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 Título: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 29 Jan 2022 19:55 
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Boa tarde amigos,
Fazem uns 2 meses em que completei a água do reservatório sobressalente do arrefecimento do HB20.
Eu deixei um pouco a cima do nível MAX, hoje está na metade entre o MAX e MIN.
Sempre tive veículos com o reservatório selado, então gostaria de saber se está normal isso no HB20 de "abaixar" a água do reservatório externo, ou se deveria mandar checar.
Não vejo vazamentos no veículo.


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 29 Jan 2022 21:24 
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biel780 escreveu:
Boa tarde amigos,
Fazem uns 2 meses em que completei a água do reservatório sobressalente do arrefecimento do HB20.
Eu deixei um pouco a cima do nível MAX, hoje está na metade entre o MAX e MIN.
Sempre tive veículos com o reservatório selado, então gostaria de saber se está normal isso no HB20 de "abaixar" a água do reservatório externo, ou se deveria mandar checar.
Não vejo vazamentos no veículo.


eu mandaria olhar viu, nem q fosse pra desencargo. O meu chegou a ficar um pouco menos do meio da marca entre min e maximo, mas levou o periodo de 1 ano (quando percebi, estava proximo de fazer revisão.

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 30 Jan 2022 00:21 
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OSilva escreveu:
biel780 escreveu:
Boa tarde amigos,
Fazem uns 2 meses em que completei a água do reservatório sobressalente do arrefecimento do HB20.
Eu deixei um pouco a cima do nível MAX, hoje está na metade entre o MAX e MIN.
Sempre tive veículos com o reservatório selado, então gostaria de saber se está normal isso no HB20 de "abaixar" a água do reservatório externo, ou se deveria mandar checar.
Não vejo vazamentos no veículo.


eu mandaria olhar viu, nem q fosse pra desencargo. O meu chegou a ficar um pouco menos do meio da marca entre min e maximo, mas levou o periodo de 1 ano (quando percebi, estava proximo de fazer revisão.

Obrigado Silva, na revisão que fiz em Julho a CCS disse estar OK, mas vai que não checaram isso. Vou pedir para eles darem uma olhada.
Eles tiveram de trocar o meu condensador neste mês, será que tiveram de tirar o heater core na desmontagem tbm? Se sim pode ser isso que abaixou


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 30 Jan 2022 00:54 
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Nesse sistema de radiador com reservatório de líquido que não é selado é normal baixar um pouco o nível, devido a evaporação que ocorre por não ser ainda um sistema selado onde de fato, não há perdas de líquido de arrefecimento por evaporação.

Obs: Vejam vcs que não foi por um acaso que na nova linha HB20 2020 com o motor 1.0 turbo flex a Hyundai do Brasil adotou o novo e mais eficaz sistema selado para o líquido do radiador, exatamente pq com ele não existem as perdas de líquido por evaporação como ocorre com frequência não só na linha HB20 mas tbm na linha Creta.

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 30 Jan 2022 01:33 
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ianisgreek escreveu:
Nesse sistema de radiador com reservatório de líquido que não é selado é normal baixar um pouco o nível, devido a evaporação que ocorre por não ser ainda um sistema selado onde de fato, não há perdas de líquido de arrefecimento por evaporação.

Obs: Vejam vcs que não foi por um acaso que na nova linha HB20 2020 com o motor 1.0 turbo flex a Hyundai do Brasil adotou o novo e mais eficaz sistema selado para o líquido do radiador, exatamente pq com ele não existem as perdas de líquido por evaporação como ocorre com frequência não só na linha HB20 mas tbm na linha Creta.

Uma pena isso, adoraria saber se deve haver uma maneira de colocar o novo sistema no HB20 antigo.
Penso que talvez com o reservatórios e mangueiras possa dar para tentar. Mas deve ser um pesadelo que não vale a pena.


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 30 Jan 2022 16:23 
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Então Biel. a boa noticia é que até que não é assim tão complicado para instalar um novo reservatório selado em sistemas antigos.

Inclusive nos opalas mais antigos como esse nosso atual, eles tbm vinham de fábrica com um sistema antigo de reservatório igual ao dos HB20 e eu instalei nele um novo reservatório da linha VW AP e confesso que ficou sim um show de bola.

Melhorou sim a refrigeração do opalão e ainda, nunca mais foi preciso ficar repondo o nível do líquido de refrigeração.

Obs : A dica técnica mais importante ao se adaptar um novo reservatório selado em sistemas antigos é posicionar esse novo reservatório em uma nova localização que fique em um nível um pouco acima da parte superior do radiador do veículo pq isso é exatamente para haver uma eficaz recirculação de todo o líquido de refrigeração que sempre estará saindo do radiador até esse novo reservatório de expansão e retornando novamente.

Já no sistema antigo igual a esse dos HB20, o reservatório não tem essa função de ficar recirculando todo o líquido do arrefecimento mas ele somente tem a função de coletar o excesso quando o líquido expande dentro do radiador com o calor e o de devolver esse mesmo excesso ao radiador quando esse líquido esfria novamente contraindo e diminuindo o seu volume total e assim o sistema se mantém sempre cheio não importa a temperatura desse líquido.

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 30 Jan 2022 16:56 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel. a boa noticia é que até que não é assim tão complicado para instalar um novo reservatório selado em sistemas antigos.

Inclusive nos opalas mais antigos como esse nosso atual, eles tbm vinham de fábrica com um sistema antigo de reservatório igual ao dos HB20 e eu instalei nele um novo reservatório da linha VW AP e confesso que ficou sim um show de bola.

