ianisgreek escreveu:
Retornando a esse tópico somente para relatar uma nova experiencia :
Sempre abasteci esse nosso atual HB20 desde quando ele ainda era zero KM somente com a mistura mágica composta de 85% de etanol com 15% de gasolina comum.
Isso foi por anos e anos habitualmente !
Mas nesse final de semana passado, retornando de uma viagem a uma cidade vizinha a minha ( que fica a 245 kms de distância ), cheguei em casa com o combustível já na reserva e aquela luz amarela da reserva do tanque estava acesa no painel.
Então, resolvi abastecer com etanol puro quebrando esse jejum de muitos anos e ainda aproveitando uma promoção no posto que abasteço habitualmente onde a diferença de preço do etanol para a gasolina comum estava em favoráveis 66,8%.
Pronto, foi o suficiente para perceber após uns 2 dias rodando somente no transito urbano uma leve mas positiva diferença no funcionamento geral desse motor Gamma 1.6 que ficou agora com as respostas mesmo nas acelerações mais leves bem mais ariscas e prontas do que antes, inclusive até o torque desse motor em rotações abaixo de 2000 rpms se mostrou levemente melhor.
A explicação técnica para isso é que esse motor já tem uma compressão bem mais elevada e sabemos que quanto maior a taxa de compressão de qq motor no mundo, tbm maior será a necessidade dele ser alimentado com um combustível da maior octanagem possível, não importa se for gasolina ou etanol para que assim, o rendimento dele seja o maior possível.
Já sabemos tbm que a octanagem oficial do etanol é de 129 octanas RON e que a octanagem das gasolinas nacionais comuns e aditivadas é de apenas 93 octanas RON, de onde se conclui que adicionando apenas 15% de gasolina comum misturada ao etanol já se perde nada menos do que 5 octanas, o que fez exatamente essa diferença que eu percebi no funcionamento um pouco melhor desse motor 1.6 flex depois de resolver abastecer apenas com etanol puro.
E a média de consumo rodando apenas no transito urbano leve está ao redor de 9 kms/l sem usar o ar cond.
Antes abastecendo apenas com a mistura dos 85% de etanol com 15% de gasolina comum, as médias conseguidas no transito urbano leve ficavam entre 9,3 kms/l a 9,4 kms/l e sempre com o ar cond. desligado.
Boa recomendação
Acho que o problema de fazer E85 aqui é que a Gasolina é muito ruim, assim o etanol perde muita octanagem. Lá a gasolina superior faz um E85 com octanagem melhor, eu assumo claro.
Vou voltar a apenas abastecer com etanol tbm, pq percebi o consumo melhor quando estava assim