Bem-vindo: 01 Nov 2025 14:30

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 145 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15
Autor Mensagem
 Título: Re: COMPARATIVO ENTRE O JETTA E O COROLLA
MensagemEnviado: 05 Out 2025 11:11 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Retornando aqui nesse tópico para relatar uma viagem mais longa e dessa vez realizada com a nossa nova BMW 320i flex.

Foram apenas 3 dias em Campinas-SP e o percurso total foi de 2090 kms rodados.

Sempre abastecemos com aquela mistura de 80% de gasolina com + 20% de etanol e dando preferencia a Postos da rede Shell devido a maior confiabilidade geral dos combustíveis vendidos por eles.

E a a nossa segunda opção de escolha em Postos de combustíveis mais confiáveis seria a rede Ipiranga.

E como é um longo trajeto , não tem como viajar mantendo aquele limite oficial de velocidade até 110 kms/h e sempre onde era possível e permissível, eu mantinha entre esse limite até picos de 140 kms/h com muita tranquilidade e com uma grande reserva de desempenho disponível para realizar todas as eventuais ultrapassagens com muito mais segurança e rapidez.

Mas uma vez mais, não temos como comparar nenhum Jetta TSI e nem mesmo esses novos GLI a essa versão de BMW 320i flex.

E acredito que o maior preço cobrado por esse modelo 320i flex comparado com esses novos Jettas GLI esteja aí mesmo nessa nítida superioridade tecnológica percebida na condução e dirigibilidade geral de um novo BMW 320i flex ainda mais citando aqui que ele tem o upgrade de performance stage 2 o que fez o seu desempenho original se transformar da água para um bom vinho.

E dos tais 184 cvs originais e dos oficiais 30,6 kgfm de torque desse motor 2.0 turbo dessa 320i flex e que na realidade, ele já oferece bem mais do que apenas esses números divulgados de fábrica e de acordo com testes já realizados em vários dinamômetros , esse nosso brinquedinho ganhou pelo menos uns 60 cvs e uns 10 kgfm de torque com esse upgrade de stage 2 apesar de eu ainda não ter levado esse nosso sedan depois dessa modificação para ele ser medido em um dinamômetro e assim descobrir esses números reais de potência e torque atingidos e oferecidos por ele agora com o stage 2.

Mas a realidade percebida é que as respostas do motor tanto desse nosso BMW e tbm do nosso Jetta estão muito próximas apesar desse nosso BMW ter um peso de pelo menos uns 90 a 100 kgs a mais do que o pêso desse nossos Jetta.

Mas onde o nosso atual Jetta TSI com stage 2 perde nitidamente para esse 320i flex é no consumo médio, onde notamos nessa nossa 320i flex uma média geral de 10,7 kms/l com a mistura de 80% de etanol com +20% de gasolina contra a mistura atual de 64% de etanol e + 36% de gasolina com que esse nosso Jetta é sempre abastecido.

E não temos como negar ainda sobre todas as importantes diferenças técnicas entre esses 2 sedans com motorização 2.0 turbo e câmbios automáticos.

No motor , o BMW oferece muito mais tecnologia, com uma maior taxa de compressão de 11:1 contra apenas 9,6:1 do Jetta TSI.

E continuam as vantagens desse BMW com um sistema de turbo com geometria variável e um pouco maior do que a turbina desse Jetta TSI além dos seus comandos de válvulas serem variáveis tanto na admissão e tbm no escape.

Já nesse nosso Jetta, a turbina é da versão fixa e de um tamanho um pouco menor, além do seu motor ter somente comando variável na sua admissão.

E não se pode deixar de citar aqui sobre as diferenças em eficiência desse câmbio de 8 marchas desse BMW contra apenas as 6 marchas do câmbio do nosso Jetta.

Isso mostra uma grande diferença nas rotações mantidas ao se trafegar por rodovias numa mesmo velocidade.

E aqui temos essa versão 320i flex trafegando estabilizada a 150 km/h na 8ª marcha com apenas exatas 2 mil rotações do seu motor.

Mas nos Jettas TSI dessas versões com apenas 6 marchas, ao se manter esses mesmos 150 km/h na sua 6ª marcha o seu motor já está a 2800 rotações e consumindo muito mais combustível além de aumentar tbm os níveis de ruídos internos, causando um real maior desconforto em viagens mais longas.

