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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 17 Ago 2025 17:11 
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Retornando a esse tópico pq hoje pela manhã , aproveitei o domingão para dar uma volta no nosso ainda novo BMW 320i flex 2024 que já tem quase 11900 kms rodados e que estava desde o dia 25/06/25 estacionado e guardado na garagem sem nenhum funcionamento dele.

Portanto , são quase 2 meses completamente inativo mas que bastou encostar o dedo no botão de start/stop dele que o seu motor acordou de imediato.

E que são nesses pequenos detalhes que percebemos o cuidado geral na escolha da dona BMW do Brasil quanto a qualidade de todos os componentes que fazem parte da linha de montagem desses veículos dessa marca germânica !

Então , saí sozinho para dar uma volta um pouco mais prolongada de uns 45 kms até uma pequena cidade vizinha a nossa do tipo um passeio rápido de um bate e volta, apenas o suficiente para permitir a sua bateria de receber uma boa recarga e de aquecer tbm todo o conjunto mecânico desse sedan.

E assim, foram percorridos esses 90 kms de uma forma bem tranquila , silenciosa e rápida, apesar de algumas apertadas ocasionais do seu pedal da direita até o fim para haver alguns eventuais quick-downs ou reduções plenas de marcha no seu câmbio e de alguns picos de rotações mais elevadas do seu motor.

Interessante sempre é ao se perceber o quanto é espetacular e muito bem calibrado todo o sistema do controle eletrônico de tração e de estabilidade desse novo 320i flex 2024 .

E em algumas rápidas ultrapassagens realizadas durante esse curto trajeto, eu propositalmente joguei um pouco mais de lado a traseira desse veículo, mas imediatamente esse sistema eletrônico de estabilidade corrigiu e estabilizou na hora a traseira desse sedan, o que me tirou risos devido a essa perfeição e a precisão da atuação dessa esmerada eletrônica no controle de todo esse veículo.

Obs : E essa versão atualizada desse motor 2.0 flex B48 continua se mostrando perfeita em seu rendimento geral, apesar dele tbm já estar com um stage 2 instalado nele e muito bem calibrado por sinal e ele é sempre abastecido com etanol e apenas misturado com 20% de gasolina e com essa mistura de combustíveis, o seu desempenho é sempre brilhante !!!

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 20 Ago 2025 13:54 
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Vou utilizar esse tópico para falar um pouco do assunto sobre os motores a diesel que é até fora de tópico :

Se formos analisar apenas o rendimento total obtido pelos motores a diesel sem considerar o custo do combustível, ele supera quaisquer motores flex e mais ainda os a gasolina.

Sabemos porque já é fato amplamente comprovado que motores diesel são bem torcudos, ou seja, que eles fornecem um elevado torque desde as mais baixas rotações e não importa se eles sejam aspirados e mais ainda nas versões turbo.

E o motivo para essa ótima qualidade deles é devido a sua elevadíssima taxa de compressão, necessária para haver a combustão do oleo diesel e o que faz esses veículos necessitarem sempre de câmbios mais longos para assim se aproveitar ao máximo essa nobre característica deles.

E além do preço um pouco mais elevado dos veículos com motores diesel, tbm temos a desvantagem do ruído peculiar e até um pouco desagradável deles, mas isso faz parte da estrutura desses motores e quem gosta e faz questão de uma maior durabilidade e parrudez, vai ter de aprender a convicer com esse nível de ruídos um pouco acima da média dos demais motores flex e tbm os motores a gasolina.

E tbm no caso dos motores a diesel, eles passaram sim por toda a evolução técnica tanto na mecânica deles e tbm na eletrônica experimentada por todos os demais motores flex e os a gasolina, ou seja, a eletrônica tbm já faz uma ampla parte no controle total do funcionamento desses atuais motores a diesel.

E isso só ajudou a se obter um sempre melhor rendimento geral deles além de se diminuir tbm os seus níveis de poluentes, apesar de que desde 2012, todos os veículos a diesel fabricados aqui já são obrigados a serem abastecidos com o tipo mais nobre e refinado de diesel, a versão S-10 em substituição a antiga versão de oleo diesel S-500 que contém muito mais enxofre na sua composição.

Mas que mesmo essa versão mais moderna de oleo diesel S-10 infelizmente já está recebendo a mistura aqui no nosso mercado com nada menos do que 15% de biodiesel , o que na realidade poderá causar alguns distúrbios diversos no sistema de alimentação desses motores a diesel atuais.

E a dica técnica que eu deixo aqui para aqueles que gostam de um veículo com motor diesel de 2012 para cá e para se evitar esses eventuais distúrbios é para se utilizar regularmente um bom aditivo para o oleo diesel S-10 misturado no tanque desses veículos para assim ajudar na lubricidade desse combustível com esses atuais 15% de biodiesel pq assim, já se diminui bastante as chances de ocorrerem problemas futuros no sistema de alimentação desses veículos.

Além do fato óbvio de sempre se cuidar preventivamente de toda a manutenção desses veículos diesel no que se refere as trocas de oleo e de filtro desses motores, trocas dos filtros de combustível e de ar além da necessidade em determinados modelos mais recentes de se abastecer tbm o seu reservatório de ARLA 32 , um aditivo encontrado em Postos de Abastecimentos e que ao ser injetado eletronicamente no escape desses veículos , faz com que já se diminui bastante a fumaça expelida por eles.

Obs : E lembrando aqui que bem diferente do que a grande maioria dos consumidores pensam sobre os veículos com motores diesel, de que eles apesar de serem mais parrudos do que os demais veículos flex e a gasolina, que os seus motores são até um pouco mais delicados quanto a eles exigirem receber uma correta e mais cuidadosa manutenção preventiva para que assim o seu usuário possa usufruir de todas as reais vantagens técnicas oferecidas por eles.

E uma observação muito importante que sempre deverá ser lembrada é a de NUNCA se abastecer veículos a diesel mais antigos do ano de 2011 para trás com essa nova versão de oleo diesel S-10 e nem de abastecer quaisquer veículos a diesel fabricados de 2012 em diante com esse antigo oleo diesel S-500.

Porque em ambos esses casos, ocorrerão com certeza problemas com peças danificadas tanto em uma versão de veículo mais antigo e tbm nos mais modernos se eles não forem abastecidos com os tipos corretos de oleo diesel.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 30 Ago 2025 17:22 
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E retornando a esse sempre interessante tópico para responder que a tecnologia automotiva flex foi o que de mais avançado ocorreu no mundo todo e em especial aqui no mercado nacional.

E somente para relembrar, essa idéia foi inciada lá na primeira crise do etanol aqui no nosso mercado interno e ocorrida lá em 1989 , quando a grande maioria dos veículos nacionais eram movidos a etanol 100% e ainda equipados com os carburadores.

E que devido a uma grande procura pelo açúcar no mercado internacional naquele ano de 1989 em que o seu preço estava mais compensador, a maioria dos nossos usineiros suspenderam assim a produção de etanol para produzirem o açúcar por ser mais lucrativo e com isso, o nosso mercado interno ficou desabastecido do etanol.

Lógico que eu me lembro muto bem dessa época porque tbm fui uma das milhões de vítimas dessa falta de etanol já que eu tbm tinha um veículo movido 100% a etanol , que era um VW Voyage 1984 1.6 carburado.

Mas que devido a essa escassez de etanol aqui no nosso mercado, muitos donos de veículos a etanol começaram a converter os seus motores para eles serem abastecidos com a gasolina que continuava farta aqui no Brasil.

E como a mecânica de todos os veículos daquela época eram bem mais simples do que atualmente, se tornava mais tranquilo e fácil fazer essa conversão desses veículos a etanol para funcionarem com gasolina.

Porque de uma maneira mais simples e até mais barata para ser realizada essa conversão, bastava desmontar o cabeçote desses motores e substituir a junta original por uma outra mais grossa que era feita sob medida e com uma espessura quase 3 vezes a espessura da junta original.

Ou seja, era somada uma altura extra de mais de 2 milímetros nessa junta especial , o que fazia o volume das câmaras de combustão aumentarem o suficiente para se abaixar assim a taxa de compressão daqueles motores a etanol que tinham uma taxa de 11:1 a 12:1 para uma taxa menor de uns 9:1 e assim, já seria possível abastecer com as gasolinas sem os perigosos riscos de detonações que poderiam destruir aqueles motores.

