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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 14 Fev 2022 14:14 
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ianisgreek escreveu:
A funcionalidade flex é mantida pelo Unichip para qq modelo flex e acredito que tbm seja mantida por todos os demais piggybacks atualmente disponíveis no mercado.

Obs : Obviamente que o melhor rendimento sempre será alcançado quando qq motor flex chipado estiver abastecido com etanol e nunca com qq das gasolinas. Quanto a esse fato é certeza !

Ou em outras palavras, a função flex estará sempre presente e lá permanecerá com todos os seus mapas originais da sua ECU em qq modelo flex mesmo quando ela for chipada mas que qq piggyback somente conseguirá extrair o maior rendimento desse motor flex quando ele estiver alimentado com etanol, ISSO JÁ É FATO COMPROVADO !

E essa mesma observação acima tbm será válida para qq remap feito na ECU de um modelo flex !

Afinal , milagres somente Deus poderá fazer e tentar chipar qq motor somente a gasolina atravez de um piggyback ou de um remap e esperar que esse motor ganhe muita coisa com essas gasolinas ordinárias de apenas 93 octanas RON MAS É NUNCA que se vai conseguir ganhos expressivos.

Lógico que se for usada uma boa gasolina premium de 102 octanas RON, já se ganha mais algum rendimento extra em motores a gasolina chipados do que se usar só gasolinas comuns/aditivadas de menor octanagem pq essa octanagem extra vai retardar a ação do sensor de detonação que tbm é capaz de identificar a octanagem do combustível que está alimentando qq motor em cada instante do seu funcionamento.

So lembrando como curiosidade e para fins comparativos que o etanol possui um mínimo de 117 octanas RON.

E pq existe esse importantíssimo sensor bem "dedo duro" em qq motor atual com injeção eletrônica não importa se ele seja aspirado ou superalimentado e que se chama sensor de detonação e que ele está sempre alerta ao menor sinal ou indício de detonações ocasionadas exatamente pela falta de octanagem dessas gasolinas e nesse momento caso mele detecte qq anomalia, ele aborta imediatamente cortando todas as reais possibilidade de maiores ganhos em rendimento mesmo em casos de motores ainda totalmente originais e essa atitude desse sensor é exatamente para salvar o motor de quebras precoces.

Então chipar um motor que seja originalmente só a gasolina vai sim ganhar algum desempenho mas é somente muito pouca coisa a mais do que o rendimento original desse motor e se o preparador não for um bom profissional com um profundo conhecimento técnico do que ele está fazendo e "forçar a barra" criando um mapa mais agressivo e abusivo seja atravez de um piggyback ou de um remap, esse pobre motor será danificado sim e será em bem pouco tempo de uso e isso pode ocorrer se as estratégias originais da sua ECU não forem suficientes para salva-lo a tempo dos exageros solicitados por esses mapas mais abusivos e isso na melhor das hipóteses.

E isso tbm vai depender de cada ECU e do que cada fabricante criou de estratégia de proteção para essa sua ECU exatamente para proteger esse motor em casos de se chipar esse motor com mapas mais abusivos ou se for usado um combustível com octanagem inferior a solicitada pelo programa atual da ECU desse motor , seja no caso dela estar ainda original ou já chipada.

Obrigado pelo esclarecimento.
Eu fiquei curioso pois por mais que use Etanol apenas, vai que (pois já aconteceu kk) o frentista coloca gasolina pq entendeu errado kk.

Ian uma pergunta meio fora do assunto, a válvula termoestato do HB20 é controlada pela ECU ou é ainda o estilo antigo que a temperatura da água aquece a parafina dentro dela para abrir?


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 14 Fev 2022 17:03 
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Então Biel, se os novos mapas do piggyback ou do remap estiverem sido bem elaborados, não deve haver maiores problemas se houver por um acaso algum abastecimento errado com gasolina que for misturada ao restante de etanol que estiver no tanque, mas o rendimento geral desse motor com essa mistura de combustíveis com certeza que vai diminuir sim pq a octanagem final tbm vai diminuir .