E finalmente para fechar com chave de ouro, talvez a maior das vantagens desse novo 320i flex que é a sua atual aerodinâmica que apresenta um ótimo CX de apenas 0,25 contra o CX de 0,30 dos jettas TSI e até o dos atuais jettas GLI e isso se mostra como uma grande e inegável diferença na prática.

Essa última vantagem técnica significa tanto pq já sabemos devido a muitos testes comprovados pela engenharia automotiva de que a partir dos 80 kms/h , a aerodinâmica do desenho de quaisquer veículo já começa a contar bastante na eficiência geral obtida por cada um modelo de veículo.

E sendo assim, quanto mais baixo for esse índice aerodinâmico, mais facilmente esse veículo vai cortar o ar e vai manter maiores velocidades utilizando-se sempre de menos potência e torque e essa vantagem se traduz justamente na obtenção de um menor consumo médio.

E foi onde percebemos esse nosso 320i brilhar trafegando por rodovias devido a extrema facilidade com que ele mantinha essas citadas velocidades de cruzeiro com quase nada de pressão no seu pedal do acelerador.

Além daquela maravilhosa sensação de que ele tbm desliza e embala bem mais facilmente e em quaisquer situações e melhor ainda em declives mais longos das rodovias com uma maior facilidade do que o nosso atual Jetta TSI.

Assim como o nível geral de conforto interno oferecido por esse modelo atual de BMW é sempre um pouco melhor do que o oferecido por um Jetta TSI e nesse aspecto se inclui tbm um melhor isolamento acústico geral.

Obs : Imaginei fazendo essa mesma viagem de ida e volta da nossa cidade até Campinas com esse nosso Jetta TSI stage , o tanto que ele iria gastar a mais com combustível além do menor conforto acústico que ele iria oferecer ... sinais óbvios da evolução automotiva , felizmente.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 06 Out 2025 18:55 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E o pobre coitado do nosso amado Jetta TSI está sendo mais uma vez vítima desses lixos ordinários de gasolinas nacionais.

Ocorre que esse seu motor 2.0 turbo a gasolina sempre se mostrou desde que ele era ainda zero KM, que ele definitivamente é muito sensível e que por isso, ele não foi projetado para ser abastecido com essas nossas gasolinas de qualidade sempre ordinária e duvidosa.

E aos primeiros 48 mil kms rodados e lá pelo ano de 2018, começou a acender a luz amarela da injeção no painel dele e lembro-me que quando eu conectei o meu scanner na tomada OBD2 dele, apareceu um código de falha P-2014 e o P-2015 e que até tem o mesmo significado e que ficaram famosos no meio automotivo para todos aqueles donos e os fâs desses Jettas TSI 2.0 turbo a gasolina.

Felizmente que essa falha faz o motor perder só um pouco do seu rendimento geral mas o seu motor continua a funcionar com segurança além do incômodo de se ficar rodando num Jetta TSI com aquela horrível luz amarela acesa no seu painel, mostrando algum desleixo do seu dono.

E ao leva-lo na revenda autorizada VW daqui da minha cidade para uma verificação mais detalhada sobre essa falha, os mecânicos logo me falaram que essa falha ocorria devido a carbonização excessiva dentro do seu coletor de admissão causada por ninguém mais do que essas nossas medíocres gasolinas muito oleosas e mal refinadas.

Muito bem, a partir daí e já avisado da causa desse problema, sugeri desmontar esse coletor de admissão completo e dar uma boa descarbonizada geral nele com algum produto próprio imaginando que essa solução seria ideal para esse caso.

Mas os mecânicos até riram me falando que infelizmente eles já haviam sim tentado antes essa solução em outros Jettas TSI 2.0 Highline iguais a esse nosso que haviam apresentado esse mesmo problema mas que essa tentativa foi em vão pq não resolveu absolutamente nada.

E o motivo citado por eles é que uma vez carbonizado esse coletor de admissão, que ele pifava mais 2 outros sensores ligados a ele e que com isso eles entram em curto circuito o que faz disparar a luz amarela da injeção no painel dele causando o aparecimento daqueles 2 citados códigos de falhas.

E assim, me informaram que infelizmente a solução definitiva para esse problema era mesmo de se substituir todo esse coletor de admissão completo incluindo tbm esses 2 sensores e pronto, estaria assim resolvida mais essa falha.

