|
E retornando a esse sempre interessante tópico para responder que a tecnologia automotiva flex foi o que de mais avançado ocorreu no mundo todo e em especial aqui no mercado nacional.
E somente para relembrar, essa idéia foi inciada lá na primeira crise do etanol aqui no nosso mercado interno e ocorrida lá em 1989 , quando a grande maioria dos veículos nacionais eram movidos a etanol 100% e ainda equipados com os carburadores.
E que devido a uma grande procura pelo açúcar no mercado internacional naquele ano de 1989 em que o seu preço estava mais compensador, a maioria dos nossos usineiros suspenderam assim a produção de etanol para produzirem o açúcar por ser mais lucrativo e com isso, o nosso mercado interno ficou desabastecido do etanol.
Lógico que eu me lembro muto bem dessa época porque tbm fui uma das milhões de vítimas dessa falta de etanol já que eu tbm tinha um veículo movido 100% a etanol , que era um VW Voyage 1984 1.6 carburado.
Mas que devido a essa escassez de etanol aqui no nosso mercado, muitos donos de veículos a etanol começaram a converter os seus motores para eles serem abastecidos com a gasolina que continuava farta aqui no Brasil.
E como a mecânica de todos os veículos daquela época eram bem mais simples do que atualmente, se tornava mais tranquilo e fácil fazer essa conversão desses veículos a etanol para funcionarem com gasolina.
Porque de uma maneira mais simples e até mais barata para ser realizada essa conversão, bastava desmontar o cabeçote desses motores e substituir a junta original por uma outra mais grossa que era feita sob medida e com uma espessura quase 3 vezes a espessura da junta original.
Ou seja, era somada uma altura extra de mais de 2 milímetros nessa junta especial , o que fazia o volume das câmaras de combustão aumentarem o suficiente para se abaixar assim a taxa de compressão daqueles motores a etanol que tinham uma taxa de 11:1 a 12:1 para uma taxa menor de uns 9:1 e assim, já seria possível abastecer com as gasolinas sem os perigosos riscos de detonações que poderiam destruir aqueles motores.
Lembrando aqui que esse método era uma receita mais simples e barata do que o correto tecnicamente que seria o de substituir todo o jogo de pistons cabeçudos originais para etanol, por um outro jogo de pistons bem mais baixos para assim se aumentar o volume das câmaras de combustão e se diminuir a taxa de compressão para então se usar as gasolinas.
Paralelo a esse trabalho, tbm eram recalibrados os carburadores originais a etanol que recebiam uma giclagem original especifica para as gasolinas e tbm eram substituídas as velas de ignição além da troca da válvula termostática do sistema de arrefecimento da versão a etanol para gasolina e pronto, estava assim precariamente realizada aquelas conversões provisórias e reversíveis daqueles motores a etanol para gasolina.
Mas foi em 1993 que a GM brasileira lançou aqui no nosso mercado o novo Omega 2.0 a etanol com um recente sistema de injeção multiponto da mais avançada geração Motronic da Bosch e esse sistema funcionou tão bem no etanol que ele foi o inicio da evolução dos atuais sistemas flex daqui no Brasil.
Tanto é que já no ano seguinte em 1994 , a Bosch lançou aqui e apenas em caráter experimental essa versão de Omega a etanol com um pioneiro sistema flex , mas que apesar desse sistema ter percorrido uns 200 mil kms em testes , a dificuldade estava no acerto do funcionamento do sensor de reconhecimento da mistura de combustíveis instalado dentro do tanque, que era muito caro e não tão preciso.
Foi quando entrou em ação a grande colaboração da empresa concorrente, a Magnetti Marelli que aperfeiçoou a sonda lambda para a versão flex a qual fazia esse reconhecimento da mistura exata de combustíveis pela leitura da composição dos gases do escape e com mais alguns anos de evolução e de aperfeiçoamentos diversos nesse sistema, resultou em 2003 no inédito lançamento do primeiro veículo 100% flex lançado aqui no nosso mercado, o VW Gol 1.6 flex.
Então, na síntese , acredito com certeza que essa tecnologia flex foi um dos maiores avanços até agora de toda a industria automotiva atual.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|