Quanto as modernas válvulas termostáticas eletrônicas comandadas pela ECU, inclusive em motores mais modernos como o VW 2.0 turbo dos Golfs/Audis mais recentes eles já tem essas duas válvulas sendo uma delas para controlar em separado a temperatura do cabeçote e a outra para controlar a temperatura do bloco do motor.

Mas essa resposta eu vou ficar devendo a vc pq certeza eu ainda não tenho quanto a esse moderno sistema eletrônico de controle de temperatura dos motores já existir e estar equipando os atuais motores da linha HB20 e Creta.

Acho que esse requinte técnico ainda não foi adotado na atual linha de motores da Hyundai do Brasil mas tbm posso estar errado quanto a isso.

Mas já li na net um artigo sobre essas válvulas termostáticas eletrônicas controladas pela ECU e que já equipam a mais recente linha de motores da Ford do Brasil atualmente descontinuadas as suas linhas de produção.

Elas foram criadas para ajudarem esses novos e mais recentes motores flex da Ford a atingirem um melhor rendimento, ou seja, quando o motor estiver abastecido com 100% de etanol, essa válvula será aberta pela ECU quando o líquido de arrefecimento já estiver lá pelos 100 º cent. e quando esse motor estiver alimentado com 100% de gasolina a ECU comanda essa abertura da válvula termostática para ela abrir um pouco mais cedo, lá pelos 96º a 97º cent.

E se alguém tiver certeza quanto a essa resposta ou mais alguma outra informação sobre esse assunto, por favor nos informem !

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 14 Fev 2022 23:28 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, se os novos mapas do piggyback ou do remap estiverem sido bem elaborados, não deve haver maiores problemas se houver por um acaso algum abastecimento errado com gasolina que for misturada ao restante de etanol que estiver no tanque, mas o rendimento geral desse motor com essa mistura de combustíveis com certeza que vai diminuir sim pq a octanagem final tbm vai diminuir .

Quanto as modernas válvulas termostáticas eletrônicas comandadas pela ECU, inclusive em motores mais modernos como o VW 2.0 turbo dos Golfs/Audis mais recentes eles já tem essas duas válvulas sendo uma delas para controlar em separado a temperatura do cabeçote e a outra para controlar a temperatura do bloco do motor.

Mas essa resposta eu vou ficar devendo a vc pq certeza eu ainda não tenho quanto a esse moderno sistema eletrônico de controle de temperatura dos motores já existir e estar equipando os atuais motores da linha HB20 e Creta.

Acho que esse requinte técnico ainda não foi adotado na atual linha de motores da Hyundai do Brasil mas tbm posso estar errado quanto a isso.

Mas já li na net um artigo sobre essas válvulas termostáticas eletrônicas controladas pela ECU e que já equipam a mais recente linha de motores da Ford do Brasil atualmente descontinuadas as suas linhas de produção.

Elas foram criadas para ajudarem esses novos e mais recentes motores flex da Ford a atingirem um melhor rendimento, ou seja, quando o motor estiver abastecido com 100% de etanol, essa válvula será aberta pela ECU quando o líquido de arrefecimento já estiver lá pelos 100 º cent. e quando esse motor estiver alimentado com 100% de gasolina a ECU comanda essa abertura da válvula termostática para ela abrir um pouco mais cedo, lá pelos 96º a 97º cent.

E se alguém tiver certeza quanto a essa resposta ou mais alguma outra informação sobre esse assunto, por favor nos informem !
Na verdade perguntei por causa disso mesmo, meu Fiesta que vendi (Rocam 1.6 Flex) utilizava uma válvula eletrônica.


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 15 Fev 2022 08:47 
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E só falando sobre os últimos motores flex da Ford lançados aqui no nosso mercado, essa nova linha 1.0 e a 1.5 ambas de 3 cilindros provaram estar já bem alinhados e afinados com a mais recente tecnologia empregada nessa nova geração de motores atuais.

