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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 17 Dez 2024 21:18 
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Estou bem certo de que nunca que os defensores do etanol acharão um acôrdo comum com os defensores dessas tais de gasolinas nacionais medíocres ou seja, as gasolinas comuns e as aditivadas :

Porque o que se percebe é que a cada instante, mais resenhas e podcasts surgem no Youtube sobre esse assunto e as críticas são sempre afiadas e apenas contra o etanol mas nunca contra essas tais dessas horríveis e medíocres mijolinas.

Mas que curiosamente, ninguém que fala mal do etanol enaltece sequer ao menos uma das suas várias vantagens , como se essas tais de mijolinas fossem o melhor dos combustíveis do mundo e que o etanol não significasse nada ... coitadas delas !

Por isso que eu não vou concordar jamais com essas citações tão mentirosas , sempre tendenciosas e completamente equivocadas , bem parciais e ainda, sem o menor fundamento técnico.

Seria muito mais fácil e elogiável se esse pessoal fosse justo e honesto para falarem as verdade do tipo :

As gasolinas contém em sua composição nada menos de 83% de carbono contra apenas 35% de carbono contido no etanol.

E que essa é a razão principal dessas gasolinas causarem aquele nojento lixo nocivo das carbonizações internas em todos os motores.

Além daquela POBRE e sempre INSUFICIENTE octanagem dessas gasolinas nacionais com essas míseras 93 octanas RON contra as invencíveis 117 octanas RON do nosso nobre etanol.

Dizem ainda esses mesmos defensores mal instruídos dessas mijolinas que é o etanol o culpado por injetores danificados nos motores mais recentes com injeção direta quando a realidade dos fatos é justamente o CONTRÁRIO disso que tem ocorrido desde sempre , afinal, são exatamente essas nossas gasolinas as que sofrem por apresentarem sempre uma péssima qualidade que não só carboniza em excesso os motores internamente mas que junto a toda essa carbonização causada pela péssima composição delas, elas contaminam tbm todos os sensores do sistema de injeção incluindo até as sondas lambdas e os catalisadores do escape, além dessas tais de mijolinas nacionais contaminarem tbm os oleos lubrificantes dos motores muito mais se comparadas com o nosso nobre etanol.

Mas infelizmente eu nunca li e nem ouvi até agora ninguém na net fazer esse tipo de comentário negativo sobre essas tais de mijolinas fedorentas e de péssima composição e acredito que de todas as gasolinas decentes dos países de 1º mundo, essas nossas gasolinas devem seguramente ter os maiores teores de carbono em sua composição, mesmo se considerarmos esses oficiais e exagerados 27% de etanol anidro adicionado nelas.

E assim, o dia que quiserem me convidar para participar de qq resenha ou podcasts desses sobre o etanol e as gasolinas, podem ter a plena certeza que eu comparecerei sim com o maior prazer e somente para esclarecer com toda a imparcialidade sobre as várias verdades a respeito dos combustíveis disponíveis que temos aqui nessa nossa terra tupiniquim , afinal, quem fala a verdade nunca merece castigo algum e doa a quem doer ter de ouvir a realidade sobre esse assunto.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 26 Dez 2024 12:56 
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E retornando a esse tópico somente para relembrar aqui a todos que tem veículos flex de sempre que lhes for possível , de dar a preferência ao etanol quando forem reabastecer .

Quem ainda se utiliza somente das gasolinas , pode perfeitamente ir experimentando misturar no início, pequenas quantidades de etanol do tipo, para cada 10 litros abastecidos, que 7 lts sejam de gasolina e os restantes 3 lts de etanol e assim, vai começar a haver uma leve faxina em todo o sistema de injeção desses veículos.

Além disso, já vai dar para perceber uma leve melhora no rendimento geral desse veículo, com um pouco mais de desempenho, justamente devido ao aumento de nada menos de 7 octanas na gasolina comum que com esses 30% de etanol vai passar de míseras e insuficientes 93 octanas RON para mais interessantes 100 octanas RON.

E essa faxina significa ir removendo toda a carbonização causada pela queima dessas gasolinas que contaminam todo o sistema de alimentação e de injeção de qq veículo flex.