Lembrando aqui que esse método era uma receita mais simples e barata do que o correto tecnicamente que seria o de substituir todo o jogo de pistons cabeçudos originais para etanol, por um outro jogo de pistons bem mais baixos para assim se aumentar o volume das câmaras de combustão e se diminuir a taxa de compressão para então se usar as gasolinas.

Paralelo a esse trabalho, tbm eram recalibrados os carburadores originais a etanol que recebiam uma giclagem original especifica para as gasolinas e tbm eram substituídas as velas de ignição além da troca da válvula termostática do sistema de arrefecimento da versão a etanol para gasolina e pronto, estava assim precariamente realizada aquelas conversões provisórias e reversíveis daqueles motores a etanol para gasolina.

Mas foi em 1993 que a GM brasileira lançou aqui no nosso mercado o novo Omega 2.0 a etanol com um recente sistema de injeção multiponto da mais avançada geração Motronic da Bosch e esse sistema funcionou tão bem no etanol que ele foi o inicio da evolução dos atuais sistemas flex daqui no Brasil.

Tanto é que já no ano seguinte em 1994 , a Bosch lançou aqui e apenas em caráter experimental essa versão de Omega a etanol com um pioneiro sistema flex , mas que apesar desse sistema ter percorrido uns 200 mil kms em testes , a dificuldade estava no acerto do funcionamento do sensor de reconhecimento da mistura de combustíveis instalado dentro do tanque, que era muito caro e não tão preciso.

Foi quando entrou em ação a grande colaboração da empresa concorrente, a Magnetti Marelli que aperfeiçoou a sonda lambda para a versão flex a qual fazia esse reconhecimento da mistura exata de combustíveis pela leitura da composição dos gases do escape e com mais alguns anos de evolução e de aperfeiçoamentos diversos nesse sistema, resultou em 2003 no inédito lançamento do primeiro veículo 100% flex lançado aqui no nosso mercado, o VW Gol 1.6 flex.

Então, na síntese , acredito com certeza que essa tecnologia flex foi um dos maiores avanços até agora de toda a industria automotiva atual.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 21 Set 2025 21:08 
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E surgiu ontem uma oportunidade de atender a um cliente em uma cidade vizinha a nossa num percurso total de uns 160 kms.

Era para utilizar-me do nosso Jetta TSI nessa rápida viagem já com aquela última atualização da calibração do seu Unichip para a nova mistura de gasolina com etanol adotada por mim.

Mas ocorre que me lembrei que o nosso novo BMW 320i flex stage 2 já estava dormindo demais há algum tempo e que por isso mesmo ele precisava de acordar para fazer mais esse leve servicinho e assim fiz esse pequeno percurso nele.

Novamente nunca se pode comparar nem por brincadeira uma nova BMW 320i flex dessas já da versão B48 mais atualizadas com o atual Jetta GLI 2025 e ainda mais se for com o nosso pioneiro Jetta TSI 2013.

Mas observem que não estou me referindo apenas e puramente ao desempenho oferecido por esses Jettas GLI e TSI, já que dependendo da preparação já instalada neles, esses Jettas GLI e até os mais antigos TSI podem se mostrar até um pouco mais rápidos do que esse 320i flex stage 2, mas estou falando de toda a sua dirigibilidade em geral percebida assim que se entra nesse sedan e começa-se a rodar nele mesmo dentro do transito urbano.

E mais ainda ao entrar com ele em uma rodovia bem pavimentada, quando essa característica já bem positiva dele se faz ainda mais bem notada, afinal, começa pela sua aerodinâmica bem melhor com o seu cx de 0,25 contra o cx de 0,30 até dos atuais Jettas GLI além do seu câmbio muito bem escalonado de 8 marchas contra as 7 marchas dos câmbios dos atuais Jettas GLI.

E com a soma de todos esses fatores aqui citados, percebe-se que até o deslizar mais macio, silencioso e confortável desse modelo atual de BMW 320i mostra nitidamente que ele é de fato melhor projetado do que o que oferece os atuais Jettas GLI ou os antigos Jettas TSI.