E para confirmar isso na prática, basta ver os resultados em rendimento desses motores de 3 cilindros da Ford que citei acima .

Comparando na realidade, coloque lado a lado um novo Ford Ka 1.0 de 3 cilindros dos últimos 2019 contra um HB20 1.0 do ano de 2020 para cá e ambos esses veículos abastecidos com 100% de etanol , ambos equipados com os seus câmbios manuais e vejam só a diferença em rendimento ...

Além disso, coloquem tbm lado a lado esse mesmo novo Ford Ka 1.5 de 2019 contra um HB20 1.6 ambos abastecidos com 100% de etanol ou mesmo um HB20 1.0 turbo contra esse Ford Ka 1.5 e novamente com seus respectivos câmbios manuais e verão novamente uma acirrada disputa nos resultados finais em rendimento geral.

Ou seja, nessa comparação desse motor Ford 3 cilindros 1.5 contra o motor 1.6 gamma da Hyundai do Brasil ainda vai dar sim uma bem leve diferença em desempenho a favor do motor gamma 1.6 mas é devido a ele ter essas 100 cilindradas a mais do que esse motor 1.5 da Ford, então imaginemos agora se a cilindrada desse motor da Ford 1.5 tbm fosse 1.6 o que aconteceria nos resultados finais ????

A única desvantagem técnica desses Ford Ka 1.5 é que a dona Ford limitou a velocidade máxima deles até 180 kms/h enquanto que os veículos da linha HB20 1.6 e 1.0 turbo ainda tem a velocidade máxima deles livre e em reta mais longa e plana com etanol , eles podem atingir os 190 kms/h.

Ou ainda vejamos o brilhante exemplo da Fiat Stellantis com esse seu novo motor 1.0 turbo flex que mostrou ter um leve melhor rendimento geral do que o até então famoso e imbatível motor 1.0 TFSI flex da VW ...

Como sempre dizemos , contra fatos reais não há argumentação alguma para salvar veículo nenhum de ser derrotado e no caso aqui em rendimento máximo.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 15 Fev 2022 16:07 
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ianisgreek escreveu:
E só falando sobre os últimos motores flex da Ford lançados aqui no nosso mercado, essa nova linha 1.0 e a 1.5 ambas de 3 cilindros provaram estar já bem alinhados e afinados com a mais recente tecnologia empregada nessa nova geração de motores atuais.

E para confirmar isso na prática, basta ver os resultados em rendimento desses motores de 3 cilindros da Ford que citei acima .

Comparando na realidade, coloque lado a lado um novo Ford Ka 1.0 de 3 cilindros dos últimos 2019 contra um HB20 1.0 do ano de 2020 para cá e ambos esses veículos abastecidos com 100% de etanol , ambos equipados com os seus câmbios manuais e vejam só a diferença em rendimento ...

Além disso, coloquem tbm lado a lado esse mesmo novo Ford Ka 1.5 de 2019 contra um HB20 1.6 ambos abastecidos com 100% de etanol ou mesmo um HB20 1.0 turbo contra esse Ford Ka 1.5 e novamente com seus respectivos câmbios manuais e verão novamente uma acirrada disputa nos resultados finais em rendimento geral.

Ou seja, nessa comparação desse motor Ford 3 cilindros 1.5 contra o motor 1.6 gamma da Hyundai do Brasil ainda vai dar sim uma bem leve diferença em desempenho a favor do motor gamma 1.6 mas é devido a ele ter essas 100 cilindradas a mais do que esse motor 1.5 da Ford, então imaginemos agora se a cilindrada desse motor da Ford 1.5 tbm fosse 1.6 o que aconteceria nos resultados finais ????

A única desvantagem técnica desses Ford Ka 1.5 é que a dona Ford limitou a velocidade máxima deles até 180 kms/h enquanto que os veículos da linha HB20 1.6 e 1.0 turbo ainda tem a velocidade máxima deles livre e em reta mais longa e plana com etanol , eles podem atingir os 190 kms/h.