Melhorou sim a refrigeração do opalão e ainda, nunca mais foi preciso ficar repondo o nível do líquido de refrigeração.

Obs : A dica técnica mais importante ao se adaptar um novo reservatório selado em sistemas antigos é posicionar esse novo reservatório em uma nova localização que fique em um nível um pouco acima da parte superior do radiador do veículo pq isso é exatamente para haver uma eficaz recirculação de todo o líquido de refrigeração que sempre estará saindo do radiador até esse novo reservatório de expansão e retornando novamente.

Já no sistema antigo igual a esse dos HB20, o reservatório não tem essa função de ficar recirculando todo o líquido do arrefecimento mas ele somente tem a função de coletar o excesso quando o líquido expande dentro do radiador com o calor e o de devolver esse mesmo excesso ao radiador quando esse líquido esfria novamente contraindo e diminuindo o seu volume total e assim o sistema se mantém sempre cheio não importa a temperatura desse líquido.

Você sabe se ele recolhe pela mesma mangueira em que expele?
Vou estudar as mangueiras que deveria usar para fazer a conversão.
Preciso de um bom mecânico também, coisa que admito que não tenho


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 31 Jan 2022 11:35 
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Então Biel, essa pequena conversão de reservatórios é tão simples que qq pessoa com um mínimo de conhecimento consegue fazer com facilidade.

O mais importante é conseguir um local onde será fixado o novo reservatório e repetindo, ele sempre deverá estar localizado mais alto do que a parte superior do radiador do veículo.

Uma dica bem útil para vc se basear seria dar uma boa olhada no compartimento do motor de qq novo HB20 2020 TGDI 1.0 flex e nele já existe esse novo sistema, observe como ele funciona e vc terá assim, um maior entendimento para fazer o mesmo no seu veículo.

O reservatório novo é servido por duas mangueiras principais lembrando tbm que ele tem uma tampa de alta pressão que mantém todo o sistema pressurizado.

Uma mangueira de maior diâmetro que geralmente está localizada na parte de baixo desse reservatório e uma outra mais fina que entra quase lá em cima pouco abaixo do bocal de enchimento desse reservatório.

E o líquido de refrigeração fica sempre circulando indefinidamente por essas duas mangueiras e sempre é mantido o seu nível correto, não importa a temperatura desse líquido.

Tudo muito simples e amplamente funcional mas que é sem dúvidas um sistema bem mais evoluído do que esse anterior que atualmente existe na linha HB20 até 2019.

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 31 Jan 2022 14:55 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, essa pequena conversão de reservatórios é tão simples que qq pessoa com um mínimo de conhecimento consegue fazer com facilidade.

O mais importante é conseguir um local onde será fixado o novo reservatório e repetindo, ele sempre deverá estar localizado mais alto do que a parte superior do radiador do veículo.

Uma dica bem útil para vc se basear seria dar uma boa olhada no compartimento do motor de qq novo HB20 2020 TGDI 1.0 flex e nele já existe esse novo sistema, observe como ele funciona e vc terá assim, um maior entendimento para fazer o mesmo no seu veículo...



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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 31 Jan 2022 19:34 
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OSilva escreveu:
ianisgreek escreveu:
Então Biel, essa pequena conversão de reservatórios é tão simples que qq pessoa com um mínimo de conhecimento consegue fazer com facilidade.

O mais importante é conseguir um local onde será fixado o novo reservatório e repetindo, ele sempre deverá estar localizado mais alto do que a parte superior do radiador do veículo.

Uma dica bem útil para vc se basear seria dar uma boa olhada no compartimento do motor de qq novo HB20 2020 TGDI 1.0 flex e nele já existe esse novo sistema, observe como ele funciona e vc terá assim, um maior entendimento para fazer o mesmo no seu veículo...



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ianisgreek escreveu:
Então Biel, essa pequena conversão de reservatórios é tão simples que qq pessoa com um mínimo de conhecimento consegue fazer com facilidade.

O mais importante é conseguir um local onde será fixado o novo reservatório e repetindo, ele sempre deverá estar localizado mais alto do que a parte superior do radiador do veículo.

Uma dica bem útil para vc se basear seria dar uma boa olhada no compartimento do motor de qq novo HB20 2020 TGDI 1.0 flex e nele já existe esse novo sistema, observe como ele funciona e vc terá assim, um maior entendimento para fazer o mesmo no seu veículo.

O reservatório novo é servido por duas mangueiras principais lembrando tbm que ele tem uma tampa de alta pressão que mantém todo o sistema pressurizado.

Uma mangueira de maior diâmetro que geralmente está localizada na parte de baixo desse reservatório e uma outra mais fina que entra quase lá em cima pouco abaixo do bocal de enchimento desse reservatório.

E o líquido de refrigeração fica sempre circulando indefinidamente por essas duas mangueiras e sempre é mantido o seu nível correto, não importa a temperatura desse líquido.

Tudo muito simples e amplamente funcional mas que é sem dúvidas um sistema bem mais evoluído do que esse anterior que atualmente existe na linha HB20 até 2019.



Obrigado Silva e Ian, eu tinha visto já o reservatório de um TDI do Creta a 2 semanas atrás na CCS justamente pensando nisso.
Preciso medir se ele cabe ao lado do reservatório da direção hidráulica, onde ficava o de partida a frio dos pré 2016.
Eu realmente até o fim do ano quero dar continuidade nisso, esse sistema é muito mais confiável.


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