E para os demais reabastecimentos , pode-se ir aumentando devagar essa mistura com o etanol para ir aproveitando assim de todas as vantagens desse combustível vegetal se comparado com quaisquer das gasolinas.

E com isso, para cada 10 litros abastecidos por exemplo, pode-se passar a abastecer com 6 litros de gasolina e os restantes 4 litros de etanol e assim por diante até se estabilizar numa mistura mais vantajosa de uns 80% de etanol com mais 20% de gasolina sendo essa a mistura que eu além de todos os meus familiares e demais amigos e colegas sempre utilizamos já há muito tempo nos nossos veículos flex e com bastante sucesso.

Agindo assim gradualmente, se dá o devido tempo para o sistema de alimentação desses veículos ir reconhecendo esse etanol nessa mistura com uma maior facilidade e com isso, dar essa oportunidade a esse percentual de etanol de ir limpando todo o sistema de alimentação e de injeção desses veículos e os resultados práticos desse procedimento é um melhor funcionamento geral de qq motor flex.

Obs : Lembrando ainda que devido ao fato do etanol ser levemente mais denso e pesado do que as gasolinas, de sempre ao se fazer essas misturas aqui citadas, de pedir ao frentista dos postos de combustíveis para abastecer primeiro a gasolina e deixar para colocar o etanol por último pq assim, vai haver uma maior e melhor facilidade em misturar esses 2 combustíveis.

Informando que as gasolinas nacionais tem um peso aproximado entre 745 gramas a 760 gramas por litro enquanto que o etanol hidratado apresenta um peso ao redor de 805 gramas a 810 gramas por litro e isso, sempre considerando que ambos esses combustíveis estejam em temperaturas ambientes iguais.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 01 Jan 2025 11:40 
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Retornando a esse tópico dessa vez para falarmos sobre OCTANAGEM dos combustíveis e o seu efeito prático no funcionamento dos motores a combustão interna, sejam eles flex ou mono-combustíveis, aspirados ou turbo alimentados.

Atualmente, tanto os motores flex aspirados e mais ainda nos casos dos motores turbo flex, eles apresentam uma elevada compressão, o que significa que eles sempre vão exigir um combustível com uma maior octanagem para que eles assim, possam desenvolver todo o seu melhor rendimento para os quais eles foram projetados.

E saibam tbm que quaisquer diferenças a mais ou a menos na octanagem de um combustível abastecido nesses veículos é imediatamente detectada por sensores do sistema de injeção eletrônica desses motores e imediatamente informada a ECU desses veículos, que assim vai selecionar mapas de regulagem de acôrdo com essa octanagem disponível nesse combustível que estiver no tanque desse veículo.

Mas o conhecimento básico que devemos sempre ter em mente é que o etanol é o campeão supremo e tem a maior entre todas as octanagens dos atuais combustíveis disponíveis no nosso mercado, com 117 octanas RON e que depois dele, mas bem lá atrás, temos as gasolinas premium Podium e a Octapro com 102 octanas RON e por último é que aparecem as demais gasolinas comuns e aditivadas com insuficientes e somente 93 octanas RON.

E a ação prática dessa octanagem no funcionamento desses motores citados aqui é basicamente assim :

Quanto maior for a octanagem do combustível que for detectada e estiver no tanque desses veículos aqui citados, a ECU deles vai se aproveitar dessa octanagem que se for maior , ela vai assim selecionando nos seus arquivos , mapas de regulagem mais otimizados com cada vez mais avanço no ponto de ignição nos casos dos motores aspirados.

E nos casos dos motores turbo flex, esses resultados práticos serão ainda melhores pq a ECU desses motores, ao detectar um combustível com mais octanas em seus tanques, vai providenciar além de mais avanço do ponto de ignição , tbm um pouco mais de pressão da turbina soprando para dentro desses motores e com isso é que teremos como um resultado prático disso, mais rendimento geral e aquele desejado maior desempenho.

E lembrando aqui só para se ter uma ideia básica sobre esse assunto que a simples prática de se adicionar uns 15% de etanol misturado nas gasolinas comuns e aditivadas já vai aumentar em um pouco mais de 3 octanas RON o resultado dessa mistura de combustíveis , o que já é o suficiente para ser percebido e detectado pela ECU desses veículos e que em seguida é revertido em um leve melhor rendimento geral e assim vai ocorrendo progressivamente e sempre quanto maior for a octanagem presente no combustível desses veículos, sempre maior será tbm o rendimento e o desempenho obtido por esses veículos.