Ou ainda vejamos o brilhante exemplo da Fiat Stellantis com esse seu novo motor 1.0 turbo flex que mostrou ter um leve melhor rendimento geral do que o até então famoso e imbatível motor 1.0 TFSI flex da VW ...

Como sempre dizemos , contra fatos reais não há argumentação alguma para salvar veículo nenhum de ser derrotado e no caso aqui em rendimento máximo.

Outra desvantagem do Ka 1.5 é que ele é ligeiramente mais pesado que o HB20 e também tem 1kgfm de torque a menos que o Gamma.. O que parece pouco, mas em torque, 0,5 já da uma boa diferença.

Mas o motor era o único aspirado que realmente ficava pau a pau com o Gamma. Pena que a como qualquer Ford, vejo relatos de super aquecimento em algumas unidades do Dragon.


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 15 Fev 2022 17:42 
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Sim Biel, é verdade isso quanto aos Ford Ka 1.5 , mas ainda não vi nada quanto a esses históricos de superaquecimentos desses motores de 3 cilindros Dragon da Ford.

Quanto ao fato de não só muitos modelos da Ford mas tbm de outras marcas virem de fábrica com esses ridículos limitadores de velocidade máxima ( até em modelos atuais da Volvo existem esses limitadores ) , cito aqui que basta um bom remap na ECU desses veículos e tira-se de letra esses limitadores da velocidade máxima.

Mas cito tbm que infelizmente com os piggybacks não é possível acessar e nem retirar e anular esses limitadores de velocidade máxima das ECUs desses veículos mas somente com a ajuda dos remaps pq eles podem acessar os arquivos da ECU onde ficam armazenados esses limitadores.

Tanto que esse nosso atual jetta TSI que está equipado com um Unichip, ele ainda permanece com a sua velocidade máxima limitada de fábrica nos originais 242 kms/h, velocidade essa que ele alcança bem fácil em rodovias mais livres em qq pedaço de reta de uns 1500 mts ou talvez um pouco mais do que isso , principalmente agora que ele tem a ajuda extra do upgrade stage 2 +.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 15 Fev 2022 19:19 
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ianisgreek escreveu:
Sim Biel, é verdade isso quanto aos Ford Ka 1.5 , mas ainda não vi nada quanto a esses históricos de superaquecimentos desses motores de 3 cilindros Dragon da Ford.

Quanto ao fato de não só muitos modelos da Ford mas tbm de outras marcas virem de fábrica com esses ridículos limitadores de velocidade máxima ( até em modelos atuais da Volvo existem esses limitadores ) , cito aqui que basta um bom remap na ECU desses veículos e tira-se de letra esses limitadores da velocidade máxima.

Mas cito tbm que infelizmente com os piggybacks não é possível acessar e nem retirar e anular esses limitadores de velocidade máxima das ECUs desses veículos mas somente com a ajuda dos remaps pq eles podem acessar os arquivos da ECU onde ficam armazenados esses limitadores.

Tanto que esse nosso atual jetta TSI que está equipado com um Unichip, ele ainda permanece com a sua velocidade máxima limitada de fábrica nos originais 242 kms/h, velocidade essa que ele alcança bem fácil em rodovias mais livres em qq pedaço de reta de uns 1500 mts ou talvez um pouco mais do que isso , principalmente agora que ele tem a ajuda extra do upgrade stage 2 +.

Sim, mas no Ka até acho bom esse limitador pois o veículo não tem tanta estrutura assim para passar dos 200. Lembro no meu fiesta que ele também vinha com um limitador de 170 km/h mas as vezes o limitador não limitava... A cima disso o carro ficava meio perigoso.

Acho que o Dragon nem vale tanto investir pois sem a montadora aqui e ainda se negando a dar manutenção nos Kas que sobraram, melhor passar para frente.. Uma pena pq parece que a ford finalmente acertou no Ka.