E lembro-me muito bem naquela época de ter comprado essa peça completa e novinha original VW.

Moral dessa história é que esse nosso pioneiro Jetta TSI rodou perfeito desde aqueles 48 mil kms até agora a pouco quando ele já está com 101200 kms rodados e começou ha poucos dias atrás novamente essa mesma bagunça toda da luz amarela da injeção acesa no seu painel e já desconfiado, espetei logo o meu scanner nele e adivinhem só o que ocorreu ...

Não deu outra se não aquele tal do mesmo e detestável código de falha P-2014 o que significava aquela mesma necessidade de se trocar novamente o coletor de admissão completo que a essas alturas já deveria estar totalmente carbonizado internamente !

E sendo assim, já pedi de novo essa peça original completa lá nessa revenda VW e a facada dessa vez foi de 2.500,00 e ainda vamos somar a esse valor mais o valor da mão de obra para a troca dessa bendita peça.

Além do que a realidade é que agora já não tenho outra alternativa se não conserta-lo novamente e deixa-lo perfeito como ele sempre rodou.

E acredito que só com essa ocorrência em dobro vcs já devem estar sabendo ou imaginam do porque eu não me atreveria NUNCA MAIS em comprar um outro Jetta novo desses que agora já seria dessa nova versão e modelo GLI mas porque ele continua a ter um motor 2.0 turbo porém somente a gasolina.

Então e devido a isso, para mim ele não serve mais e assim , escolhi e me decidi dessa vez e com toda a certeza , pela compra dessa nossa nova BMW 320i flex e estou de fato surpreendido com ela e vamos ver se ela tbm vai apresentar esses mesmos problemas apresentados por esse nosso super bem cuidado Jetta TSI apesar de que por essa nossa 320i ser flexfuel, ela felizmente que só é abastecida propositalmente com o nobre etanol e não com esses lixos ordinários de gasolina nacionais.

MensagemEnviado: 15 Out 2025 21:22 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E falando da manutenção corretiva do nosso amado Jetta TSI 2013 , foi detectado pela oficina autorizada VW da nossa cidade que além da necessidade de substituição do coletor de admissão completo devido a carbonização, que tbm foi detectada uma falha na válvula PCV desse Jetta.

Provavelmente houve alguma falha na vedação da membrana dessa válvula cuja função é a de separador de oleo, ou seja, todos os restos de combustível misturados com o oleo lubrificante e evaporados do seu cárter passam por ela antes de serem direcionados para o seu coletor de admissão para serem requeimados no seu motor.

E essa válvula separa o oleo desses gases enviando-o de volta ao cárter enquanto que o vapor desse oleo com restos de vapores de combustível misturados nele são em seguida direcionados para o seu coletor de admissão para serem requeimados nas suas câmaras de combustão.

Ainda não sabemos qual será o total dessa considerável despesa somando-se a mão de obra para serem corrigidos todos esses problemas desse nosso sedan, mas só essas duas peças que são esse coletor de admissão completo e mais essa válvula do PCV originais da VW somaram exatos 3.500,00 !

E relembrando que essa já é a 2ª vez até agora que ambas essas peças são trocadas por outras absolutamente originais da VW.

Percebemos tbm um pequeno vazamento do líquido de arrefecimento do motor que pode ser desde alguma falha em uma junta ou em alguma mangueira ou mesmo em uma vedação no sistema de arrefecimento ou até algum vazamento na própria bomba d'água desse Jetta que até já tem mostrado muitos casos de substituições dessa bomba d'água em Jettas TSI dessa 6ª geração e com muitos anos de utilização como é esse o caso desse nosso Jetta TSI agora que ele tem um pouco mais de 12 anos que ele foi comprado zero KM e depois de ter rodado 101200 kms rodados.

Obs : E sempre tivemos o cuidado de nunca deixar que adicionassem até agora, eventuais águas torneirais no reservatório do radiador dele, justamente para não contaminar o aditivo original desse sistema, portanto a causa de alguma eventual falha nessa bomba d'água só pode ser motivada por algum defeito crônico de projeto ou por alguma fadiga de material dela e portanto, ambos são erros imperdoáveis da matriz da VW alemã.