Obs : É mais do que óbvio e lógico que no caso de 2 veículos flex de motorizações iguais mas que sendo um deles abastecido com etanol e o outro com gasolina e não importa que seja até com essas caras e raras gasolinas premium Podium e Octapro, que esse veículo abastecido com etanol vai sim mostrar com toda a certeza um leve melhor desempenho em quaisquer situações de condução e vai deixar para trás esse outro veículo abastecido com essas gasolinas.

E não importa se esses veículos forem conduzidos no transito urbano e melhor ainda se eles forem conduzidos em rodovias e sem contar ainda que o etanol apresenta sempre outras vantagens bem positivas se comparado com quaisquer das gasolinas e que inclusive já foi citado aqui por muitas vezes nesse tópico em varias outras postagens anteriores.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 03 Jan 2025 18:00 
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Então, baseado nessa minha postagem anterior sobre a octanagem dos combustíveis, vejam só o absurdo que é a MEDÍOCRE e sempre péssima qualidade dessas gasolinas nacionais comuns e as aditivadas quando elas ainda estão puras e sem receber esses exagerados 27% de etanol anidro por força de lei federal.

Lembrando que o etanol contém aproximadamente 117 octanas RON e que 27% das nossas gasolinas comuns e aditivadas são compostas por ele, então vamos fazer aqui uma conta bem simples :

Se são 27% de 117 octanas que resultam em 31,6 octanas das totais 93 octanas de cada litro.

Então se a octanagem dessas gasolinas nacionais aqui citadas contém essas oficiais 93 octanas RON, basta subtrair dessas 93 octanas essas 31,6 octanas referentes aos 27% de etanol adicionado a elas e o resultado será 61,4 octanas referentes aos 73% de gasolina pura, aquela produzida nas refinarias nacionais e tbm as gasolinas importadas que recebemos aqui no nosso mercado.

Agora basta fazer uma conta bem simples utilizando-se da regra de 3 e teremos :

Se 61,4 octanas das gasolinas puras correspondem aos 73% do total de cada litro dessas gasolinas , então 100% desse líquido fedorento totalizam apenas 84,1 octanas RON.

E assim, pasmem e temos de engolir essa realidade de que essas nossas cultuadas gasolinas nacionais quando estão puras que elas apresentam esse numero ORDINÁRIO e ridículo de apenas essas sofríveis 84 octanas RON, ou seja, elas não são capazes de alimentar com eficiência nem o mais simples dos motores de uma simples motosserra com carburador, imaginem então alimentar todos esses modernos e mais recentes motores turbo flex com injeção direta que já temos aqui no nosso mercado e pior ainda, os casos dos motores modernos dos veículos importados que circulam aqui.

Ou seja, nem podemos chamar essa coisa líquida desprezível de gasolina e sim de um excremento ridículo de petróleo e que somente depois dela receber essa exagerada carga de 27% de etanol anidro, ela ainda vai apresentar essas míseras e sempre insuficientes 93 octanas RON oficiais.

Resumo dessa ópera é que as gasolinas comuns a aditivadas nacionais tem somente 84 octanas RON e que somente depois delas receberem os 27% de etanol anidro é elas ganham essas 9 octanas extras para resultarem nessas ridículas 93 octanas atuais.

E só relembrando aqui para o devido conhecimento de todos que as gasolinas gringas regulares ou as comuns e as mais básicas dos países de 1º mundo já começam com 95 octanas RON mas com a baita e importante diferença delas conterem apenas 10% de etanol adicionado nelas, então aí está toda a diferença na qualidade de refino e composição delas comparadas com essas nossas.

Que triste realidade é essa nossa , por isso que eu nunca acreditei e muito menos confiei nesses lixos nacionais que aqui se chamam de gasolina e sempre vou preferir abastecer meus veículos com o nosso nobre etanol que apesar de ser ainda desprezado no nosso mercado , é disparado o melhor combustível automotivo do mundo, comprovadamente e reconhecidamente falando !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 06 Fev 2025 18:45 
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Tenho acompanhado atentamente sobre esse novo advento desse mais novo aumento do etanol anidro adicionado nas nossas gasolinas comuns e aditivadas , passando dos oficiais e atuais 27% para 30%.

