|
E depois de receber as 3 peças a serem substituídas do nosso pioneiro Jetta TSI 2013 , ontem mesmo ele foi para a oficina autorizada da revenda VW local onde já conhecemos toda a equipe técnica.
E no finalzinho da tarde , esse sedan ficou pronto !
Foram trocados o coletor de admissão completo que já estava bem carbonizado assim como a válvula do sistema de respiro do cárter chamada de PCV e tbm a bomba d'água que já permitia um leve vazamento do aditivo do arrefecimento atravez de uma pequena trinca no corpo dela.
E como esse veículo já ficou pronto no final de expediente da oficina, não houve um tempo hábil o suficiente para o mecânico que fez essa substituição, de fazer o teste de rua nele.
Mas no percurso dessa revenda VW até a nossa casa que são de uns 6 kms, eu mesmo percebi que a temperatura do oleo do motor subia um pouco mais rápido do que o normal nessa situação mais leve e tranquila de utilização desse veículo ...
E quando entrei na nossa garagem já em casa, percebi ainda mais surpreso que a ventoinha elétrica do radiador estava acionada numa situação totalmente incomum e atípica para um trajeto tão curto desses ...
Porém mais tarde dessa mesma noite , resolvi dar uma nova volta mais atento e observando com mais calma e com o nosso scanner já espetado na tomada OBD2 para assim monitorar melhor as temperaturas tanto do oleo e tbm do líquido de arrefecimento do motor já que nesses longos 12 anos que estamos com esse Jetta , já temos o devido conhecimento de todos esses valores de funcionamento do motor dele, naturalmente !!!
E a ingrata surpresa logo deu às caras, com o nosso scanner mostrando a temperatura do líquido subindo anormal e atingindo a exagerados 101 graus cent. sendo que NUNCA antes isso tinha acontecido e tbm porque essa temperatura desse líquido de arrefecimento SEMPRE ficou ao redor dos 80 graus cent. até durante as muitas viagens já realizadas com esse jetta.
E tbm observei não menos surpreso que o marcador da temperatura desse líquido que sempre permaneceu com o seu ponteiro imóvel no centro da escala e marcando exatos 90 graus cent. , que ele começou a passar desse ponto indo até a marcação dos 100 graus cent. e voltava levemente ficando oscilando mas acima da marcação dos 90 graus , de onde concluí que estava nítido que alguma coisa não estava nada normal alí com esse sistema como ele era antes ... e assim, seria mais do que óbvio que eu não iria aceitar nunca essa estranha e anormal situação de funcionamento desse nosso jetta.
E como o nível desse líquido de arrefecimento no reservatório estava correto, matei logo a charada para justificar a ocorrência dessa irregularidade.
Com certeza que essa nova bomba d'água chegou sim de fato do seu distribuidor com a sua válvula termostática já parcialmente presa o que fazia todo esse sistema de arrefecimento funcionar com uns 15 graus até uns 20 graus acima da temperatura considerada normal de trabalho para o sistema desse Jetta que sempre funciona com esse líquido ao redor de 80 graus indo aos 85 graus no máximo.
Ou seja, essa válvula termostática dessa bomba nova mostrava que ela não estava abrindo totalmente a passagem desse líquido de arrefecimento o que causava esse aumento anormal da temperatura de funcionamento desse motor conforme eu mesmo percebi nesse rápido e curto test drive que fiz com esse jetta.
Pior ainda é que esse motor dele é um 2.0 turbo a gasolina que jamais daria certo ficar funcionando em temperaturas bem mais elevadas do que o normal para esse motor.
no mínimo de desvantagem dessa indesejada situação seria haver a real ocorrência de alguma perigosa pre-ignição ou detonação, o que é perfeitamente possível em se tratando de um motor turbo, a gasolina e ainda com o upgrade de stage 2 , que aumenta um pouco mais a sua pressão normal do turbo além da pressão original.
E assim, finalizei logo essa volta de testes já bem preocupado e retornei para casa e novamente, ao entrar na garagem percebi claramente a ventoinha do radiador que estava armada e funcionando numa situação totalmente atípica para esse tipo de utilização normal e leve desse veículo naquele momento, ou seja, esse termostato demonstrou que não estava permitindo a livre passagem desse liquido por todo o motor o que estava ocasionando justamente esse aquecimento anormal dessa temperatura que se mostrava bem mais elevada do que o normal e que essa até era a causa que fazia disparar bem mais cedo essa ventoinha elétríca do radiador.
E agora pela manhã, retornei a oficina dessa revenda VW para relatar esse episódio.
Mas logo o mecânico nosso amigo depois de ouvir o meu relato tbm concluiu a mesma situação, ou seja, de que eu recebi de fato essa bomba d'água da marca Pierburg com o seu termostato defeituoso de fábrica.
E com isso , surgem 2 novas possibilidades que ainda vamos estudar com mais calma para decidirmos depois qual será a solução mais eficaz para resolver de vez esse caso:
Ou tiramos a válvula termostática original da bomba d'água original velha e trincada que está perfeita e novinha porque esse veículo nunca viu nem o menor vestígio de águas torneirais nesse sistema desde zero km até agora e a substituímos com esse termostato atual mas defeituoso de fábrica.
Ou enviamos essa nova bomba d'água completa de volta ao seu revendedor para ela ser devidamente substituída por uma outra igual.
Mas estou acreditando que até já iremos decidir logo, eu em comum acôrdo com esse mecânico e tbm com o seu chefe dessa oficina VW de fazermos o seguinte :
Vamos optar pelo mais seguro que é utilizar essa válvula termostática original importada da bomba d'água antiga para instalar nessa nova bomba atual do que arriscar esperar pela vinda de uma outra nova bomba que tbm não teremos certeza e muito menos garantia nenhuma de que o seu termostato vai funcionar de fato 100% perfeito como esse termostato antigo e original de fábrica que já comprovou que SEMPRE funcionou assim perfeito nesses longos 12 anos que já estamos com esse Jetta.
Lembrando aqui que as válvulas termostáticas dos sistemas de arrefecimento automotivos são peças metálicas como é esse o caso desse termostato original desse Jetta TSI contendo mercúrio dentro delas semelhante ao que ocorre com os termômetros que mostram a temperatura ambiente e com misso, eles são capazes de funcionar por um vida toda sem apresentar problemas e nem falhas.
Em alguns casos ela fica instalada separada da bomba d'água dos veículos mas nesse caso do motor desse Jetta TSI, ela já fica instalada dentro dessa bomba.
Só lamentamos ter perdido a mão de obra da desmontagem dessa bomba d'água original o que não é nada justo mas que terá que ser repetida mas existe um ditado popular muito sábio que diz :
Quem entra na chuva é para se molhar mesmo e não tem um outro jeito de se evitar isso !!!
E logo depois dessa nova substituição, retornaremos aqui nesse tópico para atualizar as novidades sobre esse caso.
Mas o bom e mais interessante da mecânica automotiva para quem gosta dela é que ela sempre foi assim por uma vida toda, ou seja , sempre estamos aprendendo a cada dia com cada uma dessas experiencias e com essas novas situações.
Obs : Só para citar aqui que a dona VW do Brasil não tem para venda ao público essa bomba d'água original completa para os Jettas TSI dessa versão de 211 cvs , pelo menos nas várias pesquisas que eu fiz na net , não encontrei.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|