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 15 Fev 2022 22:35 
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Então, eu acho que limitar a velocidade dos Ford Ka e Ka sedan em somente 180 kms/h é pouco sim.

Esses veículos tem sim estrutura para irem até uns 200 kms/h em boas rodovias tranquilo, mas talvez a relação das marchas desses Ka 1.5 com o câmbio manual de 5 marchas não permitem maiores velocidades máximas devido a redução da 5ª marcha.

Já no caso dos HB20 com o seu novo câmbio manual de 6 marchas sobra marcha até para uma velocidade máxima além dos 200 kms/h.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 15 Fev 2022 23:07 
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ianisgreek escreveu:
Então, eu acho que limitar a velocidade dos Ford Ka e Ka sedan em somente 180 kms/h é pouco sim.

Esses veículos tem sim estrutura para irem até uns 200 kms/h em boas rodovias tranquilo, mas talvez a relação das marchas desses Ka 1.5 com o câmbio manual de 5 marchas não permitem maiores velocidades máximas devido a redução da 5ª marcha.

Já no caso dos HB20 com o seu novo câmbio manual de 6 marchas sobra marcha até para uma velocidade máxima além dos 200 kms/h.

O HB20 não tem limitador artificial, ou vc saberia se tem tbm?


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 16 Fev 2022 08:17 
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A linha HB20 até onde se sabe não tem esses limitadores de velocidade máxima, inclusive aqui na minha região temos muitas estradas com amplas retas planas e muitas delas com extensão de mais de 4 kms chegando a 5 kms ou até mais do que isso e com pouco movimento onde já testei a velocidade máxima desse nosso atual HB20 1.6 por diversas vezes e ele chega sim até os 190 kms/h indicados no seu velocímetro com a 5ª marcha engatada e com a rotação do motor um pouco acima das 5500 rpms, mostrando que essa velocidade máxima obtida se estabiliza sim nesse patamar não havendo a partir daí variações maiores dignas de nota.

Tbm já tive a ajuda de leves descidas nessas longas retas logo após ele atingir essas marcas em torno de 190 kms/h e a velocidade cresce de fato um pouco mais mas somente até uns 195 kms/h indicados mas percebe-se que isso ocorreu somente devido a ajuda dessa leve descida ocasional lembrando que a altitude dessas estradas que citei aqui está ao redor de uns 650 mts e que a altitude das rodovias tbm influencia na velocidade máxima atingida pq influi diretamente na potencia máxima produzida por qq motor.

Lembrem-se ainda que a cada 1000 mts de altitude qq motor aspirado perde ao redor de 10% de sua potência máxima em relação ao nível do mar, mas que isso não é válido na sua totalidade para motores superalimentados devido a ajuda extra desse equipamento de alimentação que pode ser um turbo ou um compressor.

De onde concluímos que em estradas ao redor de 650 mts de altitude como essas que cito aqui, o motor Gamma 1.6 estará perdendo uns 6,5 % da sua potência máxima quando atingida ao nível do mar.

E só complementando esse assunto, a velocidade máxima de qq veículo automotor é a combinação de 3 fatores principais :

A força do motor representada pela potência máxima.

A combinação dessa velocidade máxima deverá estar combinada com a correta relação da sua última ou penúltima marcha do seu câmbio conforme ele tenha ou não uma sobremarcha, não importa se ele seja manual ou aut. e com a rotação ao redor de onde aparece essa potência máxima.

E soma-se ainda com a combinação desses 2 fatores acima citados a aerodinâmica geral desse modelo de veículo, sendo esse mais um fator de grande e vital importância quando se trata desse assunto.

Lembrando ainda que a correta e oficial velocidade máxima de qq veículo geralmente é considerada oficialmente quando obtida em retas longas de estradas planas de pelo menos uns 3 kms ou mais de extensão sendo o resultado da média da velocidade máxima obtida nos dois sentidos dessa rodovia e preferencialmente que ela esteja ao nível do mar e com ventos medidos de menos de 5 kms/h.

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