E que após decretado pelo presidente federal em Outubro do ano passado, agora já estão na fase de testes práticos dessas novas gasolinas, realizados pelo IPT de São Paulo e tbm pela ANP quanto a estabilidade dessa nova mistura de etanol nas gasolinas.

E que dependendo dos resultados obtidos e que se eles forem positivos , isso será o sinal verde para que a partir de Abril desse ano, comece de fato a vigorar esse novo aumento desses 30% de etanol adicionado nas gasolinas nacionais.

Na minha opinião, essa mudança nada vai mudar na prática, a menos que junto desse aumento , tbm fosse melhorado o refino da gasolina do tipo A , aquela gasolina quando ela ainda é pura , tanto a produzida aqui nas nossas refinarias e tbm as importadas para o nosso mercado interno.

Mas , a menos que seja por obra de um grande milagre do governo federal, tudo vai permanecer desse mesmo jeito, só com esses anunciados 30% de etanol misturado nessas gasolinas e sem maiores ganhos na qualidade real delas e talvez nenhum aumento da octanagem real delas além do consumo médio que vai aumentar ligeiramente tanto nos veículos flex e tbm nos veículos somente a gasolina.

Já quanto a haver um ganho real em octanagem para essas novas gasolinas com esses 30% de etanol, o correto seria haver isso mesmo e talvez com essa novidade, elas ganhem sim na melhor das hipóteses e no máximo de 1 a 2 octanas , o que significa na pratica pouca coisa de bom para haver uma real melhora no funcionamento geral de qq motor a gasolina.

Lembrando aqui que sempre nesses casos, tudo vai depender do posicionamento da dona ANP , do Ministério das Minas e Energia e do governo federal , pq se esse pessoal determinar algum novo ajuste no refino das gasolinas para reduzir e compensar esse ganho real dessas prováveis 1 a 2 octanas e só para ficar limitando propositalmente a octanagem oficial dessas gasolinas comuns e aditivadas, isso na prática poderá até piorar um pouco mais , a atual qualidade dessas novas gasolinas.

E tentando explicar isso um pouco melhor, o que sempre ocorreu e que foi o lado negativo de todas as vezes em que se eleva o teor de etanol anidro nas gasolinas nacionais, é justamente pq é isso o que se tem percebido na realidade, uma piora geral na qualidade das gasolinas quando elas ainda estão puras e antes delas serem misturadas com essa dosagem extra e cada vez maior desse etanol anidro além da sua octanagem que em nada é aumentada .

E toda essa politica e esse procedimento somente para se conter esse aumento natural da octanagem dessas gasolinas sempre que elas recebem uma dosagem extra de etanol , ou seja, aqui no Brasil acontece exatamente o contrário do que seria o correto, que seria o de se obter um aumento real e natural da octanagem dessas gasolinas todas as vezes em que se aumenta o teor de etanol misturado nelas.

Mas a realidade é que qq gasolina comum ou aditivada da mais simples ao redor do mundo, se ela por um acaso receber esses tais desses 30% de etanol como é o nosso caso, ela vai pular imediatamente para umas 98 octanas RON no mínimo , o que infelizmente jamais vai ocorrer aqui no Brasil com essas nossas gasolinas medíocres e de qualidade sempre inferior ao mínimo admissível.

E quanto aos motores flex, na realidade eles nada vão perceber de novidade com essa nova composição dessas gasolinas contendo um pouco mais de etanol.

Já quanto aos motores a gasolina, aqui poderá ocorrer o seguinte :

Nos veículos mais antigos equipados com carburador, talvez com uma boa revisão geral desses motores, eles ainda possam sobreviver e continua a funcionar razoavelmente bem mesmo sendo abastecidos com essas novas gasolinas contendo esses 30% de etanol.

E isso é válido tbm para todas as motocicletas a gasolina mais antigas que ainda rodam por esse nosso Brasil.

