mas ouve isso e atende quem achar que deve, obviamente !!!
Por isso que eu falei que não dou ouvidos a muita coisa anunciada por esses fabricantes pq eu tbm entendo um pouco de mecânica automotiva, mas o suficiente para saber perfeitamente o que é certo e o que é errado fazer em qq veículo, principalmente quando eles ainda estão novos para garantir uma máxima durabilidade deles, mesmo a longo prazo !
Boa sorte Eduardo e saiba que sempre poderá contar comigo para qq explicação técnica ! Grande abraço !