| E atualizando esse tópico com uma citação sobre o consumo médio do motor Gamma 1.6 da linha HB20 !
 Esses dias atrás, utilizei somente o nosso atual HB20 1.6 2013 com o seu câmbio manual pelo transito urbano mais leve da nossa cidade.
 
 E como ele tbm é sempre abastecido com a mesma mistura dos 85% de etanol + 15% de gasolina que abastecemos tanto o nosso Creta 2.0 , o nosso Citroen Cactus 1.6 turbo flex e tbm a nossa BMW 320i turbo flex , deu para fazer um comparativo apenas aproximado de consumo médio desse HB20 1.6 comparado com o consumo médio desse nosso C4 Cactus 1.6 rodando em igualdade de condições e somente no transito urbano leve.
 
 E o motor Gamma 1.6 desse nosso HB20 ganhou nesse comparativo, mostrando um consumo médio de 9,3 kms/l contra 8,6 kms/l do nosso C4 Cactus 1.6 turbo.
 
 Lembrando que os sistemas de ar cond. ficaram desligados em ambos esses veículos.
 
 E só explicando aqui as diferenças técnicas básicas entre esses 2 modelos, o HB20 1.6 tem um motor 1.6 flex mais antigo , aspirado, com injeção multiponto tradicional mas tem a seu favor uma maior taxa de compressão de 12 : 1 o que vai favorecer sempre e um pouco mais o seu consumo médio.
 
 Esse HB20 tbm pesa uns 200 kgs a menos do que esse C4 Cactus 1.6 turbo, o que tbm vai fazer essa diferença a favor do HB20.
 
 E finalmente, o câmbio manual desse HB20 tbm vai proporcionar se bem operado , um leve menor consumo médio se comparado ao câmbio automático japonês Aisin de 6 marchas com conversor de torque desse nosso C4 Cactus.
 
 E o motor 1.6 turbo flex desse C4 Cactus , apesar dele já ser da mais recente geração, com uma injeção direta bem mais evoluída do que a injeção multiponto mais antiga do motor Gamma 1.6 flex do HB20 , com comandos variáveis tanto na admissão e tbm no escape, contra o comando variável apenas na admissão do motor Gamma 1.6 e apesar desse motor turbo tbm ter uma taxa de compressão bem menor de 10,2 : 1 se comparada com a taxa de compressão desse motor Gamma 1.6 tbm vai favorecer essa vitória em consumo desse HB20 1.6 c/ câmbio manual , depois de somadas todas essas vantagens e desvantagens de cada um desses veículos.
 
 Ate o sistema de direção é diferente entre esses 2 veículos sendo hidráulica nesse HB20 e elétrica nesse C4 Cactus.
 
 Obs : É mais do que lógico que nunca poderemos comparar o desempenho oferecido por esse C4 Cactus 1.6 turbo flex automático com o que pode oferecer esse nosso pacato HB20 1.6 com o seu câmbio manual, afinal , nada a ver um veículo comparado com o outro, já que eles são de categorias bem diferentes , mas achei que valeu sim à pena fazer esse breve comparativo apenas do consumo médio entre eles, somente devido ao fato deles terem motores 1.6 flex.
 _________________
 BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
 
 Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
 
 Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
 
 Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
 
 HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
 
 Opala coupé 1982 - 6 cil.
 
 
 |