Já para os demais veículos equipados com qq tipo de injeção eletrônica. com certeza que esses sistemas podem se adaptar razoavelmente a esse novo teor de etanol nas gasolinas, haja vista que eles já funcionam normalmente com esses atuais 27% de etanol dessas gasolinas atuais e aumentando esse valor para esses citados 30% , muito provavelmente que pouca coisa poderá mudar na prática com o funcionamento desses motores incluindo todas as motocicletas a gasolina ou flex com algum tipo de injeção eletrônica, além de um esperado leve aumento do consumo médio.

Mas já quanto a essa anunciada leve redução nos atuais níveis de poluição emitida por esses veículos a gasolina , isso só seria possível com esse leve aumento do etanol adicionado nas gasolinas e ainda que certamente seria passível de uma melhor comprovação prática , se todos esses motores atuais a gasolina, tantos os carburados e tbm todos os demais com injeção eletrônica , passassem por uma nova recalibração geral, justamente para adapta-los a aceitarem essas novas gasolinas bem mais alcoolizadas e assim, para haver um melhor funcionamento e rendimento geral deles com essa nova composição dessas gasolinas contendo esses oficiais 30% de etanol.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 11 Fev 2025 13:29 
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Sinceramente que é bem revoltante essa péssima qualidade das gasolinas nacionais ...

E não adianta o governo federal atravéz dos seus orgãos especializados ficar inventando aumentos no teor de etanol anidro com a desculpa de que assim , teremos um menor nível de emissões de poluentes pq isso não vai corrigir essa sempre péssima qualidade das gasolinas comuns e aditivadas nacionais .

Apenas porque o nosso MAIOR problema é justamente a qualidade dessas nossas gasolinas quando elas ainda estão puras, sem receber essa baita dose desses atuais 27% de etanol anidro que é adicionado nelas por força de lei federal.

O pior é que nós tbm já sabemos que esse problema da baixa qualidade dessas nossas gasolinas está na infraestrutura já instalada das nossas atuais refinarias, porque a realidade é que elas já estão obsoletas e não conseguem fazer um melhor refino do petróleo do tipo médio e pior ainda se ele for o do tipo pesado que são justamente os tipos de petróleo encontrados e extraídos aqui no Brasil.

E por isso, o que está faltando urgentemente é uma atualização ( modernização ) de todas essas refinarias já instaladas aqui no Brasil, mas como isso vai custar muito $$$$$ , não é de interesse do nosso governo federal de realizar essas onerosas melhorias.

Porque se fosse assim, teríamos de fato uma gasolina digna e do nível das demais gasolinas de primeiro mundo que mesmo contendo apenas e no máximo 10% de etanol , elas apresentam uma octanagem mínima de 95 octanas RON contra as tais e ainda sofríveis 93 octanas RON dessas nossas atuais e além delas apresentarem um melhor rendimento geral justamente devido a essa melhor qualidade delas.

E enquanto essa situação perdura e se arrasta como tem ocorrido sempre, fica bem mais barato e mais cômodo para o Brasil de comprar gasolinas das mais baratas e de qualidade da mais ordinária possível do mercado externo por óbvias razões do menor custo e ainda lascar esses atuais 27% de etanol anidro nelas resultando nisso que chamamos de gasolina comum e aditivadas e que temos atualmente disponível em toda essa rede de postos por esse Brasil afora e isso na melhor das hipóteses e quando elas não estão batizadas e adulteradas.

Mas acredito certamente que esse nosso Brasil é particularmente abençoado pq tivemos essa grande graça e gloria de termos aqui o nosso ainda desprezado porém sempre nobre ETANOL, que está se mostrando ser cada vez mais o nosso maior salvador da pátria nesse nosso caso.

Por isso que sempre abastecemos todos os veículos flex das nossas famílias com etanol e apenas levemente misturado com aqueles 20% de gasolina comum e essa mistura está se mostrando ser um verdadeiro show de bola em todos os aspectos.

Agora continuar a vivermos nessa triste ilusão da esperança de que ainda teremos gasolinas dignas e similares a todas as demais dos países de 1º mundo, podemos esquecer disso por um longo período de tempo pela nossa frente, porque infelizmente essa é a nossa realidade !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 15 Fev 2025 10:58 
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E ontem a noite estávamos reunidos uma turma de amigos que gostam de carros e falando dessa vez sobre combustíveis adulterados e todas as suas consequências diretas quanto ao funcionamento de quaisquer motores.

