Bem-vindo: 28 Mar 2024 05:37

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 136, 137, 138, 139, 140
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 31 Ago 2021 21:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Rks escreveu:
Li várias páginas e não encontrei minha dúvida.

Afinal é melhor álcool ou gasolina pra melhorar o consumo do HB20?
meu modelo é RSpec Aut 16/16

Quando fui comprar, li aqui no fórum que álcool rodava melhor etc... e desde então mantive, mas estou querendo colocar gasolina pra ver a diferença.



Fazendo das palavras do colega Biel as minhas, acrescento que tudo vai depender do preço de ambos esses combustíveis na cidade que vc mora.

E assim, se o preço do etanol estiver em até 75% do preço da gasolina comum, no caso da linha HB20 tanto para o motor 1.0 e tbm para o motor 1.6, sempre valerá à pena abastecer com etanol do que com gasolinas.

Lembrando ainda que o etanol é sempre mais benéfico para qq motor flex do que qq das nossas gasolinas em todos os aspectos exceto pelo menor consumo médio apresentado por elas, mas ainda assim, desde que seja respeitada essa proporção dos 75 % da diferença de preços entre esses 2 combustíveis, o etanol sempre será nesses casos o combustível mas vantajoso.

Obs : Pessoalmente quando viajo com esse nosso atual HB20 1.6 para locais onde o etanol não for vantajoso em preço, eu vou misturando etanol com gasolina até chegar na proporção máxima de 1/3 de gasolina para 2/3 de etanol mas jamais abasteço apenas com gasolina , pq o desempenho do motor é menor com as gasolinas além das carbonizações internas deixadas pela queima das gasolinas então esses são 2 motivos mais do que suficientes para que eu evite abastecer apenas com gasolinas sem uma mistura extra sempre com a maior parte dessa mistura contendo etanol hidratado.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 13 Set 2021 23:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas desse tópico !

Nesse final de semana que passou, fiz uma rápida viagem da minha cidade até Belo Horizonte, foram 425 kms de ida e outros tantos de volta.

Um calor intenso durante o dia, mas que mesmo assim sempre prefiro viajar de dia do que à noite devido a melhor visibilidade e segurança geral.

E como sempre mantenho esse nosso HB20 com toda a sua manutenção preventiva rigorosamente em dia, foi só calibrar os pneus, abastecer com etanol 100% sem misturas com gasolina e viajar.

Estava só, o carro vazio e sempre com o ar cond. ligado o tempo todo e mantendo a maior parte do tempo velocidades entre 110 kms/h a 120 kms/h , a média de consumo nessas condições de viagem foi de ainda ótimos e surpreendentes 9,7 kms/l .

Lembrando que para manter essas médias a maior parte do tempo, se exige sim em algumas situações um pouco mais de desempenho extra do motor 1.6 , ainda que ele mantenha tranquilo a 5ª marcha o tempo todo pq ele sobe tanto quanto desce quase sem perder nada do seu embalo nas rodovias.

E que apesar de eu estar usando o oleo do motor 0W-20 de viscosidade levemente menor do que a indicada pela Hyundai, após percorrer esses quase 900 kms nesse ritmo mais intenso e constante além desse calor , ao conferir o nível de oleo do motor e tbm o do líquido de arrefecimento do radiador , eles se mantiveram o mesmo e sem alterações, prova de que o motor ainda está perfeito.

Portanto , eu só tenho mesmo é a elogiar esse nosso pioneiro e velhinho HB20 1.6 2013 que já está agora com 83200 kms rodados mas que continua firme, forte e impecável , me surpreendendo sempre com essa sua ótima funcionalidade geral !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Fev 2024 12:16 
Offline

Registrado em: 05 Fev 2024 12:09
Mensagens: 1
Rks escreveu:
Li várias páginas e não encontrei minha dúvida.

Afinal é melhor álcool ou gasolina pra melhorar o consumo do HB20?
meu modelo é RSpec Aut 16/16

Quando fui comprar, li aqui no fórum que álcool rodava melhor etc... e desde então mantive, mas estou querendo colocar gasolina pra ver a diferença.


Comprei o da minha esposa agora.
Ano 2018 com 23mil km. Estado de zero.
Andei 900km com ele de uma cidade pra outra e média na estrada apenas com gasolina deu 13.5km/l.
Velocidade entre 100 e 120km

Mas na cidade está terrível. Continuo somente na gasolina e está dando 5.5-5.7 km/l.
Estou assustado!

O que devo verificar no veículo? Tá bebendo mais que eu!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Fev 2024 18:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Primeiro de tudo vamos considerar que todos esses HB20 1.6 aqui citados estejam sendo mantidos com suas revisões absolutamente em dia mesmo que elas não sejam realizadas dentro da rede de CCS da Hyundai do Brasil !