Além do fato de que esse Jetta sempre foi muitíssimo bem cuidado na sua manutenção preventiva desde que ele era zero KM , então eu considero que essas falhas são por 2 motivos bem prováveis que seriam causadas devido a essa péssima qualidade das gasolinas nacionais ou porque o projeto desse Jetta TSI dessa geração teve falhas de fábrica que estão aparecendo somente agora depois de muitos anos de utilização desse veículo.

Então , na minha opinião faltou sim e de fato, uma maior confiabilidade por parte da engenharia da dona VW da Alemanha quanto ao projeto desse Jetta TSI dessa 6ª geração.

E assim, depois de finalizada mais essa manutenção corretiva desse nosso sedan esportivo, retorno aqui para comentar mais algum outro detalhe importante sobre a conclusão desse assunto.

Mas vcs podem até apostar que diante de toda essa situação, que eu nunca mais compro um outro veículo turbo somente a gasolina e essa é uma promessa pessoal.

Apesar de que tenho meus 2 irmãos e que um deles comprou recentemente o seu novo Jeep Commander 2.0 turbo a gasolina zero KM além do seu novo Creta 1.6 TGDI tbm só a gasolina e zero KM, enquanto que meu irmão caçula fez a opção em comprar a sua nova pick up Ford Maverick híbrida 2.5 a gasolina e tbm zero KM e estou acompanhando de perto todo o histórico desses 3 veículos de 3 marcas e mecânicas bem diferentes e que estão sendo bem mantidos e abastecidos cuidadosamente só com a gasolina aditivada da Shell e ainda aditivada com um frasco de aditivo em cada tanque abastecido.

Além de eu tbm já estar misturando esses atuais 36% de etanol hidratado na gasolina abastecida nesse nosso Jetta e de sempre adicionar um frasco de aditivo flex em cada tanque abastecido, justamente para tentar melhorar um pouco mais essa sempre péssima qualidade dessas nossas gasolinas.

E aqui se justifica plenamente o fato de eu ter optado com toda a certeza em comprar essa nossa atual BMW 320i flex e nunca esses tais desses atuais Jettas GLI, ou mesmo esses novos Audi A5 ou ainda esse novo Golf GTI já que todos esses veículos tem motores 2.0 turbo mas somente a gasolina e diga-se de passagem, esse nosso 320i flex atual não deixa absolutamente nada a dever a todos esses 3 veículos premium aqui citados e que ainda pode ser abastecido com tranquilidade pelo nosso nobre etanol hidratado.

E coitada dessa dona Petrobrás se ela espera que eu compre e abasteça um desses veículos esportivos aqui citados com essa sua rara e sempre cara gasolina podium ... prefiro 1 milhão de vezes abastecer sempre com o nosso nobre e ainda desprezado etanol hidratado , porque ele é sempre um combustível infinitamente superior a quaisquer uma dessas gasolinas, fato esse garantido e já amplamente comprovado e assim, nem mesmo discussão alguma cabe mais aqui nesse assunto.

MensagemEnviado: 19 Out 2025 22:48 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E falando sobre os Jettas TSI, tenho um fato bem recente para adicionar aqui nesse tópico :

Um conhecido nosso daqui dessa cidade mas que já mora há algum tempo na capital Belo Horizonte , esteve visitando os seus familiares nesse final de semana e encontramos com ele aqui conduzindo o seu Jetta GLI.

Ele nos contou que comprou aquele Jetta GLI 2019 lá em Belo Horizonte porque ele se mostrava muito conservado e já com quase 70 mil kms rodados e assim, ele resolveu instalar nele alguns interessantes upgrades de performance lá mesmo na capital mineira.

Fez o stage 2 com um remap específico para o E-63 que seria para ele abastecer com uma mistura de 50% de gasolina e + 50% de etanol.

Além disso, ele tbm trocou a turbina original completa desse Jetta por uma outra turbina completa mas um pouco maior e conseguiu assim num ensaio em dinamômetro, quase 350 cvs nas rodas.

E para completar esse conjunto de upgrades de performance, ele tbm pediu para fazerem o remap do seu câmbio DSG.

Percebi ainda que o motor desse Jetta estava funcionando bem liso , mas o que mais me chamou a atenção foram as suas duas ponteiras ovais dos seus canos de escape que estavam bem limpas e mostrando uma coloração amarronzada o que significa que a combustão desse motor estava perfeita e bem completa e ainda , totalmente livre de sinais daquelas sempre nocivas carbonizações.