Os casos mais graves são quando se abastece veículos importados e até os mais antigos nacionais com gasolina adulterada.

Porque nesses casos, as consequências diretas são sempre as piores possíveis, começando por contaminar as velas de ignição, que em seguida vão contaminar a sonda lambda e que finalmente vai contaminar o catalisador exatamente nessa ordem e assim, a bagunça toda já estará iniciada.

E quando se fala em contaminar, significa carbonizar e inutilizar todas essas peças, pq depois de ocorrer essas carbonizações anormais ou essas contaminações, muito dificilmente se consegue reverter essa situação apenas trocando-se de combustível.

E nos casos de veículos mais antigos e já mais rodados, quando todas as suas peças como as suas velas de ignição, todos os seus filtros, a sonda lambda e até o seu catalisador já estão mais desgastados, essa situação se torna ainda pior e mais complicada, aumentando assim todas essas consequências negativas e essas possibilidades quanto a essas ocorrências de falhas e mal funcionamento geral desses motores se abastecidos com essas gasolinas adulteradas além de tbm haver um óbvio aumento geral no consumo médio.

E o pior de tudo é que ainda não inventaram nenhum dispositivo nas bombas de gasolina dos postos de abastecimentos para indicar se a gasolina está de fato dentro dos padrões normais da ANP ou não.

Mas já no caso de se abastecer com etanol , a situação é bem outra e muito mais otimista pq existe obrigatoriamente e por força de lei federal desde muito tempo atrás, aqueles densímetros ao lado de todas as bombas de etanol, por onde circula o etanol e onde é medida a densidade dele , mostrando imediatamente se aquele etanol que está senso abastecido naquele instante , está de fato dentro dos padrões da ANP ou se ele está alterado e adulterado.

Além do detalhe importante de que como os preços das gasolinas são sempre mais caros do que o preço do etanol, sempre vai compensar mais adulterar quaisquer tipos de gasolina do que o etanol.

E além disso, ainda na hipótese de se abastecer com algum etanol adulterado, o máximo que poderá ocorrer são possíveis falhas do motor ou um consumo excessivo, mas não essas comentadas contaminações nessas peças acima citadas como as causadas pelas gasolinas adulteradas.

E novamente nesses casos, o nosso sempre nobre etanol se mostra mais uma vez, bem mais vantajoso em todos esses aspectos do que quaisquer tipos de gasolinas, garantido !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 28 Fev 2025 11:28 
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Retornando a esse tópico para comentar sobre a impressionante quantidade de pessoas que postam vídeos no YouTube comentando mal e contra o etanol !!!

Ou seja, essas pessoas arranjam por assim dizer uma certa quantidade de desvantagens e de defeitos na base do disse que me disse sobre veículos flex sem o menor fundamento técnico e que só Deus para saber como esses veículos são de fato cuidados e depois disso, ainda se atribui a culpa toda só ao etanol , assim simplesmente e sem nenhum argumento real e muito menos confiável.

Então, agora pergunto eu o que será que acontece com todos os veículos flex das nossas famílias além dos veículos de amigos , de colegas e de demais conhecidos que sempre utilizam esse mesmo etanol e apenas levemente temperado com um pouco de gasolina (de 15% até 20% ) e que todas essas pessoas sempre tem abastecido exatamente desse jeito e esses motores desses seus veículos funcionam sempre perfeitos e sem jamais apresentar o menor problema ?

Talvez e eu acredito que seja isso, que a diferença maior e ÚNICA seja justamente na correta manutenção preventiva que todos esses veículos recebem desses seus dedicados donos.

Porque é mais do que lógico que as NEGLIGÊNCIAS quaisquer que elas sejam na manutenção preventiva de qq veículo automotor fatalmente que vão sim resultar em falhas e demais defeitos dos mais diversos tipos e depois, esses caras ficam jogando a culpa no nosso sempre nobre etanol assim sem mais e nem menos ... infelizmente !

O que mais se vê por aí são veículos usados no dia a dia no transito das cidades e que ainda quando os seus donos se lembram , é só de no máximo trocar o oleo desses pobres motores deles lá a cada 10 mil kms , quando o oleo já virou aquela terrível graxa preta e toda contaminada por esses lixos de gasolinas e causando as perigosas borras negras que impregnam no interior desses motores e resultando em todos os desgastes precoces além de outros problemas mais.

E o mesmo ocorre tbm com os filtros diversos, com as velas de ignição e com as demais peças do sistema de injeção eletrônica desses veículos que quase sempre ficam sem receber uma devida manutenção e assim mesmo quando esse pessoal não abastece com essas nojentas e medíocres gasolinas adulteradas e depois desse quadro tão negativo, é mais do que óbvio que vão surgir sim falhas diversas, com toda a certeza , afinal veículo nenhum desse mundo é infalível e à prova de desleixos quanto a falta de uma manutenção adequada.

E depois, esse pessoal todo se enche de coragem e vão para a internet e detonam o etanol como se ele fosse o único culpado de todos esses descuidos e lambanças com a manutenção preventiva de todos esses veículos em circulação nesse imenso Brasil.

Obs : Desculpem a sinceridade, mas para todos aqueles donos de veículos que insistem em ser assim desleixados com a manutenção preventiva dos seus veículos, uma solução das melhores sugerida para esses casos seria esse pessoal descuidadoso voltar lá atrás na linha do tempo e no lugar de automóveis, comprarem bons cavalos e charretes e assim, só vão ter o trabalho bem mais fácil e barato apenas de cuidarem tanto desses animais e tbm dessas charretes porque agindo assim, acredito que as despesas com a manutenção vão ficar muito mais em conta do que rodar em veículos automotores.

Afinal, esse pessoal deve se conscientizar de que VEÍCULOS AUTOMOTORES EXIGEM sim muito mais dos seus donos e usuários do que apenas abastecer e ainda assim , uma grande maioria nem sabem escolher os melhores combustíveis , caso contrário eles vão sempre sofrer com problemas diversos nesses seus veículos e que certamente serão cada vez mais caros e trabalhosos de serem resolvidos e assim vai a bagunça toda se estendendo por aí e pior ainda, acompanhados de todos esses comentários estúpidos e sem nenhum fundamento se multiplicando na net ...

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 10 Mar 2025 18:55 
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E acrescentando mais um comentário que eu considero ser importante dentro desse tópico :

O etanol é de fato um combustível bem surpreendente então vejamos :

Ele apresenta uma octanagem menor quando está ainda puro mas que ao ser misturado em quaisquer tipos de gasolinas, essa sua característica de aumentar a octanagem dessa mistura se acentua bem mais.

E segundo o que vários artigos e literaturas informam, o etanol quando ainda está puro apresenta uma octanagem que pode variar entre 108 a 110 octanas.

Mas que ao ser misturado com percentuais variados com gasolinas, ele já apresenta uma octanagem bem mais elevada ao redor de 119 octanas, ou seja, são 10 octanas a mais que ele soma nessas misturas com as gasolinas.

Obs : E o que muitas refinarias espertas fazem para tirar proveito desse fato :

Elas simplesmente diminuem propositalmente a octanagem inicial dessas gasolinas, já que vão considerar o grande ganho em octanagem proporcionado por essas adições de etanol e esse é na minha opinião o maior de todos os crimes contra os consumidores que poderia ser cometido por todas essas refinarias.

E com isso essas refinarias economizam muito $$$$ pq os compostos derivados do petróleo de baixas octanagens são bem mais baratos de serem produzidos do que os demais compostos hidrocarbonetos mais nobres contendo as maiores octanagens e com isso, o custo final da gasolina pura fica bem mais baixo aumentando com isso os lucros ganhos por essas refinarias.

Mas o pior dessa história toda é que quanto mais baixas forem as octanagens dessas gasolinas quando ainda puras, bem pior será tbm a sua qualidade e com isso, a sua queima ou combustão é sempre mais difícil e incompleta dentro dos motores se comparadas com as gasolinas mais nobres e contendo uma maior octanagem.

Então só por esse fato explicado aqui já é o suficiente para mostrar e justificar os reais motivos dessas tais das gasolinas nacionais deixarem tanta carbonização interna nesses pobres motores quando são abastecidos com elas apesar delas já receberem essa dosagem extra e bem elevada desses oficiais 27% de etanol.