Inclusive até a rolagem livre desse sedan BMW é tão superior que em quaisquer leves descidas, ele já embala nitidamente e com uma extrema facilidade quando comparado aos Jettas TSI e GLI, portanto são com certeza bem nítidas essas diferenças aqui citadas.

Viajei sozinho e bem tranquilo com esse 320i flex mantendo velocidades entre 110 kms/h até uns 130 kms/h e com uma extrema facilidade com o meu pé direito apenas encostando muito levemente no seu acelerador.

E para esses tipos de viagens mais tranquilas, eu sempre seleciono no seu console o seu programa ECO-PRO que faz todas as suas trocas de marchas em rotações bem menores do que nos seus 2 demais programas e ainda ele mantém o desempenho do seu motor levemente mais contido para com isso ele proporcionar uma perceptível maior economia de combustível.

E nesse ritmo assim mais calmo e tranquilo, as médias de consumo se mostram sempre ótimas e o seu comp. de bordo registrou no final dessa pequena viagem a ótima média de 12,5 kms/l abastecido com 80% de etanol com + 20% de gasolina comum e com o seu ar cond. ligado sempre ligado na sua minima potência.

Sinceramente que eu considero uma grande lástima a dona BMW do Brasil não estender esse seu eficiente sistema flexfuel para os seus outros modelos como para esse seu novo sedan BMW M235i com a sua transmissão 4 x 4 e até para esse seu novo e endiabrado coupe esportivo M2 de 6 cilindros bi-turbo com a sua tração apenas traseira.

Mas acredito que certos sonhos mesmo que muito pouco possíveis de se tornarem realidade, ainda valem à pena só de te-los passando assim de leve por nossas mentes.

Porque quem sabe algum dia no futuro ...

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 01 Out 2025 12:23 
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E vou confirmar aqui mais uma vez que essa tecnologia dos motores flex é o melhor sinal desse maior avanço da engenharia automotiva nos últimos tempos e no mundo todo.

E se essa tecnologia ainda não se propagou e se popularizou bem mais do que isso que já estamos vendo justamente devido ao fato da pouca disponibilidade do etanol no mundo todo , infelizmente !

Ou seja, os motores flex e sejam eles aspirados e melhor ainda no caso dos turbos, sempre vão oferecer uma maior taxa de compressão que se traduz sempre e diretamente num melhor rendimento geral para quaisquer motores flex quando comparados com todos os demais motores somente a gasolina e quanto a isso, podemos apostar o que for !

Mas infelizmente aqui no Brasil , o nosso nobre e insubstituível etanol ainda não é assim devidamente reconhecido e isso ocorre somente por uma pura falta de um melhor conhecimento técnico geral além de todos esses preconceitos populares estúpidos e totalmente infundados que são propagados negativamente e por toda a parte sobre esse maravilhoso combustível vegetal.

E ainda melhor do que essa atual geração de motores flexfuel, somente se fosse relançado aqui no Brasil uma geração atualizada de motores 100% a etanol e preferencialmente, se eles forem turbo.

Inclusive a Stellantis já tem prontinho esse projeto desse motor de 4 cilindros 1.3 turbo e alimentado com 100% a etanol que demonstrou ter um maior rendimento geral do que todos os atuais motores 1.3 turbo flex de sua fabricação.

Mas esse nosso mercado interno tem mostrado que sabe ser ingrato de tudo e infelizmente não sinalizou positivo para essa novidade da Stellantis que por enquanto engavetou esse seu interessante projeto e quem acaba perdendo com isso são justamente nós os consumidores que sabemos perfeitamente de todas as vantagens técnicas de ter disponível essa tecnologia atualizada desses novos motores turbo alimentados com 100% de etanol hidratado.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 17 Out 2025 20:07 
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Pois eu já me decidi e vou transformar e converter esse nosso atual Jetta TSI da versão de 211 cv 2013 e que já está com o upgrade de stage 2 instalado nele para ele ser abastecido justamente com uma nova mistura de 75% de etanol hidratado com + 25% de gasolina e lógico que nunca poderá faltar a utilização de um frasco de aditivo flex a cada tanque abastecido e será somente para eu me divertir ainda um pouco mais com ele.