Comentei com ele que todo o mérito desse excelente resultado apresentado por esse motor desse seu Jetta GLI não poderia ser outro se não devido ao etanol ao que ele concordou comigo de imediato , justificando para nós que era justamente aquele o motivo que o levou a optar por esse remap específico para ele assim abastecer sempre com essa mistura de gasolina e etanol meio a meio.

Obs : Ele ainda nos informou que para ele fazer esse remap específico para essa mistura de 50% de etanol com + 50% de gasolina que não foi necessário modificar e nem trocar nenhuma peça mecânica desse Jetta.

Mas lembrando aqui que o sistema de injeção e de alimentação originais dessa nova geração de Jettas GLI 2019 em diante tem uma leve maior capacidade de alimentar esse motor 2.0 turbo dele do que ocorria com a geração anterior do nosso atual Jetta TSI e que por isso mesmo, foi possível fazer essa transformação com sucesso e ainda mantendo todo o sistema de injeção e de alimentação desse Jetta absolutamente originais de fábrica.

MensagemEnviado: 30 Out 2025 13:59 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E depois de receber as 3 peças a serem substituídas do nosso pioneiro Jetta TSI 2013 , ontem mesmo ele foi para a oficina autorizada da revenda VW local onde já conhecemos toda a equipe técnica.

E no finalzinho da tarde , esse sedan ficou pronto !

Foram trocados o coletor de admissão completo que já estava bem carbonizado assim como a válvula do sistema de respiro do cárter chamada de PCV e tbm a bomba d'água que já permitia um leve vazamento do aditivo do arrefecimento atravez de uma pequena trinca no corpo dela.

E como esse veículo já ficou pronto no final de expediente da oficina, não houve um tempo hábil o suficiente para o mecânico que fez essa substituição, de fazer o teste de rua nele.

Mas no percurso dessa revenda VW até a nossa casa que são de uns 6 kms, eu mesmo percebi que a temperatura do oleo do motor subia um pouco mais rápido do que o normal nessa situação mais leve e tranquila de utilização desse veículo ...

E quando entrei na nossa garagem já em casa, percebi ainda mais surpreso que a ventoinha elétrica do radiador estava acionada numa situação totalmente incomum e atípica para um trajeto tão curto desses ...

Porém mais tarde dessa mesma noite , resolvi dar uma nova volta mais atento e observando com mais calma e com o nosso scanner já espetado na tomada OBD2 para assim monitorar melhor as temperaturas tanto do oleo e tbm do líquido de arrefecimento do motor já que nesses longos 12 anos que estamos com esse Jetta , já temos o devido conhecimento de todos esses valores de funcionamento do motor dele, naturalmente !!!

E a ingrata surpresa logo deu às caras, com o nosso scanner mostrando a temperatura do líquido subindo anormal e atingindo a exagerados 101 graus cent. sendo que NUNCA antes isso tinha acontecido e tbm porque essa temperatura desse líquido de arrefecimento SEMPRE ficou ao redor dos 80 graus cent. até durante as muitas viagens já realizadas com esse jetta.

E tbm observei não menos surpreso que o marcador da temperatura desse líquido que sempre permaneceu com o seu ponteiro imóvel no centro da escala e marcando exatos 90 graus cent. , que ele começou a passar desse ponto indo até a marcação dos 100 graus cent. e voltava levemente ficando oscilando mas acima da marcação dos 90 graus , de onde concluí que estava nítido que alguma coisa não estava nada normal alí com esse sistema como ele era antes ... e assim, seria mais do que óbvio que eu não iria aceitar nunca essa estranha e anormal situação de funcionamento desse nosso jetta.

E como o nível desse líquido de arrefecimento no reservatório estava correto, matei logo a charada para justificar a ocorrência dessa irregularidade.

Com certeza que essa nova bomba d'água chegou sim de fato do seu distribuidor com a sua válvula termostática já parcialmente presa o que fazia todo esse sistema de arrefecimento funcionar com uns 15 graus até uns 20 graus acima da temperatura considerada normal de trabalho para o sistema desse Jetta que sempre funciona com esse líquido ao redor de 80 graus indo aos 85 graus no máximo.

Ou seja, essa válvula termostática dessa bomba nova mostrava que ela não estava abrindo totalmente a passagem desse líquido de arrefecimento o que causava esse aumento anormal da temperatura de funcionamento desse motor conforme eu mesmo percebi nesse rápido e curto test drive que fiz com esse jetta.

Pior ainda é que esse motor dele é um 2.0 turbo a gasolina que jamais daria certo ficar funcionando em temperaturas bem mais elevadas do que o normal para esse motor.

no mínimo de desvantagem dessa indesejada situação seria haver a real ocorrência de alguma perigosa pre-ignição ou detonação, o que é perfeitamente possível em se tratando de um motor turbo, a gasolina e ainda com o upgrade de stage 2 , que aumenta um pouco mais a sua pressão normal do turbo além da pressão original.

E assim, finalizei logo essa volta de testes já bem preocupado e retornei para casa e novamente, ao entrar na garagem percebi claramente a ventoinha do radiador que estava armada e funcionando numa situação totalmente atípica para esse tipo de utilização normal e leve desse veículo naquele momento, ou seja, esse termostato demonstrou que não estava permitindo a livre passagem desse liquido por todo o motor o que estava ocasionando justamente esse aquecimento anormal dessa temperatura que se mostrava bem mais elevada do que o normal e que essa até era a causa que fazia disparar bem mais cedo essa ventoinha elétríca do radiador.

E agora pela manhã, retornei a oficina dessa revenda VW para relatar esse episódio.

Mas logo o mecânico nosso amigo depois de ouvir o meu relato tbm concluiu a mesma situação, ou seja, de que eu recebi de fato essa bomba d'água da marca Pierburg com o seu termostato defeituoso de fábrica.

E com isso , surgem 2 novas possibilidades que ainda vamos estudar com mais calma para decidirmos depois qual será a solução mais eficaz para resolver de vez esse caso:

Ou tiramos a válvula termostática original da bomba d'água original velha e trincada que está perfeita e novinha porque esse veículo nunca viu nem o menor vestígio de águas torneirais nesse sistema desde zero km até agora e a substituímos com esse termostato atual mas defeituoso de fábrica.

Ou enviamos essa nova bomba d'água completa de volta ao seu revendedor para ela ser devidamente substituída por uma outra igual.

Mas estou acreditando que até já iremos decidir logo, eu em comum acôrdo com esse mecânico e tbm com o seu chefe dessa oficina VW de fazermos o seguinte :

Vamos optar pelo mais seguro que é utilizar essa válvula termostática original importada da bomba d'água antiga para instalar nessa nova bomba atual do que arriscar esperar pela vinda de uma outra nova bomba que tbm não teremos certeza e muito menos garantia nenhuma de que o seu termostato vai funcionar de fato 100% perfeito como esse termostato antigo e original de fábrica que já comprovou que SEMPRE funcionou assim perfeito nesses longos 12 anos que já estamos com esse Jetta.

Lembrando aqui que as válvulas termostáticas dos sistemas de arrefecimento automotivos são peças metálicas como é esse o caso desse termostato original desse Jetta TSI contendo mercúrio dentro delas semelhante ao que ocorre com os termômetros que mostram a temperatura ambiente e com misso, eles são capazes de funcionar por um vida toda sem apresentar problemas e nem falhas.

Em alguns casos ela fica instalada separada da bomba d'água dos veículos mas nesse caso do motor desse Jetta TSI, ela já fica instalada dentro dessa bomba.

Só lamentamos ter perdido a mão de obra da desmontagem dessa bomba d'água original o que não é nada justo mas que terá que ser repetida mas existe um ditado popular muito sábio que diz :

Quem entra na chuva é para se molhar mesmo e não tem um outro jeito de se evitar isso !!!

E logo depois dessa nova substituição, retornaremos aqui nesse tópico para atualizar as novidades sobre esse caso.

Mas o bom e mais interessante da mecânica automotiva para quem gosta dela é que ela sempre foi assim por uma vida toda, ou seja , sempre estamos aprendendo a cada dia com cada uma dessas experiencias e com essas novas situações.

Obs : Só para citar aqui que a dona VW do Brasil não tem para venda ao público essa bomba d'água original completa para os Jettas TSI dessa versão de 211 cvs , pelo menos nas várias pesquisas que eu fiz na net , não encontrei.

Criar novo tópico Responder  [ 145 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15

Todos os horários são GMT - 3 horas