E sobre esse novo motor flex da nossa BMW 320i , o B48 só tenho o que elogiar !
Cheguei agora a pouco e já no inicio da madrugada de mais uma rápida viagem realizada a bordo dele de um percurso total de quase 300 kms.
E novamente dessa vez, esse veículo estava abastecido com etanol misturado a uns 17% de gasolina comum e só mesmo para temperar esse etanol e faze-lo render um pouco mais.
Nessa viagem , nem foi preciso usar o ar cond. devido ao tempo estar mais ameno e decidimos tbm não passar de 120 kms/h em momento algum tanto na ida e tbm no nosso retorno e assim, chegamos em casa com o comp. de bordo indicando uma ótima média geral de consumo de 13,7 kms/l o que achamos tão boa que nunca que esse nosso atual Jetta TSI seria capaz de conseguir mesmo se ele for abastecido com uma boa gasolina aditivada e sem nenhuma outra mistura extra de etanol !
Numa lógica e mais do que evidente amostra da baita evolução tecnológica que há entre o lançamento desse jetta TSI 2.0 a gasolina lá em 2013 e esse novo BMW 320i flex em 2023 já nessa sua atual configuração técnica em que ele foi comprado !
Poderia enumerar aqui a grosso modo e somente como uma mera informação que existem sim algumas diferenças técnicas importantes entre esses 3 sedans para haver toda essa evolução técnica mostrada na obtenção dessas ótimas médias de consumo com esse BMW :
E todas elas são a favor desse novo BMW 320i flex mesmo quando ele for comparado ao novo jetta GLI e não só ao nosso mais antigo e melhorado Jetta TSI :
O seu motor tem uma maior taxa de compressão de 11,1:1 contra a taxa de apenas 9,6:1 dos demais motores 2.0 turbo de ambas essas versões de jettas.
Até o sistema do turbo desse novo motor B48 desse novo BMW 320i incluindo o seu intercooler é um pouco mais evoluído comparado aos turbos e aos intercoolers usados em ambos esses jettas.
O melhor desenho aerodinâmico dessas novas BMW 320i tbm resultou num eficiente cx de apenas 0,25 contra o cx de 0,30 de ambas essas versões de Jetta e citei isso só para vcs saberem qual desses sedans vai atingir maiores velocidades com uma maior facilidade e encontrando uma menor resistência do ar na sua frente !
O câmbio dessa versão de BMW é de 8 marchas contra apenas as 6 marchas do nosso jetta TSI e de 7 marchas dos atuais jettas GLI e aqui nesse item, é muito nítido perceber esse 320i rodando por rodovias e mantendo uma rotação do seu motor muito mais baixa do que ocorre com esses 2 outros jettas mantendo-se esses 3 sedans em mesmas velocidades de cruzeiro .
Além de uma calibração geral da ECU desse novo BMW 320i flex estar certamente muito mais afinada e com muito mais recursos tecnológicos disponíveis do que a ECU desses 2 jettas aqui citados e uma prova bem real e concreta disso é que jamais nenhuma dessas versões esportivas de jettas com esses seus motores somente a gasolina poderão apresentar essas mesmas médias de consumo apresentadas por esse novo BMW 320i com esse seu atual motor flex em que pese o fato óbvio do preço desse BMW tbm estar num nível bem mais elevado do que o preço de um novo Jetta GLI , o que justifica assim essa maior evolução oferecida por esse novo BMW 320i flex , afinal , uma engenharia automotiva mais refinada tbm custa mais $$$$.
E foi pela soma de todas essas vantagens técnicas e tbm das eventuais desvantagens aqui citadas que acabamos por decidir pela compra desse nosso novo BMW 320i flex e certamente que faríamos novamente essa mesma escolha se as opções fossem apenas entre esse modelo de BMW flex e o novo Jetta GLI somente a gasolina, sem dúvida nenhuma !!!
Apesar de que, a bem da verdade, ambos esses jettas apresentam sim um leve melhor desempenho geral do que pode oferecer essa versão de BMW 320i , o que na minha opinião, é a única e maior desvantagem dessa versão 320i flex se comparada a esses 2 jettas aqui citados, mas somente quando ela ainda estiver original e sem nenhum upgrade de performance, o que não é o caso de nenhuma dessas duas versões de jettas , afinal o nosso jetta é um stage 2 e os novos jettas GLI já vem equipados de fábrica com vários upgrades de performance em comparação aos mais antigos jettas 2.0 TSI !
Obs : E mais um detalhe importante a ser considerado aqui nesse assunto é que esse nosso BMW ainda está em fase de amaciamento com um pouco menos de 4000 kms rodados e onde já sabemos que somente depois dos seus primeiros 6000 kms rodados é que poderemos considerar que esse seu motor já vai estar mais bem amaciado e solto e portanto, tbm mais preparado e apto a desenvolver todo o seu melhor rendimento geral.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|