Afinal , não irei coloca-lo à venda pq já sei que não vale à pena o valor que eu irei apurar numa eventual venda dele e assim, vou preferir mante-lo sempre aqui conosco e tbm não vejo sinceramente nenhuma vantagem real em mante-lo funcionando desse jeito sendo abastecido com esses nossos lixos detestáveis de gasolinas nacionais e pior ainda carbonizando sempre todo o seu motor além desse episódio de estragar várias de suas peças e quase todas elas de preço bem salgado e sem contar ainda com a mão de obra que nunca é nada barata.

Também sei é lógico que para realizar essa transformação, que teremos de instalar uma nova bomba de combustível dedicada e de baixa pressão no seu tanque, além de substituir tbm a sua bomba de alta pressão por uma outra um pouco maior e mais capaz para lidar com o etanol além dela fornecer um maior volume desse combustível vegetal ao sistema de injeção desse seu motor.

E paralelo a essas substituições, tbm não poderão ficar de fora a devida substituição dos seus injetores originais por um outro jogo de novos injetores e com uma maior capacidade e tbm mais apropriado para lidar com o etanol.

E com um remap de ECU mais dedicado a essa nova aplicação para substituir esse nosso atual piggyback Unichip que não vai conseguir fazer essa maior modificação nos mapas da sua ECU , mas com isso vamos ganhar ainda um pouco mais de rendimento geral, ou seja, com certeza que teremos um pouco mais de desempenho para esse nosso Jettão ir ao redor de uns 270 cvs de roda junto a um novo torque de uns 48 kgfm, o que para mim já é mais do que o suficiente para quaisquer solicitações mais esportivas e ainda mantendo todo o seu motor original e o seu câmbio DSG que tbm será apenas reprogramado para ele assim lidar com uma maior eficiência e segurança com esse seu novo aumento de desempenho.

Tbm não vamos descartar a opção bem válida de complementar esse upgrade e incrementar um pouco mais a capacidade dessa sua turbina original para assim ela ganhar um pouco mais de fôlego extra e com isso, sustentar um pouco melhor e com um leve maior volume de ar os seus atuais níveis de pressão porém mantendo esse fluxo de pressão em rotações um pouco mais elevadas do que ocorre atualmente e com isso vem tbm esse leve maior aumento no seu desempenho geral.

Ou seja, esse nosso atual Jetta TSI vai se transformando assim em uma interessante cobaia tecnológica além dele tbm ser o meu brinquedo pessoal já que toda a sua mecânica ainda está perfeita e muito bem saudável incluindo o seu motor que continua sendo lubrificado por oleos top quality 0W-20 e ainda, sem demonstrar nenhum consumo anormal desse oleo, numa prova bem real de que todas as suas folgas internas ainda se conservam nos seus mínimos valores apesar da sua atual quilometragem de 101200 mil kms rodados até agora nesses seus longos 12 anos de muita curtição e diversão com ele.

Obs : Lógico que um projeto de uma transformação dessas tem os seus devidos custos mas com certeza que essa brincadeira vai ficar bem mais barata do que se eu der esse Jetta de entrada ou vende-lo para comprar um Jetta GLI zero km e começar a fazer todos esses upgrades de novo e ainda passar raiva por ser obrigado a abastece-lo sempre com esses LIXOS ordinários de gasolinas nacionais ... não pessoal, agradeço mas eu não quero passar de novo por isso nunca mais.

E a outra opção seria de comprar um Jetta GLI semi novo ou usado que custaria mais barato , porém essa opção eu nem considero pq eu bem sei que esses tipos de veículos quem compra quer enfiar o pé o tempo todo mas bem pior do que isso seria com mais um GRANDE agravante :

Eles nem mesmo tem o cuidado de amaciar direito o seu motor e muito menos trocam o oleo e o filtro aos primeiros 1000 kms rodados como eu sempre faço , então para mim essa opção de um sedan esportivo semi novo ou usado não serve mesmo, definitivamente não quero e prefiro nesse caso fazer esse upgrade acima citado nesse meu Jetta TSI 2013 que sempre foi super bem cuidado por mim desde zero KM e que por isso mesmo que eu tenho uma total confiança nele para fazer todas as alterações de performance do meu jeito !!!

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