Imaginem então a medíocre qualidade dessas gasolinas nacionais quando elas ainda estão puras, sem receberem ainda esses oficiais 27% de etanol , ou seja, elas de fato merecem sim a perfeita alcunha de serem chamadas vulgarmente de mijolinas , pq elas o são sim.

E deixando aqui mais uma outra importante informação técnica sobre o etanol :

Devido ao fato dele ser um combustível de origem vegetal, então na realidade, ele não tem octanas como ocorre com as gasolinas mas sim uma altíssima capacidade antidetonante , o que significa que ele pode ser comparado somente com as melhores gasolinas premium das mais elevadas octanagens do mundo nessa sua propriedade antidetonante e assim é que se atribuiu esses valores atuais de octanagem "artificial" para o etanol.

Lembrando que a octanagem é a propriedade antidetonante de um determinado combustível e que quanto maior ela for, maior tbm será o rendimento geral obtido por quaisquer tipos de motores, sejam eles aspirados flex e melhor ainda nos casos dos turbos flex.

E esse nome octana vem de um hidrocarboneto derivado do petróleo chamado de iso-octano , um hidrocarboneto ramificado contendo 8 carbonos em sua composição , o qual é muito nobre e mais caro e cuja octanagem real dele são de exatas 100 octanas e assim, foi dai que se originou esse têrmo octanagem.

Mas o etanol ainda se sobressai como um ilustre campeão bem mais do que esse iso-octano por conter uma octanagem real bem mais elevada até do que a desse mais nobre derivado do petróleo.

Por essa e por várias outras razões técnicas além de todas essas suas muitas e reconhecidas qualidades é que o etanol sempre vai ganhar os meus maiores aplausos e o meu maior apoio , por um puro e digno merecimento !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 18 Mar 2025 02:01 
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E atualizando esse tópico, agora com as novidades sobre a nova gasolina nacional E-30 , que deverá receber esse novo percentual de 30% de etanol anidro no lugar dos atuais 27%.

E segundo estamos lendo em vários artigos que estão surgindo na net, já foram aprovados os testes dessas novas gasolinas tanto em veículos como tbm nas motocicletas pelo IMT ( Instituto Mauá de Tecnologia ), o orgão escolhido pelo governo federal para realizar esses testes técnicos.

Foi anunciado tbm que essas novas gasolinas serão um pouco mais baratas do que as atuais, ao redor de até 0,13 ( treze centavos de real ) por litro a menos.

Além da sua real octanagem RON que deverá ganhar aproximadamente uma octana a mais e indo para as 94 octanas RON se for considerada a atual octanagem oficial estipulada pela ANP de 93 octanas RON para as atuais gasolinas comuns e aditivadas.

Acredita-se tbm que com esse leve aumento de 3% no etanol anidro adicionado nessas gasolinas , ao passar dos atuais 27% para esses citados 30% , que isso vai causar na prática um leve aumento no consumo médio de não mais do que uns 1.5 % a mais.

Lógico que as calibrações atuais de todas as ECU desses veículos e motocicletas a gasolina em circulação pelo Brasil não estão otimizadas levando-se em consideração essas novas gasolinas com esses 30% de etanol.

E que devido a isso , poderá ocorrer com isso uma leve perda em rendimento geral do que se houvesse de fato um desenvolvimento de uma calibração específica para essa nova dosagem de etanol misturado nessas gasolinas.

A realidade é que somente a prática do uso diário desses veículos e motocicletas abastecidos com essas novas gasolinas E-30 poderá nos mostrar de quanto será de fato, esse aumento do consumo médio !

E foi anunciado tbm nesses artigos que a autorização será ainda para esse ano de 2025 para que essas novas gasolinas E-30 sejam distribuídas à venda ao público.

Obs : Com certeza que o nosso Jetta TSI além do nosso opalão comodoro 6 cilindros , o novo Jeep Commander 2.0 turbo do meu irmão e a nova Ford Maverick híbrida do meu irmão caçula deverão gostar e agradecer por esse advento dessas novas gasolinas.

Basta ter somente um pouco mais de paciência e aguardar por mais essa positiva novidade automotiva !

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