Em seguida, o que eu tenho a opinar baseado no nosso ainda atual HB20 1.6 2013 hatch c/ câmbio manual 2013 que foi comprado zero KM e que já está com um pouco mais de 11 anos de uso contínuo e misto entre transito urbano e alguma viagens e atualmente está com um pouco mais de 118 mil kms rodados é que o consumo dele com a mistura de 85% de etanol + 15% de gasolina comum é de pelo menos 9 kms/l em uso urbano leve e sem o ar cond. e na estrada mantendo entre 110 kms/h a 120 kms/h e sem ligar o ar cond. ele mostra um consumo médio sempre acima de 10 Kms/l e muitas vezes chegando perto de 11 kms/l.

Ligando o ar cond. espere perder pelo menos uns 10% nessas médias de consumo aqui citadas além tbm de uma leve parcela do seu desempenho geral.

Mas nunca utilizamos nele um único abastecimento somente com gasolina, justamente pq as gasolinas são comprovadamente prejudiciais na obtenção de um melhor rendimento geral de qq motor flex atual devido tanto a sua baixa octanagem e tbm devido ao seu péssimo e ineficaz refino, o que as deixa oleosas demais causando muita carbonização interna nesses pobres motores.

Portanto, eu nunca irei recomendar aqui para ninguém que abasteça nenhum modelo de HB20 e nem mesmo nenhum veículo flex com nenhum tipo de gasolinas e somente com etanol, exatamente devido ao sempre melhor rendimento geral proporcionado pelo etanol a qq motor flex atual, seja ele aspirado e melhor ainda se ele for uma unidade turbo flex !

E além desse sempre melhor rendimento geral proporcionado pelo etanol a qq motor flex, temos tbm que esses mesmos motores flex se mantém sempre muito mais limpos internamente e livres das nocivas e prejudiciais carbonizações causadas por qq dessas gasolinas.

Obs : E o único motivo de sempre ser recomendada essa mistura desses 15% de gasolina comum ao etanol é somente para melhorar um pouco mais a autonomia desse etanol sempre quando ele for levemente temperado com esse leve percentual de gasolina e nada mais além disso !

Está mais do que comprovado e concluído já há muito tempo atrás que o etanol é disparado , o melhor combustível renovável para motores a combustão interna do mundo atual e felizes de nós que residimos aqui no Brasil onde existe essa fartura enorme de etanol enquanto que existem tantos outros países ao redor desse mundo que morrem de inveja de nós justamente por causa disso , dentre outros fatores mais !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Fev 2024 19:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Rks : Li várias páginas e não encontrei minha dúvida.

Afinal é melhor álcool ou gasolina pra melhorar o consumo do HB20?
meu modelo é RSpec Aut 16/16

Quando fui comprar, li aqui no fórum que álcool rodava melhor etc... e desde então mantive, mas estou querendo colocar gasolina pra ver a diferença.



Colega Rks , se vc quiser fazer um grande favor a esse seu HB20 R Spec. aut 2016 é o de NUNCA tentar abastece-lo com nenhum tipo de gasolina e sim continuar a abastece-lo somente com etanol e no máximo, misturado com uns 15% de gasolina comum mesmo !

O motor desse seu HB20 vai muito lhe agradecer por essa sua nobre atitude, com toda a certeza desse mundo !

Inclusive no custo benefício, o preço do km rodado com etanol e depois comparado com o custo com gasolina , o etanol ganha disparado além de todas as demais vantagens técnicas oferecidas pelo etanol e que infelizmente nenhuma gasolina desse mundo nunca poderá jamais algum dia oferecer !

Lembrando aqui que o motor Gamma 1.6 da linha HB20 é uma unidade flex de elevada taxa de compressão e essa característica técnica desse motor significa que ele adora e que por isso necessita tbm ser abastecido com combustíveis contendo elevadas octanagens como é o caso do nosso nobre etanol e com isso ele mostra todo o seu máximo desempenho disponível mas que ele tbm detesta perceber que está sendo alimentado com esses nossos LIXOS ORDINÁRIOS de gasolinas de baixas octanagens e que por isso mesmo, com essas gasolinas ele sempre vai oferecer um menor rendimento geral tanto em torque e tbm em potência máxima.

Tudo bem que a única vantagem que essas gasolinas oferecem é uma maior autonomia com melhores médias em kms/l mas que eu pergunto aqui , se de fato vale a pena ver um HB20 1.6 fazer mais de 13 kms/l nas estradas, se ele perde torque e potência justamente quando se exige um maior desempenho dele quando comparado ao que o etanol oferece a esse motor 1.6 !!!

Sem falar tbm na sempre grande contaminação interna geral que temos com as nocivas carbonizações que essas gasolinas causam a esses pobres motores flex 1.6 quando eles são abastecidos com essas gasolinas comparados com o etanol !

Veja numa de minhas citações anteriores o que eu falo sobre o nosso ainda atual HB20 1.6 2013 e depois, tire vc mesmo as suas próprias conclusões !

E quaisquer outras dúvidas que vc tiver sobre esse assunto, por favor exponha aqui e iremos sempre tentar ajudar a esclarecer !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 136, 137, 138, 139, 140

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB